SEJA MUITO BEM-VINDO À SAGRADA UMBANDA !

" R E L I G I Ã O --- C I Ê N C I A --- A R T E --- F I L O S O F I A --- E --- A M O R "

quarta-feira

BODE EXPIATÓRIO - Texto de José Castellani - OUTRO ESCLARECIMENTO

POBRE BODE !

Quando não usado para ser confidente, vira bode expiatorio. O bode expiatório era um animal que era apartado do rebanho e deixado só na natureza selvagem como parte das cerimônias hebraicas do Yom Kippur, o Dia da Expiação, a época do Templo de Jerusalém. Este rito é descrito na Bíblia no livro do Levítico.

Na Torá
Dois bodes eram levados, juntamente a um touro, ao lugar de sacrifício, como parte dos Korbanot do Templo de Jerusalém. No templo os sacerdotes sorteavam um dos bodes. Um era queimado em holocausto no altar de sacrifício com o touro. O segundo tornava-se o bode expiatório, pois o sacerdote punha suas mãos sobre a cabeça do animal e confessava os pecados do povo de Israel. Posteriormente, o bode era deixado ao relento na natureza selvagem, levando consigo os pecados de toda a gente, para ser reclamado pelo anjo caído Azazel.

A visão cristã
Na teologia cristã, a história do bode expiatório no Levítico é interpretada como uma prefiguração simbólica do auto-sacrifício de Jesus, que chama a si os pecados da Humanidade, tendo sido expulso da cidade sob ordem dos sacerdotes. Tipologicamente o Bode Expiatório é a figura do Mashiach, que fora enviado ao Deserto para ser tentado pelo Diabo.

Outra visão muito popular no cristianismo compreende que os dois bodes são símbolos de Cristo e Satanás, uma vez que a expiação propriamente dita se realiza com a morte do primeiro bode e como não existe expiação sem "derramamento de sangue" (Hebreus 9:22,23), não há expiação pela morte do segundo bode, que apenas é levado para o deserto e morre à míngua. Ele representa Satanás (ou Azazel, seu braço direito, um demônio do Deserto) que é enviado ao abismo por 1000 anos, onde refletirá sobre a obra maléfica que realizou contra os seres humanos. Por isso é o bode emissário. Cristo, que realizou o sacrifício completo pelos pecados da humanidade na cruz, é quem carrega nossos pecados, quem paga nossas dívidas, ele é o bode expiatório!

Sentido figurado do termo
Em sentido figurado, um "bode expiatório" é alguém que é escolhido arbitrariamente para levar (sozinho) a culpa de uma calamidade, crime ou qualquer evento negativo (que geralmente não tenha cometido). A busca do bode expiatório é um ato irracional de determinar que uma pessoa ou um grupo de pessoas, ou até mesmo algo, seja responsável de um ou mais problemas sem a constatação real dos fatos.

A busca do bode expiatório é um importante instrumento de propaganda. Um clássico exemplo são os judeus durante o período nazista, que eram apontados como culpados pelo colapso político e pelos problemas econômicos da Alemanha.

Os grupos usados como bodes expiatórios foram (e são) muitos ao longo da História, variando de acordo com o local e o período.

Atualmente, o uso de bodes expiatórios é cada vez mais combatido e, quando esta tendência é levada ao seu extremo, podem ser criadas regras sociais de controle da linguagem, como no caso do politicamente correto.

[O BODE NA MAÇONARIA] -> Desmistificando o Bode da Entidade
Dentro da nossa organização, muitos desconhecem o nosso apelido de bode. A origem desta denominação data do ano de 1808. Porém, para saber do seu significado temos necessidade de voltarmos no tempo. Por volta do III ano d.C. vários Apóstolos saíram para o mundo a fim de divulgar o cristianismo. Alguns foram para o lado judaico da Palestina. E lá, curiosamente, notaram que era comum ver um judeu falando ao ouvido de um bode, animal muito comum naquela região. Procurando saber o porquê daquele monologo foi difícil obter resposta. Ninguém dava informação, com isso aumentava ainda mais a curiosidade dos representantes cristãos, em relação aquele fato. Até que Paulo, o Apóstolo, conversando com um Rabino de uma aldeia, foi informado que aquele ritual era usado para expiação dos erros. Fazia parte da cultura daquele povo, contar alguém da sua confiança, quando cometia, mesmo escondido, as suas faltas, ficaria mais aliviado junto a sua consciência, pois estaria dividindo o sentimento ou problema.´

