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sábado

MELHORANDO O SONO.

MELHORANDO O SONO.

O que se pode fazer para melhorar o sono?

  • Fazer exercícios regularmente. O exercício ajuda a cansar e relaxar o teu corpo, respeitando sempre orientações médicas e acompanhamento por profissional habilitado quando possível.

  • Não consumir cafeína depois das 16 Hs, mais ou menos. Evita outros estimulantes como o tabaco, por exemplo.

  • Evita o álcool antes de dormir. O álcool perturba os padrões normais das ondas cerebrais.

  • Tenta manter uma hora para deitar e levantar, mesmo aos fins-de-semana.

  • Ao deitar fazer exercícos respiratórios, inspirando pausadamente,  segurando um pouco o ar e soltando pela boca,  mentalizando a cor verde que relaxa. Assim que estiver mais relaxado faça Oração de sua preferência. Muitas pessoas não concordam em fazer orações deitado, eu descordo, pois o que vale em minha humilde opinião é a intenção e o poder de conscentração naquilo que se busca e que se quer. Não adiante ter sistemáticas se não tivermos o poder da verdadeira intenção em verdades.

                    Isaias Pintto Hernanndes 




O Sono e o Cérebro
Se fizeres um electroencefalograma a uma pessoa que esteja a dormir, estarás a gravar a sua actividade cerebral. Uma pessoa acordada e relaxada produz ondas alfa, que são oscilações constantes de cerca de 10 ciclos por segundo. Uma pessoa alerta produz ondas beta que são 2 vezes mais rápidas.
Durante o sono, dois padrões mais lentos, as ondas teta e as ondas delta tomam lugar. As ondas teta têm oscilações entre os 3.5 e os 7 ciclos por segundo e as ondas delta estão abaixo dos 3.5 ciclos por segundo.
À medida que uma pessoa adormece e o sono é mais profundo, os padrões das ondas cerebrais abrandam.
Quanto mais baixos os padrões, mais profundo é o sono - uma pessoa na fase delta é difícil de acordar.

Algumas vezes durante a noite, acontece algo inesperado:
Movimentos Rápidos dos Olhos ou Rapid Eye Movement, fase mais conhecida pela sigla REM.

Muitas pessoas vivem 3 a 5 intervalos de REM por noite; as ondas cerebrais, nestes períodos, aceleram a níveis de quase-acordar. Se vires uma pessoa na fase REM, vais reparar que os olhos rodam para trás e para a frente rapidamente. Em em algumas pessoas, os braços, pernas e músculos faciais tremem.
Os perídos de ausência de REM são conhecidos como sono NREM - sono não-REM.
Na fase REM é quando se sonha. Se acordares uma pessoa nesta fase, ela lembrar-se-á, vividamente, dos que estava a sonhar. Na fase NREM geralmente não se sonha.
Tem de se passar pelas duas fases - REM e NREM para ter uma boa noite de sono. Numa pessoa normal, 25% da noite é gasta na fase REM e o resto na fase NREM. Uma sessão REM - um sonho - dura de 5 a 30 minutos.


Porquê dormir?
Uma das maneiras de perceber porque dormimos é ver o que acontece se NÃO dormimos.
  • Se já fizeste uma directa, sabes que não é fatal. Ficas irritável durante o dia seguinte, cansas-te facilmente ou andas com a "corda toda" por causa da adrenalina.
  • Se falhas duas noites é pior: a concentração é difícil e os erros aumentam.
  • Ao fim de três dias sem dormir, provavelmente estarás a alucinar (literalmente) e o pensamento claro é impossível. Se continuares acordado(a), vais perder contacto com a realidade. Ratos forçados a ficar acordados, morrem, provando que dormir é essencial.
Uma pessoa que durma poucas horas por noite, pode ter a experiência de dois ou mais problemas destes ao mesmo tempo.Outras duas coisas acontecem durante o sono. A hormona do crescimento, nas crianças, é libertada durante o sono, assim como substâncias químicas importantes para o sistema imunitário. Uma criança privada do sono pode ficar mais vulnerável a doenças e ser afectada no crescimento.
Mas a questão mantém-se: porque é que precisamos de dormir? Ninguém sabe ao certo. Há algumas teorias:
  • O sono dá ao corpo hipótese de reparar os músculos e outros tecidos, de substituir células velhas ou mortas, etc.
  • O sono dá ao cérebro hipótese de organizar e arquivar memórias. Os sonhos são tomados, por alguns, como parte desse processo.
  • O sono baixa o consumo de energia de modo a precisarmos de 3 refeições ao dia e não de 4 ou 5.
  • O sono pode ser um modo de recarregar o cérebro - a adenosina avisa que o cérebro necessita de descanso.
O que todos sabemos é que, com uma boa noite de sono, tudo parece e sabe melhor logo de manhã! Tanto o cérebro como o corpo estão preparados para um novo dia!



(Fonte:http://webcache.googleusercontent.com/http://mmarques.neodesigner.com/sono/sono.asp)



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