Como em toda família ou sociedade, estamos propensos a cometer erros. Não é só de acertos e harmonia que vivem os terreiros de Umbanda, existem erros que são praticados por alguns Dirigentes e Médiuns. Sob um olhar crítico, resolvemos relacionar os mais comuns e esperamos que os que lerem esse tópico concordem conosco. Esses erros tendem a gerar uma vibração negativa, vindo a desestabilizar o foco de equilíbrio:
- Dar guarida a fofoca e comentários malediscentes. Lembre-se que o ciúme é um dos maiores venenos que a pessoa pode ter;
- Uso indevido de determinados elementos em determinados rituais e/ou uso de elementos estranhos ao ritual do culto;
- Exploração financeira contra filhos da casa e/ou freqüentadores. A Umbanda não cobra qualquer incentivo financeiro ou material sobre seus trabalhos. Na Umbanda não se pratica a Lei de Salva, ou seja, não se paga por qualquer tipo de trabalho espiritual que venha a ser realizado;
- Mau cumprimento dos preceitos pelos membros da casa;
- Conduta imprópria ou desrespeitosa de membros da casa;
- Atividades não relacionadas ao culto dentro do mesmo ambiente da casa;
- Omissão de socorro, pouco caso ou deboche daqueles que ali buscam auxilio;
- Ciúmes pelo tratamento dado pelo dirigente da casa a um ou outro filho;
- Tratamento a um filho da casa de forma exagerada ou excessiva em quaisquer circunstâncias pelo dirigente da casa;
- Atenção dispensada de forma exagerada ao dirigente da casa ou aos outros integrantes do grupo;
- Falta de preparo dos filhos nos ritos da casa;
- Elevar um filho da casa para médium de passe, sem ele estar devidamente preparado;
- Deixar desavenças de ordem particular interferir nos trabalhos;
- Não dedicar pelo menos um trabalho ao mês, ao desenvolvimento dos filhos da casa;
- Não transmitir os ensinamentos adquiridos, não compartilhá-los com os demais;
- Agregar filhos apenas para fazer volume ou aumentar a contabilidade;
- Tratar de forma diferente os filhos ou freqüentadores da casa, pelo poder aquisitivo ou pela atenção por eles dispensada;
- Negar-se a auxiliar um filho da casa, quando o mesmo procura auxilio;
- Não respeitar a vida particular do dirigente da casa, levando a ele problemas fúteis, fora da casa;
- Confundir a liberdade dada;
- Confundir Umbanda com Nação Nagô, Gêge, Ketu, Batuque, Catimbó, Juremada, Candomblé, Umbanda traçada, Umbanda branca, Umbanda esotérica, etc, etc, etc... Erros absurdos podem advir deste tipo de confusão. Valha-se do conhecimento dos fundamentos da Umbanda para poder ensinar aos demais;
- Pensar que a entidade com a qual está trabalhando é sempre mais importante que as outras entidades que trabalham na casa;
- Animismo excessivo, o que é extremamente prejudicial ao médium e à casa;
- Aproveitar e interferir nas comunicações entre a entidade e o consulente, usando e aplicando seus próprios conceitos e exprimindo suas opiniões pessoais;
- Nunca tomar a frente da entidade com a qual está trabalhando. Nunca pense que está incorporado, mas sim, tenha certeza disso antes de começar a trabalhar.
- Demandar contra qualquer pessoa. Os filhos da casa devem ter consciência sobre a manipulação de energia. A Umbanda não utiliza sua magia para prejudicar quem quer que seja. A Lei Divina se encarrega para que todos tenham o que merecem;
- Usar sangue ou sacrifício animal em qualquer tipo de trabalho. A Umbanda não se utiliza destes elementos para seus trabalhos. Não é sacrificando um animal ou usando sangue que se alcança a graça divina, pois nós não temos o direito de tirar a vida de quem quer que seja.
- Mistificação. Abusar da credibilidade, enganar, iludir, burlar, lograr e ludibriar. MÍSTICO = misterioso ou espiritualmente alegórico ou figurado.
