SEJA MUITO BEM-VINDO À SAGRADA UMBANDA !

" R E L I G I Ã O --- C I Ê N C I A --- A R T E --- F I L O S O F I A --- E --- A M O R "

domingo

HIERARQUIA DOS EXUS - NOSSOS GUARDIÕES

HIERARQUIA  DOS  EXUS


Vamos conhecer a hierarquia do Exus - Espíritos trabalhadores que atuam como Guardiões, soldados , com funções diversas como protetores, componentes de equipes de ataques às Forças Trevosas e a Legiões de Espíritos desviados das Leis de Deus, entre outras.


Os Exus, estão também, divididos em hierarquias. Onde temos Exus muito ligados aos Orixás Menores até aqueles Exus ligados aos trabalhos mais próximos às trevas.

Os exus dividem-se hierarquicamente, em três planos ou três ciclos e em sete graus.

A divisão está formada "de cima para baixo" :



- TERCEIRO CICLO

Contém o Sétimo, Sexto e Quinto graus

Neste Ciclo, encontramos os


Exus Coroados : são aqueles que tem grande evolução, já estão nas funções de mando. São os chefes das falanges. Recebem as ordens diretas dos chefes de legiões da Umbanda. Pouco são aqueles que se manifestam em algum médium. Apenas alguns médiuns, bem preparados, com enorme missão aqui na Terra, tem um Exu Coroado como o seu guardião pessoal. São os guardiães chefes de terreiro. Não mais reencarnam, já esgotaram há tempos os seus karmas.


Sétimo Grau - Estão os Exus Chefe de Legião e para cada Linha da Umbanda, temos Um Exu no Sétimo Grau, portanto, temos Sete Exus Chefes de Legião

Sexto Grau - Estão os Exus Chefes de Falange. São Sete Exus Chefes de Falange subordinados a cada Exu Chefe de Legião, portanto, temos 49 Exus Chefes de Falange.

Quinto Grau - Estão os Exus Chefes de Sub-Falange. São Sete Exus Chefes de Sub-Falange subordinados a cada Exu Chefe de Falange, portanto, são 343 Exus Chefes de Sub-Falange.







- SEGUNDO CICLO
Contém o Quarto Grau


Exus Cruzados ou Batizados : são subordinados dos Exus Coroados. Já tem a noção do bem e do mal. São os exus mais comuns que se manifestam nos terreiros. Também, tem funções de sub-chefes. Fazem parte da segurança de um terreiro. O campo de atuação destes exus está nas sombras (entre a Luz e as Trevas). Estão ainda nos ciclos de reencarnações.

Quarto Grau - Estão os Exus Chefes de Agrupamento. São Sete Exus Chefes de Agrupamento e estão subordinado a cada Exu Chefe de Sub-Falange, portanto, são 2401 Exus Chefes de Agrupamento.







- PRIMEIRO CICLO


Contém o Terceiro, Segundo e Primeiro Graus

Temos dois tipos de Exus neste ciclo :



Exus Espadados - São subordinados do Exus Cruzados. O seu campo de atuação encontra-se entre as sombras e as trevas.






Exus Pagãos - São subordinados aos exus de nível acima ( Aos Exus Espadados ). Já os Exus Pagões são aqueles que não tem distinção exata entre o bem e o mal. São conhecidos, também como "rabos-de-encruza". Aceitam qualquer tipo de trabalho, desde que se pague bem. Não são confiáveis, por isso.

São comandados de maneira intensiva pelos Exus de hierarquias superiores. Quando fazem algo errado, são castigados pelos seus chefes, e querem vingarem-se de quem os mandou fazer a coisa errada.

São ex-kiumbas, capturados e depois adaptados aos trabalhos dos Exus, (Escravizados até chegarem a evolução de entenderem e evoluirem subindo de postos conforme própria evolução).

O campo de atuação dos Exus Pagãos, é as trevas. Conseguem se infiltrar facilmente nas organizações das trevas.

São muito usados pelos Exus dos níveis acima, devido esta facilidade de penetração nas trevas.


Terceiro Grau - Estão os Exus Chefes de Coluna. São Sete Exus Chefes de Coluna e estão subordinados a cada Exus Chefes de Agrupamento, portanto, são 16807 Exus Chefes de Coluna.


