Concordando com as informações dos estudiosos, como Pai W.W. da MATTA e
SILVA, Mestre Conhecedor da Umbanda , onde na sua obra UMBANDA de TODOS NÓS, na terceira Edição de 1969, nos informa que a Umbanda é o movimento do Círculo Inicial do Triângulo e este, é o Ternário ou a
Tríade, que exterioriza suas vibrações através das Três Formas ordenadas pela
Lei, que são místicas pois simbolizam:
1.
A pureza, que nega o vício, o egoísmo e a ambição;
2.
A simplicidade, que é o oposto da vaidade, do luxo e da
ostentação;
3.
A humildade, que encerra os Princípios do amor, do sacrifício, e
da paciência, ou seja, a negação do poder temporal...
As
três formas que simbolizam estas virtudes são as de Crianças, Caboclos e
Pretos-Velhos, que ainda traduzem: o Princípio ou Nascer, o Meio ou a Plenitude
da Força e a Velhice ou o Descanso, isto é a consciência em calma, o abandono
das coisas materiais...o esquecimento do ilusório para o começo da realidade.
No
entanto, o Espírito, o nosso eu Real, jamais revelou, nem revelará, a sua
verdadeira essência e "forma", compreenda-se bem, sua
"forma-essencial".
Ele
externa sua consciência, seu livre arbítrio, por sua alma, pelo corpo mental,
que engendra os elementos para a formação do denominado Corpo Astral ou
Perispírito, que é uma "forma durável", fixa, podemos dizer.
Tentaremos então explicar, que o espírito não tem Pátria, porém, conserva em si ou forma a sua alma pelos caracteres psíquicos de vários renascimentos, em diferentes Pátrias.
Tentaremos então explicar, que o espírito não tem Pátria, porém, conserva em si ou forma a sua alma pelos caracteres psíquicos de vários renascimentos, em diferentes Pátrias.
No
entretanto, o conjunto desses caracteres psíquicos experimentais contribui para
formar a sua personalidade moral e mental, influindo decisivamente na
"forma" de seu corpo astral e mesmo na física quando encarnado.
Poderá, pelo resgate, elevar-se ou evoluir tanto, espiritualmente, que sua imediata condição estando de tal forma purificada, anula completamente os caracteres pessoais de sua última encarnação, e o seu corpo astral pode tomar uma "forma etérica" que apaga, em aparência, aquela que caracterizou esta passagem pelo "mundo da forma humana".
Assim, devemos concluir que existe maior quantidade de formas astrais feias, baixas, de aspectos brutais, reveladoras do atraso mental de seus ocupantes espirituais, do que formas belas que expressam a LUZ, a consciência evolutiva.
Os
ocupantes das formas que revelam um Karma limpo, uma iluminação interior, é que
são chamados a cumprir missão na Lei de Umbanda, e por seus conhecimentos e
afinidades, são ordenados em uma das Três Formas já citadas... velando assim
suas próprias vestimentas karmânicas. Poderá, pelo resgate, elevar-se ou evoluir tanto, espiritualmente, que sua imediata condição estando de tal forma purificada, anula completamente os caracteres pessoais de sua última encarnação, e o seu corpo astral pode tomar uma "forma etérica" que apaga, em aparência, aquela que caracterizou esta passagem pelo "mundo da forma humana".
Assim, devemos concluir que existe maior quantidade de formas astrais feias, baixas, de aspectos brutais, reveladoras do atraso mental de seus ocupantes espirituais, do que formas belas que expressam a LUZ, a consciência evolutiva.
Esta
metamorfose é comum aos que tomam a função de Orixás ou Guias que assim
procedem, escolhendo por afinidade uma dessas formas em que muito sofreram e
evoluíram numa encarnação passada.
Para
os que estão classificados como Protetores, em quase maioria, não se faz
necessário essa transformação, porque conservam ainda uma das três formas em
seus corpos astrais, quais sejam: CABOCLOS,CRIANÇAS e PRETOS- VELHOS. Saibam todos que tudo isso não é mera concepção nossa; obedece a lógica, ao estudo e a experiência, verificadas em centenas de aparelhos(médiuns).