- Adornos - estes objetos são geralmente de metal e podem causar distúrbios, visto que o médium necessita ter seus plexos nervosos isentos de quaisquer percalços que possam coibi-los em algo. E, também porque, a regra do umbandista é a simplicidade, nada de exibições, de vaidade e aparência fúteis. Casa espiritual não é casa de modas.
- Roupas insinuantes. Deve-se ter consciência que ao adentrar o terreiro, você está adentrando uma casa santa, uma casa sagrada. Deve, então, livrar-se de pensamentos pecaminosos, contrários aos trabalhos espirituais. Roupas insinuantes são absolutamente negativas e dispensáveis aos trabalhos de qualquer casa espiritual. Não é mostrando o corpo ou a silhueta que o trabalho será bem desenvolvido, mas sim, completamente ao contrário.
Aos
médiuns iniciantes, não convém e é ato de pura irresponsabilidade
chamar as entidades com as quais se está trabalhando fora da casa de
trabalhos. Isto, além de irresponsável, pode ser extremamente perigoso,
pois os médiuns iniciantes ainda não conhecem as vibrações energéticas
das entidades e podem dar passagem a quiúmbas ou afins sem saber.
É
fato que os médiuns, ao se encontrarem nos dias de trabalho, direcionam
suas conversas, muitas vezes até inocentemente, a rumos antagônicos ao
desenvolvimento dos trabalhos da casa. É preciso que os médiuns tenham
consciência que a preparação para os trabalhos começam à 0:00 hora do
mesmo dia (pelo menos) e que conversas diversas que não são afins ao
trabalho que será desenvolvido começam por desestabilizar o equilíbrio
da casa.
Falta
de conhecimento espiritual. As entidades valem-se do conhecimento dos
médiuns para poderem se comunicar. Quando o médium pouco sabe, pouco
estuda, as entidades pouco podem fazer pelo seu desenvolvimento e pelo
próximo. Faz-se absolutamente necessário o estudo e a aquisição de
conhecimento espiritual para atingir a própria evolução e,
conseqüentemente, auxiliar as entidades em sua evolução espiritual. O
conhecimento é a base do bom viver, é a estrutura de uma vida de
sucessos. Atentem-se senhores (as) médiuns, que o conhecimento nunca
será em demasia e é a única coisa que fará parte de cada um. As casas
que possuem médiuns com alto grau de conhecimento espiritual,
normalmente têm seus trabalhos muito bem desenvolvidos.
Excesso
de problemas na desincorporação. Muitos médiuns têm um péssimo hábito
de mostrar problemas excessivos na incorporação ou desincorporação,
muitas vezes somente para mostrarem-se o quão forte são, o quão fortes
são suas entidades e para tomarem um pouco mais de atenção do dirigente
da casa. Lembrem-se, senhores (as) médiuns que uma entidade que chega ao
terreiro para trabalhar é normalmente uma entidade com alto grau de
evolução e nunca faria um filho sofrer principalmente durante sua
desincorporação. Descarregar o médium quando de sua partida não tem
relação alguma com sofrimento deste. Estabilizar a energia do médium não
é aplicar um choque.
É
comum encontrarmos nos terreiros médiuns de outras casas ou até mesmo
médiuns que não se encontram trabalhando espiritualmente, terem a chance
de receber suas entidades durante os trabalhos da casa. Acontece em
muitos terreiros em que os capitães (!!!), mostrando absoluta falta de
conhecimento e discernimento, mandarem estas entidades "subir". Notem
que, se uma entidade passou pelo Sr. Tranca-Ruas, por todos os Exus que
guardam a casa durante os trabalhos e por todos os Oguns que ali estão
rondando para a proteção da casa é muito provável que esta entidade
tenha permissão para adentrar o terreiro (por algum motivo).
Interessante é o fato de alguns capitães de terreiro (!!!) acharem que
possuem um conhecimento maior que as entidades que ali estão
trabalhando. É preciso tomar muito cuidado com a autoridade dentro de um
terreiro. Com entidades não afins ao trabalho deve-se mostrar energia e
nunca desrespeito. Lembremo-nos que muitas vezes, durante os finais dos
trabalhos, todas as entidades já sabem que devem deixar o plano e
desincorporar.