Mas por que bode? Quis saber Paulo. É por­que o bode é seu confidente. Como o bode nado fala, o confesso fica ainda mais seguro de que seus segredos serão mantidos, respondeu-lhe o Rabino. A Igreja, trinta e seis anos mais tarde, introduziu, no seu ritual, o confessionário, juntamente com o voto de silêncio por parte do padre confessor - nesse ponto a história não conta se foi o Apóstolo que levou a idéia aos seus superiores da Igreja, o certo é que ela faz bem à humanidade, aliado ao voto de silêncio, 0 povo passou a contar as suas faltas.

Voltemos em 1808, na França de Bonaparte, que após o golpe dos 18 Brumários, se apresentava como novo líder político daquele país. A Igreja, sempre oportunista, uniu-se a ele e começou a perseguir todas as instituições que não governo ou a Igreja. Assim a Maçonaria que era um fator pensante, teve seus direitos suspensos e seus Templos fechados; proibida de se reunir. Porém, irmãos de fibra na clandestinidade, se reuniram, tentando modificar a situação do país. Neste período, vários Maçons foram presos pela Igreja e submetidos a terríveis inquisições. Porém, ela nunca encontrou um covarde ou delator entre os Maçons. Chegando a ponto de um dos inquisidores dizer a seguinte frase a seu superior: - “Senhor este pessoal (Maçons) parece BODE, por mais que eu flagele não consigo arrancar-lhes nenhuma palavra”. Assim, a partir desta frase, todos os Maçons tinham, para os inquisidores, esta denominação: “BODE” - aquele que não fala, sabe guardar segredo.

Texto: JOSÉ CASTELLANI
Fonte:https://www.facebook.com/groups/listamaconica/?ref=ts&fref=ts
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bode_expiatório


VISITE: http://sagrada-umbanda.blogspot.com.br/




Sacrifício de Animais
Por deldebbio em 1 de junho de 2012

Sempre que falamos de “Sacrifício de Animais”, nos vem à cabeça a imagem de satanistas malignos torturando e matando gatos ou então "macumbeiros" bebendo cachaça e fumando charutos, torturando e matando bodes e galinhas à torto e à direito sem critério nenhum… pastores evangélicos e a mídia católica usam e abusam de mentiras e estereótipos para jogar a opinião pública contra as religiões afros, tentando ligar rituais de magia negra a seus cultos. No caso de animaizinhos, é pior ainda, porque usa da boa fé das pessoas que se comovem com o “sofrimento animal” para usá-las como massa de manobra religiosa.
A questão é muito ampla e seria bom separar todas as variáveis, para que você não seja manipulado pela mídia e pelas igrejas pseudo-evangélicas da próxima vez que assistir a um noticiário na Rede Record a respeito de algum “ritual satânico”.

Em primeiro lugar, vamos separar todos os nomes e todas as possíveis variáveis:

1) Umbanda – Na Umbanda, não há sacrifícios de NENHUM tipo de animal em NENHUMA circunstância. Se a matéria jornalistica menciona qualquer morte, então NÃO É UMBANDA. Entendeu? Foi difícil? Quer que eu desenhe?

2) Candomblé – No Candomblé existem as Obrigações, nos quais os animais são “sacro-oficiados” para um Orixá. No candomblé, esta parte do ritual, denominada de sacrifício, não é propriamente secreta; porém não se realiza senão diante de um reduzido número de pessoas, todos fiéis da religião ou convidados.
Quem faz o sacrifício é um sacerdote treinado e especializado, chamado Axogun, ou Azogun ou Azogue (da onde vem nossa palavra “Açougue”) que tem uma função extremamente importante na hierarquia do templo. O Axogun não pode deixar o animal sentir dor ou sofrer de maneira nenhuma, porque senão a oferenda não seria aceita pelo Orixá.
O objeto do sacrifício, que é sempre um animal, muda conforme o Orixá ao qual é oferecido; trata-se, conforme a terminologia tradicional, ora de um animal de duas patas, ora de um animal de quatro patas (galinha, pombo, bode, carneiro, pato…)

