SEJA MUITO BEM-VINDO À SAGRADA UMBANDA !

" R E L I G I Ã O --- C I Ê N C I A --- A R T E --- F I L O S O F I A --- E --- A M O R "

quarta-feira

NA SAGRADA UMBANDA INEXISTÊNCIA DE SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS.
















 Sacrifício Profético necessário se faz entender o motivo pelo qual DEUS instituiu o Perdão de Pecados pelo derramamento de Sangue Cerimonial;
Inicialmente esse derramamento foi pelo Sangue dos Animais, e por fim como Sacrifício Final o Sangue de Jesus, como explica o Tópico seguinte:

O PODER PERDOADOR DO SANGUE
Por que o sangue dos animais sacrificados, no Antigo Testamento, tinha poder perdoador de pecados ? [Levítico 1: 4].

Levítico
1.4   E porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
A resposta a Bíblia nos mostra através de alguns versículos dos quais citarei 4 [quatro], e farei uma breve reflexão sobre o assunto.

Romanos 11: 36 diz: Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória pois a Ele eternamente. Amem.

João 1: 3: Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.

João 1: 10: Estava mo Mundo, e o Mundo foi feito por Ele, e o Mundo não O conheceu.

Colossenses  1:  16: Porque nele  foram criadas todas as coisas que há nos Céus e na Terra, visíveis e invisíveis, sejam Tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele.

O sangue dos animais tinha poder perdoador porque, indiretamente, era e é, originariamente, de JESUS, pois, todas as coisas foram criadas dele, conforme os versículos citados.

Ao ser consagrado o animal para o Sacrifício, o sangue do mesmo assumia um poder perdoador individual e transitório, enquanto a pessoa não cometesse outro pecado.

Por isso a constante prática do sacrifício – no Antigo Testamento.

Foi necessário que o próprio Emanuel – Deus Conosco -  JESUS assumisse a forma humana para que o Seu Sangue diretamente em sacrifício vivo e eficaz consagração anulasse (anula) o pecado para sempre em quem O aceita como Salvador Eterno.

Cientificamente e Teologicamente a Vida está no sangue [Deuteronômio 12: 23] [Levítico 17: 11].

Deuteronômio
12.23   Somente empenha-te em não comeres o sangue, pois o sangue é a vida; pelo que não comerás a vida com a carne.

Levítico
17.11   Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida.
Sem derramamento de sangue em sacrifício vivo e eficaz consagração, não há  remissão de pecados [Hebreus 9: 22].

Hebreus
9.22   Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.

O Sacrifício Profético de Gênesis 22: 1 a 19 é um dos acontecimentos Proféticos mais antigos relacionado com o Sacrifício de Animais como forma de Perdoar Pecados que passou pela Lei em Levítico Capítulo 16 e terminando com o Sacrifício Final de Jesus, no Monte Calvário;
Entretanto o Sacrifício Inicial, Profético e Enigmático aconteceu de forma Transcendental no Jardim do Éden quando o próprio Deus sacrificou um animal para cobrir com peles a nudez de Adão e Eva pela perda da Inocência e Santidade, sendo expulsos da presença de Deus e do Paraíso ( Gênesis 3: 21 );

Gênesis
3.21   Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.
A Bíblia afirma que sem a Santificação ninguém verá a Deus, logo, Adão e Eva antes do Pecado viam e tinham comunhão com o Criador, porque tinham Santidade ( Hebreus 12: 14 );

Hebreus
12.14   Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,
As exposições seguintes são frutos de análise, estudo e reflexões sobre o episódio envolvendo a Ordem de Deus para Abraão sacrificar o seu filho ISAQUE que eu intitulo de “O Sacrifício Profético” que se cumpriu com o Sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário:

O SACRIFÍCIO PROFÉTICO
Gênesis
22.1 Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui!

22.2 Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.

22.3 Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado.

22.4 Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe.

22.5 Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.

22.6 Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos.

22.7 Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

22.8 Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.

22.9 Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha;

22.10 e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho.

22.11 Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui!

22.12 Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.

22.13 Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.