Normalmente o que segura as entidades nos trabalhos são os próprios médiuns.
Outras vezes faz-se necessário que a(s) entidade(s) fique(m) no terreiro para terminar de equilibrar o ambiente e os médiuns do trabalho, bem como os consulentes que ainda permanecem ali.
Srs. capitães (ou que se julgam entendidos!!!), muito cuidado com a autoridade para com as entidades e para com os filhos da casa.
Um capitão de terreiro (!!!) é aquele que detém bom conhecimento espiritual, é aquele que coloca ordem nos trabalhos e os conduz a um bom fim, nunca aquele que determina, dá ordens e abusa de sua autoridade.
Senhores dirigentes: cuidado ao dar "cargos hierárquicos" dentro de um terreiro. Umbanda é uma religião simples e deve ser trabalhada desta forma, sem complicações e sem cargos.
Normalmente o que segura as entidades nos trabalhos são os próprios médiuns.
Outras vezes faz-se necessário que a(s) entidade(s) fique(m) no terreiro para terminar de equilibrar o ambiente e os médiuns do trabalho, bem como os consulentes que ainda permanecem ali.
Srs. capitães (ou que se julgam entendidos!!!), muito cuidado com a autoridade para com as entidades e para com os filhos da casa.
Um capitão de terreiro (!!!) é aquele que detém bom conhecimento espiritual, é aquele que coloca ordem nos trabalhos e os conduz a um bom fim, nunca aquele que determina, dá ordens e abusa de sua autoridade.
Senhores dirigentes: cuidado ao dar "cargos hierárquicos" dentro de um terreiro. Umbanda é uma religião simples e deve ser trabalhada desta forma, sem complicações e sem cargos.
Apresentar linhas inexistentes no plano astral da Umbanda, como por exemplo, BoiadeirAs ou MarinheirAs, somente por querer mostrar que a sua casa é melhor que as outras.
Permitir que "entidades" (médiuns despreparados, mal intencionados, muito mal irradiados) peçam o número do telefone dos consulentes ou coisas semelhantes!!!
Fonte: Casa de Caridade Rosa - Umbanda - http://www.maze.kinghost.net/default.aspx
*
Outro erro muito praticado nas Casas, são os "ditos" médiuns
inconscientes, que afirmam não ouvir, ver, lembrar de nada após a
irradiação de uma Entidade, isso é raríssimo e normalmente o médium fica
é como desmaiado no chão, desdobrado. "Médium Inconsciente" a grande
mentira ainda se estende até hoje e afasta tantos bons Médiuns que
poderiam estar entre nós trabalhando em auxílio ao próximo, mas por não
conseguirem chegar no nível de seus Colegas "mentirosos" de ficarem
"inconscientes", desistem e se afastam do desenvolvimento mediúnico e
dos trabalhos espirituais.
*
Outra fato equivocado é o médium alardear como se fosse seu Guia ou no
processo anímico quando não no mistificado, que seu "Guia" tem
deformação física e ainda está trabalhando para recompor seu
perispírito. Um Guia já tem evolução espiritual consequentemente seu
perispírito se fez saudável antes mesmo de receber a missão de compor às
Linhas de trabalho. Muitas vezes deparamos com Casas, onde todos
Caboclos mancam, todos enviados de "Omulú ou Obaluayê" (Xapanã) tem o
mesmo movimento, todos os marinheiros andam para frente e para trás,
etc. Isso se dá por um médium copiar os movimentos do outro,
inconscientemente ou por achar que assim seria o correto, faltando ai a
orientação para cada Médium sentir sua própria Entidade, entrar em
melhor sintonia com ela, pois ai seu mental e seu corpo traduzirá
realmente sua Entidade. Lembremos que até o Pretinho Velho mais
tortinho, na verdade seu Espírito é saudável, sua "apresentação" se faz
assim fluidicamente, devido a moldar seu perispírito para mostrar
humildade e representar melhor a Linha que serve.