Esse sacrifício não é apenas uma oferenda aos Orixás. Todas as partes do animal vão servir de alimento, nada é jogado fora. O couro do animal é usado para encourar os atabaques, o animal inteiro é limpo e cortado em partes; algumas partes são preparadas para os Orixás e o restante é destinado aos demais. Normalmente há uma festa no dia seguinte (o sacrifício é feito durante a madrugada e as carnes preparadas durante a manhã para serem servidas no almoço – COZINHADAS (tem de explicar tudo, porque vai que algum tosco acha que servem as carnes cruas?)). TUDO é aproveitado: até a porção oferecida aos Orixás é posteriormente distribuída entre os filhos da casa como o inché do Orixá.
É usada para confraternização: unem-se os filhos a comer com o pai ou mãe, havendo repartição do Axé gerado pelo Orixá. (após algum tempo que a comida esteja no Peji ela fica impregnada pela energia do Orixá que está imantando aquela festividade).


O sacrifício no candomblé é a renovação do Axé, feito uma vez por ano para cada Orixá da casa ou em circunstâncias especiais.
Os animais usados nestas festas geralmente são criados em granjas e fazendas próprias, livres e com cuidados especiais. Neste aspecto, não há absolutamente NENHUMA diferença entre um fazendeiro mandar matar um boi para alimentar sua família em um churrasco de alguma celebração e o ato do Sacrifício no Candomblé. Na realidade, AMBAS as cerimônias possuem uma raiz ancestral comum.

3) Quimbanda – A Quimbanda é a ramificação da Umbanda na qual atuam predominantemente os Exus e Pombagiras, também chamados de “Guardiões” ou “Povo de Rua”. Eles fazem uso das chamadas “Forças de Esquerda”, a Coluna do Rigor na Árvore da Vida, o que não significa que sejam malignos. A Quimbanda está contida na Umbanda, para entenderem é pela Quimbanda que se é aplicada a Lei Divina, não diria os pagamentos, mas os reajustes Karmicos.  A Quimbanda não atua por si, mas por determinação da Lei e Ordem.

4) Satanismo – Satanismo LaVeyano não envolve nenhum tipo de adoração ou sacrifício, usando “Satã” como um símbolo dos valores carnais e terrenos, inerentes à natureza humana. Anton LaVey fundou a primeira e maior organização de suporte religioso, a Church of Satan (Igreja de Satã) em 1966, e escreveu as crenças e práticas satanistas publicadas sob o título de The Satanic Bible (A Bíblia Satânica) em 1969.
Em A Bíblia Satânica, Anton LaVey descreve Satã como uma força motivadora e balanceadora na natureza. Satã também é descrito como “A Chama Negra”, representando a personalidade e os desejos mais íntimos da pessoa. Satã é visto como um sinônimo da natureza e, metaforicamente, com certos conceitos de um deus ou divindade suprema. Em seu mais importante ensaio, Satanism: The Feared Religion (Satanismo: A Religião Temida), o atual líder da Igreja de Satã, Peter H. Gilmore, deixa isso bem claro:

“Os satanistas não acreditam no sobrenatural, nem em Deus e nem no Demônio. Para o satanista, ele é seu próprio Deus. Satã um símbolo do homem vivendo da forma como dita sua natureza carnal e magnífica. A realidade por trás de Satã é simplesmente a força obscura e evolucionária da entropia que permeia toda a natureza e dá os meios para a sobrevivência e propagação inerente a todas as coisas vivas. Satã não é uma entidade consciente a ser adorada, mas uma reserva de poder dentro de cada ser humano para ser tomada à vontade. Assim, qualquer conceito de sacrifício é rejeitado como uma aberração cristã — no Satanismo não há divindades por quais se sacrificar”.

Basicamente, são quase ateus somados a uma crítica pesada aos hipócritas cristãos mas, como vocês podem ver, sem sacrifícios.

5) Voodoo – O Voodoo verdadeiro é muito parecido com o Candomblé, com a diferença que, como nas colônias caribenhas as famílias de escravos eram mantidas unidas, a mitologia e o folclore são mais organizados, sem a necessidade do sincretismo que houve no Brasil. No Voodoo, o templo é chamado Honfour e o sacerdote é chamado de Hougan e trabalha com os Iwas (espíritos). A divindade criadora é chamada de Bondye (“Bom Deus”) e os principais Iwas são papa Legba, Erzuli, Ogou, Azaka, Marasa, Guede, Baron Samedi e outros, todos com correspondência direta com os nossos orixás e linhas de trabalho (farei uma Árvore da Vida sobre o Voodoo em breve). O único sacrifício que existe é feito em festas, nos mesmos moldes que o Candomblé. Os animais são mortos para que sua carne seja consumida nas festividades, sem desperdícios.