22.14 E pôs Abraão por nome àquele lugar — O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.

22.15 Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão

22.16 e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho,

22.17 que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos,

22.18 nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.

22.19 Então, voltou Abraão aos seus servos, e, juntos, foram para Berseba, onde fixou residência. ( Bíblia na versão de Almeida Revista e Atualizada )

PRESTE ATENÇÃO:
Gênesis
22.2   Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.
Deus disse para Abraão: “toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei”;
“teu único filho” = precisa ficar entendido que Abraão teve um primeiro filho de nome ISMAEL com a escrava Agar, e que não estava mais sob sua moradia; Desta forma fica entendido o sentido do texto sob Isaque de ser seu único filho. ( Gênesis 21: 1 a 21 ).
O texto de Gênesis 22: 1 a 19 possui um simbolismo profético da maior importância para os cristãos, bem como, para todos os estudiosos da Bíblia, envolvendo o sacrifício de JESUS. 

22.17 que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos,


Discernindo o texto de Gênesis 22: 1 a 19:
Abraão representava a figura de Deus Pai;
Isaque representava a figura de Jesus – o Deus Filho;
- Terra de Moriá = local indicado por Deus; Este detalhe da indicação de Deus sobre o local do Sacrifício, não deixa dúvida É A MESMA  Região de Jerusalém e Monte Calvário, antes de existir qualquer população ( 2º Crônicas 3: 1 );

2 Crônicas
3.1   Começou Salomão a edificar a Casa do SENHOR em Jerusalém, no monte Moriá, onde o SENHOR aparecera a Davi, seu pai, lugar que Davi tinha designado na eira de Ornã, o jebuseu.
PRESTE MAIS ATENÇÃO: Terra de Moriá de Gênesis 22: 2 é a mesma região do Monte Moriá de 2º Crônicas 3: 1, e que mais tarde passou a se chamar Jerusalém.
- Jesus ao entrar em Jerusalém – antiga Terra de Moriá – mandou 2 discípulos pegar um jumento,  e três dias depois foi crucificado ( Lucas 19: 29 e 30 ); ( Mateus 21: 17 e 18 ) ( Mateus 26: 2 )

Lucas
19.29   Ora, aconteceu que, ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, junto ao monte das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos,
19.30   dizendo-lhes: Ide à aldeia fronteira e ali, ao entrardes, achareis preso um jumentinho que jamais homem algum montou; soltai-o e trazei-o.

Mateus
21.17   E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, onde pernoitou.
Em Mateus 21: 17 mostra que Jesus após entrar em Jerusalém retirou-se para Batânia onde pernoitou e no dia seguinte voltou para Jerusalém onde proferiu diversos ensinamentos e PARÁBOLAS;

Mateus
21.18   Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome; ( primeiro dia );
Em Mateus 2: 18 até Mateus 26: 1 Jesus conclui todos os seus discursos finais e faz a seguinte afirmação profética sobre sua crucificação:

Mateus
26.1   Tendo Jesus acabado todos estes ensinamentos, disse a seus discípulos:

Mateus
26.2   Sabeis que, daqui a dois dias, celebrar-se-á a Páscoa; e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado. ( segundo e terceiro dia );
- Abraão profeticamente usou 2 servos com um jumento, e três dias para chegar no local do sacrifício de Isaque ( Gênesis 22: 3 e 4 );

PRESTE ATENÇÃO NESTA EXEGESE  de  Lucas 19: 29 e 30, com Gênesis 22: 3 e 4:

Lucas
19.29   Ora, aconteceu que, ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, junto ao monte das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos,
19.30   dizendo-lhes: Ide à aldeia fronteira e ali, ao entrardes, achareis preso um jumentinho que jamais homem algum montou; soltai-o e trazei-o.
Gênesis
22.3   Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado.
22.4   Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe.
PRESTE ATENÇÃO: Nos detalhes das referências acima em relação ao Jumentodois servos, terceiro dia, o lugar do Sacrifício, tudo em relação ao Sacrifício Profético de Isaque e o cumprimento Profético do Sacrifício de Jesus;
- Isaque, o filho, levava a lenha para o profético sacrifício ( Gênesis 22: 6 );
- Jesus, o Filho, levou a cruz para o cumprimento profético do sacrifício ( João 19: 17 );
Gênesis
22.6   Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos.
João
19.17   Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz (lenha), saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico,
PRESTE ATENÇÃO: Isaque – o filho – levava a lenha sobre os ombros, e Jesus – o Filho – também levou a Cruz (lenha) sobre os ombros.
- Abraão representava o Deus Pai que levava o fogo e o cutelo ( Gênesis 22: 6 );
- Deus, tem o fogo e a espada do Juízo ( Isaías 66: 16 );

Gênesis
22.6   Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos.
Isaías
66.16   porque com fogo e com a sua espada entrará o SENHOR em juízo com toda a carne; e serão muitos os mortos da parte do SENHOR. ( Zacarias 13: 8 e 9 ).

PRESTE ATENÇÃO:
Abraão, ENIGMATICAMENTE, representando o Deus Pai coloca a lenha (CRUZ) sobre o filho Isaque,  profeticamente, porém o fogo e o cutelo que Abraão levava representam o Juízo de Deus, profeticamente. ( Grande Tribulação ).
- O carneiro ( animal adulto ) que foi sacrificado, providenciado por Deus, em lugar de Isaque representou o profético sacrifício de Jesus ( Gênesis 22: 13 );
- O texto diz que no Monte do Senhor se proverá ( Gênesis 22: 14 ), o que aconteceu no Monte Calvário – Terra de Muriá ( 2º Crônicas 3: 1 ), do conhecimento de toda a humanidade cristã.
Gênesis
22.13   Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.

Gênesis
22.14   E pôs Abraão por nome àquele lugar — O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá;
Monte onde Isaque foi profeticamente levado e colocado sobre a lenha para ser sacrificado, e onde Jesus foi Crucificado cumprindo a Profecia, no meuentendimento.
CARNEIRO
A ovelha (Ovis aries) que pode ser chamado no masculino por carneiro e quando pequeno como cordeiro, anho ou borrego, é um mamífero ruminante bovídeo da sub-família Caprinae, que também inclui a cabra.(Pesquisa Google)
O Carneiro é o macho ADULTO da família das ovelhas, e quando pequenos são conhecidos por cordeiros, borregos ou ainda anhos. Pertencem à extensa classe dos mamíferos sendo ruminantes bovídeos, também denominados como cordeiros, na verdade são várias denominações diferentes para um mesmo animal.
Jesus simboliza o Cordeiro de Deus, pois foi crucificado aos 33 anos, idade adulta dos Judeus à época.

João
1.29   No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!



O SACRIFÍCIO PESSOAL EM RELAÇÃO AO SACRIFÍCIO DE JESUS
Entre todos os Assuntos Teológicos um dos mais delicados de se abordar diz respeito ao aspecto do Sacrifício Pessoal;

SACRIFÍCIO = Abrir mão de algo; Oferecer em Holocausto; Renúncia.
O Sacrifício voluntário voltado para Deus, isto é, com o Objetivo de fazer o Trabalho em prol do enlevo Espiritual e alcançar Almas para o Reino Celestial, serve de “Porta” para o Poder e a Unção;
Exemplos de Sacrifícios Voluntários que agradam a Deus:
- Jejum ( Ester 4: 16 )
- Oração pela madrugada ( Provérbios 8: 17 )
- Fazer o Trabalho Missionário ( Atos 1: 9 )
- Fazer Visita aos doentes em Hospitais ( Mateus 9: 12 )
- Fazer Evangelismo Domingo à Tarde ( Mateus 9: 13 )
- Fazer Vigília uma vez por mês de 22:00h até às 06:00h ( Atos 20: 7 a 11 )
- Etc