*
Espíritos que se apresentam como Crianças, não são briguentas,
birrentas, infantis no aspecto Mal-educadas.... Isso é coisa de Médiuns
despreparados e viciados nos erros, querendo agradar seu ego, mostrando
algo que sua Entidade não é.
*
Exu Mirim nada tem haver com Criança, muito menos criança mal educada.
Exu Mirim é um tipo de Elemental que apresenta forma mais com um
duende, elfo, sua semelhança lembra com os personagens Dobby do filme
Harry Potter e Mestre Jedai Yoda do filme Star Wars (Guerra nas
Estrelas). Por vezes Exus Mirins se manifestam nas Giras de Exus e
Pombagiras, outras vezes se infiltram nas Giras de Erês (Crianças), caso
a Casa não abra espaço de trabalho para eles, mas é facilmente
identificado pelo Dirigente ou Médiuns experientes e detentores de
conhecimentos da Umbanda, facilitando saber que realmente está presente
ou se aquela "criança mal educada" é apenas mais um Médium
desequilibrado e mal orientado. Exu Mirim tem um comportamento
irrequieto, até irritante, não gosta de falar mais que o necessário, tem
um linguajar de comando, usam elementos alcalinos e também através da
queima do fumo, trabalham a favor ao nosso equilíbrio, se evocado
positivamente, caso contrário já se colocará ativado negativamente junto
a quem o ativou erradamente, para assim corrigir esse desequilíbrio,
pois seu fator de atuação e drástico e rápido. Sendo Entidades
trabalhadoras junto a Lei Maior, sob Comando do Orixá Exu Mirim, têm com
função de resolver mal entendidos, desmanchar as confusões, desfazer
malfeitos e auxiliando no trabalho social de resgate aqueles que se
encontram na marginalidade e desequilíbrios, tem sua função de regredir o
que esteja em excesso que possa estar causando o transtorno no processo
evolutivo, reduzir ao nada absoluto o que se fizer necessário por
determinação da Lei Maior. Eu, Ysaiias Pintto Sacerdote de Umbanda,
discordo quando dizem que Exus Mirins têm forma infantil, pois trabalho
com meu e sei que não é parecido com criança e muito menos é infantil. A
Manifestação dos servidores do Mistério Orixá Exu Mirim, se dá pelos
Exus Mirins e Pombagiras Mirins.
Outro assunto de suma importância:
*
Gira de Guardiões nada tem haver com libertinagens, pelo contrário deve
ser a Gira mais segura, firme. Um Guardião nunca está desatento, cabe
aos Médiuns aprenderem a serem assim. Vigiando, guardando, aprisionando
seus próprios pensamentos, desejos e julgos. Outra coisa Guardião não
tem medo de pólvora e nem de fogo, como já escreveram por ai, muito pelo
contrário, são elementos que manipulam com maestria.
* Muitos ditos "Pais, Mães" de Santo, que chutam por vezes seus ditos "Filhos e Filhas (em vez de orientá-los, educa-los), muitas vezes por acharem "perigoso" ter um médium que tenha mais bagagem de informções, até mais axé, ou se destacarem positivamente mais que eles. Esquecendo que a Umbanda, não uma competição, desfile, mas sim um Religião edificadora, sustentadora, direcionadora e promovedora de crescimento espiritual e até social, através da potencialização da força de vontade e da motivação pessoal para com e pelo bem, para o certo e justo.
