RÁDIO SAGRADA UMBANDA - OUÇA - USE OS CONTROLES PARA O VOLUME OU PAUSAR AS MÚSICAS

terça-feira

CONFUSÃO NA UMBANDA

 

PARA  VOCÊS ENTENDEREM AMADOS IRMÃOS, COMO SE DÁ TANTA CONFUSÃO E MISTURANÇA EM ALGUMAS CASAS DE UMBANDA, POR PURA FALTA DE CONHECIMENTO.
MUITAS VEZES CHEGA ALGUÉM VINDO DE OUTRA CASA, SEJA MÉDIUM, OGÃM (PUXADOR DE PONTOS) CURIMBEIRO (TOCADOR DE ATABAQUE), CAMBONO (ASSISTENTE  DA ENTIDADE ESPIRITUAL) COM SEUS CONHECIMENTOS (PORÉM JÁ MISTURADOS QUANDO NÃO EQUIVOCADOS) E SEMEIA ALI PRECEITOS, SACRAMENTOS, PONTOS COM DUPLOS SENTIDOS, QUANDO NÃO DETURPADOS, OFERENDAS DIFERENTES DO PADRÃO VIBRACIONAL DA CASA E TUDO AQUILO QUE TENHA COMO VERDADE ,  OU SEJA , TEMOS QUE TER CONHECIMENTO, POR ISSO O ESDUTAR E APRENDER NÃO É UM LUXO OU FORMA DE COMPLEMENTAR A RELIGIÃO, MAS SIM EXERCÊ-LA  E DE DEFENDÊ-LA CULTURALMENTE COMO  TAMBÉM NÃO PERMITIR A PERDA DE SUA ESSÊNCIA.
QUANDO OUVIMOS UM NOME, ALGO QUE NÃO CONHECEMOS SEJA NUM LINGUAJAR DE UMA ENTIDADE OU NA BOCA DE  MÉDIUM, NUM PONTO CANTADO, NUM LIVRO OU SITE, PRECISAMOS BUSCAR O QUE SEJA NA VERDADE ABSOLUTA OU MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DELA.
LEMBREMOS QUE EM  NOSSA UMBANDA, MUITAS VEZES  OUVIMOS  PALAVRAS DAS NAÇÕES. LEMBRANDO NAÇÃO É O NOME DADO A CADA TIPO DE RITUAL DISTINTO DENTRO DO CANDOMBLÉ, CANDONBLÉ  NA VERDADE É O NOME DADO AO CONJUNTO DE NAÇÕES.  NINGUEM VAI ACHAR CANDOMBLÉ NA AFRICA, POIS O CANDOMBLÉ FOI CRIADO AQUI NO BRASIL, ATRAVÉS DAS MANIFESTAÇÕES DOS RITUAIS ADVINDOS DA MÃE AFRICA.  OS TOQUES DE ATABAQUES TAMBÉM SÃO DISTINTOS PARA CADA NAÇÃO, POIS CADA UMA TEM SUAS CANÇÕES QUE NA VERDADE SERIAM COMO ORAÇÕES, QUE FUNCIONAM COMO LOUVORES, HOMENAGENS, PEDIDOS DA APROXIMAÇÃO DA FORÇA DAQUELE ORIXÁ, A FORÇA DO ORIXÁ EM PALAVRAS EM MÚSICA.

VAMOS LÁ EXEMPLIFICAR:
EXISTEM AS NAÇÕES  NAGÔ (KETO) ,  JEJE – FON , ANGOLA E  CONGO.






NA NAÇÃO  NAGÔ (KETO)  A LÍNGUA É IORUBÁ EWE.
Os toques de atabaques da Nação NAGÔ (KETO) são:  Ajicá, Aguerê, Opanijé, Darô, Alujá e Ibi
As Divindades são os ORIXÁS, nomeado como na nossa Umbanda.