Mateus
9.13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

“Misericórdia quero e não sacrifício”
Fica claro que as palavras de JESUS sobre misericórdia estão relacionadas, por exemplo, na relação acima;
Fica claro que as palavras de JESUS sobre sacrifício estão relacionadas, por exemplo, quanto a sacrifício de tolos;
Fica claro que Suas palavras para segui-lo no Seu exemplo de Sacrifício tem o sentido figurado e voltado para o Sacrifício na Salvação de Almas, como Ele se Sacrificou pelas nossas Almas, conforme Mateus 10: 38:

Mateus 10.38 =  e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim.
Um leitor apressado e com espírito crítico certamente entenderia como contradição a afirmação de Jesus sobre Mateus 9: 13 e Mateus 10: 38.
Precisa ficar entendido que em Mateus 9: 13 Jesus diz: “E NÃO SACRIFÍCIO” , isto é, sacrifício inútil – de tolos.
Precisa ficar entendido que em Mateus 10: 38 Jesus Profetiza a Sua morte na Cruz como cumprimento de Seu Sacrifício, pois Ele ainda não tinha sido Sacrificado, e afirma que o verdadeiro Sacrifício Pessoal tem um significado metafórico de Cruz.
Quanto ao sacrifício estimulado pela Doutrina da Prosperidade deve o Cristão ficar atento para não ser envolvido por àqueles profetizado em 2ª Pedro 2: 3;

2 Pedro
2.3   também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.
A Prosperidade é uma bênção de Deus, porém, por conseqüências, e não por força e violência.
O Dom da Prosperidade está  relacionada com a afirmação de Salmos 37: 25 = “Fui moço, e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão”. Este é o princípio básico que norteia a vida próspera na saúde, nas finanças no ‘Corpo de Cristo” – A Igreja;
A Prosperidade  para quem se esforça é uma realidade. A realidade é ser um bom e sistemático cooperador na Obra de Deus, conforme Mateus 6: 33;
6: 33 = “ Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas”.

O Dom da Prosperidade não  é um instrumento de riqueza, mas sim, de abundância, de progresso material e espiritual
Quanto ao Dízimo e Ofertas devem ser praticados por consciente Amor à Obra de Deus gerando um Tesouro no Céu, e não com a intenção de instrumento de retorno capitalizante; 

Mateus
6.19   Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; (ATENÇÃO LERAM DIREITINHO?)
6.20   mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;   (AGORA ENTENDEM O TESOURO QUE DEVEMOS ACUMULAR?)

O SACRIFÍCIO ENIGMÁTICO E METAFÓRICO

Mateus 10: 38
10.38   e quem não toma a sua cruz e vem após mim não  é digno de mim.
A Cruz tem sentido metafórico = Figura de Linguagem de sentido Teológico, em relação ao Sacrifício figurado na Cruz de Cristo, que o Cristão está sujeito a levar, para a Salvação de sua Alma e para alcançar outras Almas, como afirmou Jesus em Mateus 10: 38.
As referências a seguir contextualizam-se com Mateus 10: 38  = Mateus 16: 24; Marcos 8: 34; Lucas 9: 23; Lucas 14: 27.

ATENÇÃO:
Em Mateus 10: 38 e demais referências Jesus está falando de Cruz quando ainda não havia sido Crucificado. Não deixa dúvidas que estava Profetizando sobre Sua Missão e  Morte. Da mesma forma como os Discípulos não perceberam este detalhe, muitos hoje não estão percebendo a importância desse parâmetro Profético de Mateus 10: 38, estabelecido por Jesus para os Seus seguidores.

O Sacrifício Enigmático e Metafórico de Cruz é aquele que alguém sofre por força do cumprimento da PALAVRA DE DEUS , sendo que o Sacrifício tem como metáfora o sentido que Jesus experimentou como ser humano Pregador passando pela Sua Prisão, Julgamento, Suplício, Escárnio, e Morte.



GRAÇA, MILAGRE  E  FÉ
Graça é favor imerecido. É a ação e manifestação de Atributos de Deus.
A Graça se manifesta principalmente pela Bondade, Amor, Misericórdia de Deus.

João
3.16   Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João
1.14   E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
“cheio de graça” = Cheio da ação e manifestação dos Atributos de Deus; Jesus é a maior ação e manifestação da Graça de Deus.