*
Nunca devemos permitir que crianças irradiadas utilizem nenhum tipo de
elemento magístico, como fumo, bebidas, facas. Crianças com mediunidade
têm que receber maior atenção para serem preparadas, necessitando serem
evangelizadas, orientadas e a participação dos Pais se faz mais que
necessário. (Em nossa corrente mediúnica, aqui no "Congá Sagrado Pai
Serafim do Congo, Cacique Pena Branca e Ogum de Ronda", só é aplicado
benzimentos e passes magnéticos em menores de idade se acompanhados
pelos Pais, bem como menores só entrarão na corrente mediúnica
acompanhados pelos Pais e com um Gira específica para Evangelização,
estudos e exercícios mediúnicos. Ysaiias Pintto Sacerdote da Sagrada Umbanda Original - SJC - " Congá Sagrado Pai Serafim do Congo Cacique Pena Branca e Ogum de Ronda "
MACUNBA INSTRUMENTO FEITO DE MADEIRA COM CARACTERÍSTICAS DE UM REC0-RECO, MACUMBA NOME DADO A UM TIPO DE MADEIRACOM A QUAL SE PRODUZIA TAMBORES RITUALISTICOS. MACUMBA NOME UTILIZADO HOJE DE FORMA PEJORATIVA A UMA DETERMINADA OFERENDA OU ATO RELIGIOSO DAS RELIGIOS AFROINDÍGENASBRASILERAS. SEMPRE EM MINHA PRELEÇÕES QUE ANTECEDEM NOSSAS ATIVIDADES RELIGIOSAS, PEÇO QUE OS SIMPATIZANTES, RELIGIOSOS E ASSISTIDOS POR ESTAS RELIGIÕES SEJAM OS PRIMEIROS A NÃO USAR TAL TERMO MESMO POR BRINCADEIRAS, POIS SÓ NOS DANDO RESPEITO E DETENDO CONHECIMENTOS, TEREMOS O RESPEITO MERECIDO E GARANTIDO POR LEI FEDERAL. Ysaiias Pintto Sacerdote da Sagrada Umbanda Original - SJC - " Congá Sagrado Pai Serafim do Congo Cacique Pena Branca e Ogum de Ronda "
* TODOS OS SACERDOTES, DIRIGENTES, PRESIDENTES DE INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS DE NOSSO SEGMENTO DEVEM EDUCAR, ORIENTAR E ESTIMULAR SEUS AMADOS FILHOS, IRMÃOS E ASSISTIDOS A RESPEITAREM NOSSAS RELIGIÕES.
"UMBANDISTA QUE É UMBANDISTA ABOMINA O TERMO "MACUMBA" MESMO COMO BRINCADEIRA"
Ysaiias Pintto Sacerdote da Sagrada Umbanda Original - SJC - " Congá Sagrado Pai Serafim do Congo Cacique Pena Branca e Ogum de Ronda "
MACUNBA INSTRUMENTO FEITO DE MADEIRA COM CARACTERÍSTICAS DE UM REC0-RECO, MACUMBA NOME DADO A UM TIPO DE MADEIRACOM A QUAL SE PRODUZIA TAMBORES RITUALISTICOS. MACUMBA NOME UTILIZADO HOJE DE FORMA PEJORATIVA A UMA DETERMINADA OFERENDA OU ATO RELIGIOSO DAS RELIGIOS AFROINDÍGENASBRASILERAS. SEMPRE EM MINHA PRELEÇÕES QUE ANTECEDEM NOSSAS ATIVIDADES RELIGIOSAS, PEÇO QUE OS SIMPATIZANTES, RELIGIOSOS E ASSISTIDOS POR ESTAS RELIGIÕES SEJAM OS PRIMEIROS A NÃO USAR TAL TERMO MESMO POR BRINCADEIRAS, POIS SÓ NOS DANDO RESPEITO E DETENDO CONHECIMENTOS, TEREMOS O RESPEITO MERECIDO E GARANTIDO POR LEI FEDERAL. Ysaiias Pintto Sacerdote da Sagrada Umbanda Original - SJC - " Congá Sagrado Pai Serafim do Congo Cacique Pena Branca e Ogum de Ronda "
* TODOS OS SACERDOTES, DIRIGENTES, PRESIDENTES DE INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS DE NOSSO SEGMENTO DEVEM EDUCAR, ORIENTAR E ESTIMULAR SEUS AMADOS FILHOS, IRMÃOS E ASSISTIDOS A RESPEITAREM NOSSAS RELIGIÕES.
"UMBANDISTA QUE É UMBANDISTA ABOMINA O TERMO "MACUMBA" MESMO COMO BRINCADEIRA"
Ysaiias Pintto Sacerdote da Sagrada Umbanda Original - SJC - " Congá Sagrado Pai Serafim do Congo Cacique Pena Branca e Ogum de Ronda "
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