JÁ  NA  NAÇÃO JEJE-FON  A LÍNGUA É EWE.
Os toques de atabaques da Nação JEJE-FON  são: Arramunha, Bravum e Sató
As Divindades são os  VODUNS


JÁ NAS NAÇÕES ANGOLA  E  CONGO  A LÍNGUÁ É O PORTUGUES E O BANTO.
Os toques de atabaques das Nações  ANGOLA  E  CONGO  são  Barravento, Cabula e Congo.
As Divindades são os  INKICES



ISSO É SÓ PARA MOSTRAR COMO É COMPLEXO CADA RITUAL, EXISTEM MUITOS OUTROS DISTINTOS FORA DO CONTEXTO CANDOMBLÉ,  COMO POR EXEMPLO: O TORÉ, A PAJELANÇA, O XAMANISMO, O TAMBOR DE MINA, A ENCANTARIA, ETC

POR ISSO SE NUMA DETERMINADA CASA DE UMBANDA ABRIR ESPAÇO E SE FUNDIR COM OUTROS RITOS, SE CRIAM OUTROS. PERDENDO ENTÃO A ESSÊNCIA DA UMBANDA.
DEVEMOS LEMBRAR QUE NOS PRIMEIROS TRABALHOS DE UMBANDA NÃO SE EXISTIA OS TAMBORES....    ELES VIERAM TRAZIDOS PELOS IRMÃOS ADVINDOS DE RITUAIS AFROS. VIERAM ABRILHANTAR NOSSA UMBANDA?  SIM, VIERAM,  MAS NÃO É UMA NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO.  POR ISSO TEMOS EM MUITAS CASAS APENAS PALMAS, CANTIGAS, MÚSICA DE FUNDO COMO NEW AGE, MUSICAS CATÓLICAS  E EM OUTRAS  O SILÊNCIO.
AO ENTRAR NUM TITUAL PELA PRIMEIRA VEZ, UM  ASSISTIDO NÃO DEVE TÊ-LO COMO PADRÃO DAQUELA RELIGIÃO, POIS CADA CASA TEM SEUS PRECEITOS, SEUS REGIMENTOS INTERNOS, SUAS FORMAS DE ATUAÇÃO E ESPECIFICIDADES.  POR ISSO O ASSISTIDO DEVE CAPTAR TUDO QUE É DE POSITIVO E VERDADEIRO. NÃO DEVE JULGAR, POIS CASO O FAÇA JÁ ESTARÁ TAMBÉM PODENDO ENTRAR NUMA VIBRAÇÃO NEGATIVA, LEMBRAM?  JÁ DIZIA O MESTRE JESUS : NÃO JULGUEIS.
QUANDO DIGO ASSITIDO É PORQUE GOSTO DESTE TERMO, NÃO ME SOA BEM  TERMO CONSULENTE, COMO MUITOS USAM, POIS AS PESSOAS PRECISAM COMEÇAR A VER QUE A RELIGIÃO NÃO É PARA DAR RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS, INDO MUITO ALÉM DO LIMPAR DE CARGAS NEGATIVAS E RENOVA-LAS, MAS SIM TAMBÉM PARA ACOLHER DANDO AMPARO VIBRACIONAL,PROPICIAR O FORTALECIMENTO DA FÉ, PROMOVER A APROXIMAÇÃO A DEUS, AO ALTO  E  MOSTRAR PARA O ASSISTIDO A IMPORTÂNCIA QUE ELE TEM,  TANTO POR TER SIDO CRIADO POR DEUS,TANTO COMO POSSA SEREM IMPORTANTES PARA TANTAS PESSOAS.   POIS NÓS, JÁ EDIFICAMOS TANTAS COISAS  E  EDIFICAREMO MUITO MAIS EM NOSSA EXISTENCIA. 
NA UMBANDA  OS ASSISTIDOS DEVEM RECEBER AS ORIENTAÇÕES DAS NECESSIDADES, QUANTO AO CRESCIMENTO ESPIRITUAL, DO CONTROLE DO EGO, DO EXERCÍCIO DA PACIÊNCIA E DAS ACEITAÇÕES DAS COISAS DE DEUS. ESSE VERDADEIRO TRABALHO É  PARA QUE TODOS NÓS POSSAMOS TRANSPOR AS BARREIRAS DAS EXPIAÇÕES E PROVAS, PELA FÉ, PELA CORAGEM, PELA DETERMINAÇÃO, PELO PREPARO.
SAIBAMOS QUE AS DIFICULDADES FAZEM PARTE DE NOSSA ESTADIA POR AQUI.  
ESTES FORTALECIMENTOS QUE ALCANSAMOS PELA RELIGÃO ALÉM DE NOS AJUDAREM NO PRESENTE  TAMBÉM NOS SERÃO EXTREMAMENTE UTEIS NAS NOVAS E NOVAS FASES E EXPERIÊNCIAS DE EXISTÊNCIA ETERNA.
ISAIAS PINTTO  HERNANNDES  - SACERDOTE SAGRADA UMBANDA 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela participação. Deus lhe abençoe.