Esta
metamorfose é comum aos que tomam a função de Orixás Menores ou Guias que assim
procedem, escolhendo por afinidade uma dessas formas em que muito sofreram e
evoluíram numa encarnação passada.
Para
os que estão classificados como Protetores, em quase maioria, não se faz
necessário essa transformação, porque conservam ainda uma das três formas em
seus corpos astrais, quais sejam: CABOCLOS,CRIANÇAS e PRETOS- VELHOS. Saibam todos que tudo isso não é mera concepção nossa, estudiosos; obedece a lógica, ao estudo e a experiência, verificadas em centenas de aparelhos(médiuns).
Como
poderão compreender, tudo gira e se expressa nas Três Formas, ou seja, na
Tríade, que, por analogia, é o reflexo da Trilogia Sagrada, o Ternário Humano,
sintetizado na Unidade que é a manifestação de DEUS.
"O número três reina por toda parte no Universo" disse ZOROASTRO, e este Universo é Tríplice em suas três esferas concêntricas; o Mundo Natural, o Mundo Humano, e o Mundo Divino. Até no homem são três as partes que o formam: Corpo, Alma, Espírito. Porque foi da combinação de Três Forças Primordiais (Espírito, Alma, Matéria) que surgiu a forma dos seres que povoam os Universos dentro do Cosmo, limitado e ilimitado em si mesmo.
Ainda é a força sagrada do número três que forma os cultos trinitários. Exemplos: na Índia com BRAHMA, VISNU e SHIVA; a própria unidade do cristianismo com o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO; no EGITO é OSÍRIS, ÍRIS e HóROS; na CHINA, é BRAHMA, SHIVA e BUDA; na PÉRSIA de ZOROASTRO, era OZMUD, ARIHMAN e MITRA; na primitiva GERMÂNIA, era VOTAM, FRIGA e DINAR; os ORFÍCOS, na Grécia, apelidavam de ZEUS, DEMÉTER e DIONISIUS; na antiga CANAAM era BAAL, ASTARTÈ e ADONIS ECHEMUN...e os CABIRAS, povos de inconcebível Antigüidade, regiam seus mistérios de forma trinitária, com EA (pai), ISTAR (mãe) e TAMUZ (filho) e por fim vamos chegar à Umbanda com IAMBY(ZAMBY) YEMANJÁ e ORIXALÁ (ou OXALÁ).
"O número três reina por toda parte no Universo" disse ZOROASTRO, e este Universo é Tríplice em suas três esferas concêntricas; o Mundo Natural, o Mundo Humano, e o Mundo Divino. Até no homem são três as partes que o formam: Corpo, Alma, Espírito. Porque foi da combinação de Três Forças Primordiais (Espírito, Alma, Matéria) que surgiu a forma dos seres que povoam os Universos dentro do Cosmo, limitado e ilimitado em si mesmo.
Ainda é a força sagrada do número três que forma os cultos trinitários. Exemplos: na Índia com BRAHMA, VISNU e SHIVA; a própria unidade do cristianismo com o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO; no EGITO é OSÍRIS, ÍRIS e HóROS; na CHINA, é BRAHMA, SHIVA e BUDA; na PÉRSIA de ZOROASTRO, era OZMUD, ARIHMAN e MITRA; na primitiva GERMÂNIA, era VOTAM, FRIGA e DINAR; os ORFÍCOS, na Grécia, apelidavam de ZEUS, DEMÉTER e DIONISIUS; na antiga CANAAM era BAAL, ASTARTÈ e ADONIS ECHEMUN...e os CABIRAS, povos de inconcebível Antigüidade, regiam seus mistérios de forma trinitária, com EA (pai), ISTAR (mãe) e TAMUZ (filho) e por fim vamos chegar à Umbanda com IAMBY(ZAMBY) YEMANJÁ e ORIXALÁ (ou OXALÁ).