Milagre é uma manifestação do Amor de Deus  pela Graça e pela Fé.
Efésios
2.8   Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
Milagre é um acontecimento por ação Divina que ultrapassa os limites das Leis Naturais, por estarem essas Leis sob o Seu Poder que as estabeleceu.


FÉ:

Hebreus
11.1   Ora, a fé  é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.
Exemplo de Milagre pela Fé = A Cura da Mulher do Fluxo de Sangue não deixa a menor dúvida (  Mateus 9: 20 a 22 );

Exemplo de Milagre pela Graça = O Principal é a Salvação – PELA GRAÇA SOIS SALVOS ( Efésios 2: 8 ); Muitos são os Milagres pela Graça relatados pela Bíblia, tais como, A Passagem pelo Mar Vermelho; As Codornizes; o Maná, Etc… de iniciativa providencial de Deus;

Exemplos de Milagres pela Graça e pela Fé :
- A Graça de Deus alcançou Abraão que pela Fé não hesitou em obedecer-Lhe desde Harã até o Monte Muriá, por exemplo ( Gênesis 12: 1  4 );

- A Graça de Deus alcançou Paulo que pela Fé não hesitou obedecer-Lhe desde a Estrada de Damasco até sua morte em Roma ( Atos 9: 1 a 18 )

Tanto Abraão como Paulo estavam na contramão da vontade de Deus quando foram alcançados pela Graça, porém, ambos eram possuidores de uma inabalável FÉ, que foi ajustada na vontade de Deus.
Graça de Deus é manifesta desde a Fundação do Mundo. ( João 17: 24 ; 1ª Pedro 1:20; Apocalipse 13:8 )

Teologicamente, a Igreja como Corpo de Cristo teve início no dia de Pentecostes, quando da manifestação do Espírito Santo sobre os Membros participantes daquela reunião, marcando o início do Período da Graça para a Igreja de Cristo ( Atos 2: 1 a 13 );



A FÉ,  deve estar alicerçada no Único e Verdadeiro Deus - Onisciente, Onipotente e Onipresente.
Nossa Sagrada Umbanda é monoteista, acreditamos num Único Deus, com seus Tronos, nossos também Sagrados Orixás e toda suas hierarquias.


Todo este texto acima tem por finalidade mostrar que nossa Sagrada Umbanda é atenta com o respeito das coisas de Deus, procurando entender os "por ques", através de estudo e aprofundamentos das Histórias, Culturas, Credos do Povo.  Nunca seremos os donos da verdade, mas procuraremos sempre fazer parte dela.  Temos obrigações de respeitar nossos Irmãos sejam eles de qualquer religião, "Segundo a edição de 2001 da World Christian Encyclopedia existem 33 830 denominações cristãs. Desde a Reforma o cristianismo é dividido em três grandes ramos:

Catolicismo romano: composto pela Igreja Católica Apostólica Romana (que inclui as Igrejas Orientais de rito católico) e que hoje congrega o maior número de fiéis;

Ortodoxia: origináŕia da primeira grande cisma cristã é constituída por duas grandes igrejas ortodoxas - a grega e a russa - que apresentam algumas diferenças entre si, nomeadamente a língua usada na liturgia. Há ainda um terceiro ramo, a igreja de rito Copta, que surgiu no Norte de África;
Protestantismo: originária da segunda grande cisma cristã (Reforma Protestante), no século XVI, e engloba grande número de movimentos e igrejas distintos. Atualmente o movimento protestante está dividido em três vertentes:
Igrejas Históricas: resultado direto da reforma protestante. Destacam-se nesta vertente os luteranos, anglicanos , presbiterianos e batistas.
Igrejas Pentecostais: originárias em movimento do início do século XX é baseando na crença na presença do Espírito Santo na vida do crente através de sinais, denominados por estes como dons do Espírito Santo, tais como falar em línguas estranhas (glossolalia), curas, milagres, visões etc. Destacam-se nesta vertente a Igreja Assembléia de Deus e a Igreja do Evangelho Quadrangular.
Igrejas Neopentecostais: originárias na segunda metade do século XX de dissidências das igrejas pentecostais. Destacam-se nesta vertente a Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Apostólica Renascer em Cristo, Igreja Internacional da Graça de Deus, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, Igreja Evangélica Cristo Vive, Missão Cristã Pentecostal e Igreja Pentecostal de Nova Vida.
Além desses três ramos majoritários, ainda existem outros segmentos minoritários do Cristianismo. Em geral se enquadram em uma das seguintes categorias:

Para-protestantismo: são doutrinas surgidas após a Reforma Protestante cujas bases derrogam as de todas as outras tradições cristãs, basicamente tendo como ponto em comum apenas a crença em Jesus Cristo. A maioria deles não se considera propriamente "protestante". Nesta categoria estão enquadrados os Mórmons, a Igreja Adventista do Sétimo Dia e as Testemunhas de Jeová, entre outras denominações.

Cristianismo primitivo: são as igrejas cujas bases são anteriores ao estabelecimento do catolicismo e da ortodoxia. É o caso das igrejas não-calcedonianas e da Igreja Assíria do Oriente (Nestoriana).
Cristianismo esotérico: é a parte mística do Cristianismo, e compreende as escolas cristãs de mistérios. A este ramo pertence o Gnosticismo e o Rosacrucianismo.
Espiritismo: para uma parte dos seus seguidores no Brasil o movimento espírita inspirado em Kardec, também denominado de kardecismo, é abordado como uma nova forma de cristianismo. Inclusive, um dos seus livros fundantes é denominado de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Esse livro apresenta uma reinterpretação de aspectos da filosofia e moral cristã. Outros dos seguidores do espiritismo não aceitam esta relação e consideram que o espiritismo é efetivamente uma nova religião. 


A Umbanda, Religião de grande importância, religião brasileira já entrando no contexto mundial, pois já está sendo ramificada pelos Continentes, encontramos Casas no Japão, Espanha, Itália, Portugal, Peru, Bolívia, Argentina, etc. Apesar dos brasileiros ainda não se postarem com veracidade nas respostas dos Sensos, já temos conhecimento que os Umbandistas representam 26% das religiões no país. Muitas pessoas começam assumir a Umbanda como Religião mesmo, quando antes se posicionavam como Católicos não praticantes, porém vinham toda semana "bater cabeça" na Umbanda ou "Saravá" nas Roças de Candomblé, buscando o Axé por Amor já em vez de pela Dor como muitos procuravam e ainda procuram.  Umbanda é Amor e muitas vezes até tratamento de choque para as pessoas que necessitam abrir os olhos e se situarem, perceberem o quanto estão fazendo mal a sí,  teimando, insistindo nos erros, nos vícios,  nas tentativas equivocadas de uma profissão que não trazem nem conforto, nem crescimento social,profissional, muito menos financeiro.  As religiões tem como finalidade trazer respaldo energético, vibracional, mas cabe às pessoas darem seus passos, potenciar as mudanças.  Triste ver pessoas envelhecendo reclamando das situações, de pessoas  e não procurando tomar desições, esperando cair do céu o que tem que vir da próprias ações e escolhas.


Deus abençoe a todos, Saravá Freterno e Amigo

Fontes de estudo e pesquisa e valiosas informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristianismo e www.assuntospolemicosdabiblia.com





























"SAGRADA UMBANDA RESPEITA TODAS  UMBANDAS, TODOS AS ROÇAS DE CANDOMBLÉ. RESPEITAMOS AS DIVERSIDADE RELIGIOSA E DIVERSIDADE E PRECEITOS, DÓGMAS, LITURGIAS, RITUALÍSTICAS DE CADA RELIGIÃO."




UOL Busca http://www.youtube.com/watch?v=QWp9syw9Vfk


NO "SUPER POP", PROGRAMD E TELEVISÃO UM ASSUNTO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA NÓS UMBANDISTAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela participação. Deus lhe abençoe.