Segundo Grau - Estão os Exus Chefes de Sub-Coluna. São Sete Exus Chefes de Sub-Coluna e estão subordinados a cada Exu Chefe de Coluna, portanto, são 117649 Exus Chefes de Sub-Coluna.


Primeiro Grau - Estão os Exus Integrantes de Sub-Colunas e são milhares de espíritos nesta função.


 Fonte: http://umbanda.cbj.net
Com adpatação de Ysaiias Pintto Sacerdote da Sagrada Umbanda Original - SJC - " Congá Sagrado Pai Serafim do Congo Cacique Pena Branca e Ogum de Ronda "






*Esses números nos foram passados a algumas dezenas de anos, com certeza as Legiões aumentam como a nossa população.






"NÓS UMBANDISTAS BRINCAMOS QUE ALGUMAS RELIGIÕES DEVERIAM COLOCAR ESTÁTUAS DE  GRANDE PORTE , PARA HOMENAGEAREM ALGUNS EXUS COMO SR. TRANCAS RUAS, SRa. POMBAGIRA COMO DONA MARIA PADILHA E SR. EXU CAVEIRA, POIS TANTO QUE USAM ERRONEAMENTE SEUS NOMES, QUANDO SEM MESMO SABEREM DÃO OPORTUNIDADE DE CHOQUE ANÍMICO À ESPIRITOS SOFREDORES, ZOMBETEIROS, KIUMBAS  QUE MUITAS VEZES USAM OS NOMES DOS SAGRADOS GUARDIÕES DA LEI MAIOR DE DEUS,  OU AINDA ESSE ESPIRITOS ATRAZADOS SÃO BATIZADOS COM NOMES DE VERDADEIROS GUARDIÕES, PELOS RELIGIOSOS EQUIVOCADOS, QUANDO NÃO OCORREM VERDADEIROS SHOWS DE MISTIFICAÇÕES POR PESSOAS QUE A ISSO SE PRESTAM...... O DURO VAI SER QUANDO FOREM DEPARAR REALMENTE COMO SENHORES EXUS GUARDIÕES....  LEMBRANDO QUE AO DESENCARNAR  POR VEZES O PRIMEIRO QUE REENCONTRAMOS (POIS REENCARNAMOS NÃO [E MESMO?) É O SENHOR EXU EXECUTOR, UM DOS SAGRADOS DA FALANGE DO SR. EXU CAVEIRA.  AGORA ENTENDEM POR QUE AQUELA IMAGEM TÃO USADA PELO MUNDO TODO, DE UMA CAVEIRA COM CAPA, CAPUZ  E UMA FOIÇE QUE USAM PARA REPRESENTAR À MORTE.   LHES APRESENTO:  SR. EXU EXECUTOR, AQUELE QUE ACOMPANHA SEU DESENCARNE E LHE ESCOLTA CASO SEJA POR LIVRE ARBÍTRIO ACOMPANHAR SEU CORPO FÍSICO AO CAMPO SANTO, OU POR FORÇA DA PRÓPRIA SEMEADURA DO DESENCARNANTE, COM SEUS ATOS NEGATIVOS.  MUITOS SÃO OS MISTÉRIOS, POUCOS OS REVELADOS..... APROVEITEMOS OS REVELADOS PARA SAIRMOS DAS ENCRUZILHADAS DAS DÚVIDAS E DE CONDUTAS AINDA EM TEMPO.   SARAVÁ FRATERNO E AMIGO."
Ysaiias Pintto Sacerdote 
















































Ysaiias Pintto Sacerdote - Congá Sagrado Pai Serafim do Congo - Cacique pena Branca e Ogum de Ronda - SJC



6 comentários:

  1. Excelente a sistematização deste texto. Para mim, que estou aprendendo, bastante elucidativo e didático. E que Deus abençoe os exus, nossos guardiões...

    ResponderExcluir
  2. Malvadeza excelente abordagem estou aprendendo bastante

    ResponderExcluir
  3. só li agora, mas tudo tem tempo certo e pelo que sei nunca existirá coisas do passado neste caminho...sou grato...paz e luz...sambalyadê

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela participação. Deus lhe abençoe.