Citamos
tudo isso, para que possa conceber, com provas comparadas, que as formas na
Umbanda de Crianças, Caboclos e Pretos-Velhos, obedecem a uma Lei. Não é
simples imaginação de A ou B. Segue o mistério do número três...é a confirmação
de uma trilogia religiosa.
Quando
à chamada apresentação desses Espíritos, cremos ter ficado patente que o fazem
sempre e invariavelmente dentro dessas três roupagens fluídicas como Orixás,
Guias e grande percentagem dos que chamamos de Protetores, porque, parte
destes, não necessita dessa adaptação, por já conservarem como próprias.
Nesta altura, faz-se necessário uma elucidação: sabemos, pelos ensinamentos dos Orixás, que essa Lei, essa Umbanda, é vivente em outros países, talvez não definida ainda com este nome, porém, os princípios e regras serão os mesmos. Quanto às "formas" são ou poderão ser as três que simbolizem, nestes países, os mesmos qualificativos que os nossos, ou sejam os mesmos no Brasil (Pureza,Simplicidade e Humildade).
Nesta altura, faz-se necessário uma elucidação: sabemos, pelos ensinamentos dos Orixás, que essa Lei, essa Umbanda, é vivente em outros países, talvez não definida ainda com este nome, porém, os princípios e regras serão os mesmos. Quanto às "formas" são ou poderão ser as três que simbolizem, nestes países, os mesmos qualificativos que os nossos, ou sejam os mesmos no Brasil (Pureza,Simplicidade e Humildade).
Fonte: Obra UMBANDA de TODOS NÓS, terceira Edição de
1969, escrita pelo Grande Mestre e profundo conhecedor dos MISTÉRIOS de
UMBANDA, W.W. da MATTA e SILVA. - Apresentado por vários sites como :http://www.okitalande.com.br/umbanda_apresentacao.htm -http://aumbhandhan.tripod.com
"Lógico que as demais manifestações de outras Entidades e Linhas são complementos de todo um complexo de Deus (Zambi, Olorum), deparamos com Rituais que defendem arduamente a Tríade, Ternário, muitas vezes esquecendo a importância das demais Linhas que compõe a Umbanda, que mesmo que possam parecer apenas aulixiliares, são na verdade existentes, atuantes e compõe todo organograma e planos de Deus (Zambi, Olorum...). Sabemos que muitas Casas não permitem "Uma ou outra Linha", como se fossem capazes de barras seus necessários trabalhos. Outras vezes ouvimos de Médiuns que a Entidade tal (fora do Ternário) é a que "comanda", que está a "frente" , como se não existisse organização espiritual. Se pudéssemos vizualizar o Égo, certamente veríamos transbordando nessas pessoas.
O que mais me entristece é ver os Médiuns interessados, estudar, comprar livros, colecionar sites, entupir suas prateleiras com livros, apostilas, anotações, bem como seus computadores com informações, estudos, histórias e estórias sobre a Umbanda, porém começar a acreditar fielmente nas primeiras verdades ou mesmo escolher a que mais ele se encaixa e simplesmente virar um fanático, esquecido do que vale mais na Umbanda, o Amor, o Auxílio, o Socorro, a Humildade. Muitos vão se achar Magos quando na verdade serão muitas vezes fracos e pobres de espírito. Amados Irmãos, se não formos capazes de dar as mãos numa mesmo sintonia, com a verdade, o compromisso enlaçados pela Fé, junto com outros Irmão e organizações, devemos ajoelhar e clamar ao Alto para nos direcionar sempre, mantendo-nos na direção da Luz. Nós aqui através desta Sagrada Umbanda, das atitudes pessoais, nas vibrações verdadeiras e descompromissadas com as intenções terrenas, procuramos cada momento, sermos dignos de nos postar como Umbandistas e assim desejamos que todos os nossos Irmão de qualquer vertente religiosa também o sejam. Isaias Pinto Hernandes * Sacerdote da Sagrada Umbanda Original - SJC - " Congá Sagrado Pai Serafim do Congo Cacique Pena Branca e Ogum de Ronda "
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela participação. Deus lhe abençoe.