Resquícios dos antigos rituais de sacrifício animal ainda são evidentes em muitas culturas, como nas touradas ibéricas, o Kapparos no Yom Kippur, ou aos procedimentos de abate ritual como o Shechita no Judaísmo, o Dabihah no Islamismo e o Korbania na Igreja Ortodoxa Grega. Todos estes procedimentos, porém, incluem o consumo dos animais como alimento. Trata-se de dedicar aquela morta ao Plano Espiritual, respeitando e valorizando a vida daquela criatura que irá nos nutrir…

Isto colocado, agora começam as tosquices:

3) Kiumbanda ou Magia Negra – São grupos muito pequenos e, por razões óbvias, se mantém escondidos. Leis vindas de evangélicos e ateus não vão detê-los. É tão ridículo quanto achar que criminosos vão entregar suas armas em campanhas de desarmamento. Na Kiumbanda, os magos usam sacrifício de animais em magia negra, utilizando-se da energia e da dor (carga emocional primitiva) para ativar os rituais. Funciona da seguinte maneira. Nos terreiros deste tipo estão os chamados Eguns, ou “fora-da-lei” que trabalham como mercenários, vampirizando a energia vital dos seguidores dos cultos. Ai existe uma espécie de “troca”. Dão algum poder para o chefe (que, na verdade, é só o escravo que arruma mais escravos para a seita) como amarrações, feitiços de proteção, ataques astrais e poderes mínimos enquanto sugam o que conseguem da energia. Os ditos “pais-de-santo” que fazem essas "macumbas" feitiçarias, para terceiros e ganham um dinheiro com isso… são basicamente o lixo do lixo astral. Como estas entidades não têm muito poder, precisam de sacrifícios para usar o poder das outras criaturas em seus feitiços e também pedem sacrifícios para usarem a energia para sobreviverem mais.
Estes são os responsáveis pelos restos de animais que vocês vêem nas encruzilhadas, resultados de magias de separação, amarrações ou ataques a outras pessoas. Normalmente são utilizados para alimentar kiumbas que, depois, vão fazer a separação do casal vítima dos feitiços.

4) Satanistas de Facebook – existem grupos de pessoas desequilibradas mentalmente que se consideram “satanistas” e alguns desses grupos até têm eguns e kiumbas como mentores (que sempre usam nomes pomposos como “rei”, “maioral do maiorais”, “chefe dos chefes”, etc.) e muitos usam nomes cheios de firula, como “Lineamento Universal Superior” ou “Ordem dos Filhos da Sabedoria” ou “Nova Ordem Mundial” mas que, na verdade, servem apenas como pilhas energéticas e escravos astrais para demônios mequetrefes. Muitas vezes, os chefes desses templos cobram mensalidades e ameaçam qualquer um que esteja lá de morte, destruição e um monte de baboseiras se não cumprirem suas ordens. Os membros desses grupos normalmente são pessoas fracas e desajustadas, que procuram algum tipo de “poder” mas acabam apenas servindo como carcaça comestível para os eguns. O satanista que me fez as ameaças patéticas, por exemplo, participa da matança de bodes (não é ele quem mata porque ele tem medo) e bebe sangue de galinha preta em seus rituais. É um pobre coitado vampirizado, mas, na cabeça dele, é um “grande mago negro”.
Estes grupos fazem sacrifícios em seus rituais, envolvendo sofrimento de animais.

5) Vodu pra Jacu – Também conhecido como “Vodu de Hollywood”. Este é o Vodu que não existe! No começo do século XIX, quando os negros começaram a se instalar no sul dos Estados Unidos, na região da Louisiana, a Igreja começou a demonizá-los, tal qual os evangélicos fazem hoje com a Umbanda. Alguns livros e textos foram lançados com mentiras e bizarrices sobre as práticas dos negros, que incluíam bonecos com espetos, crânios, caveiras, zumbis, negros pintando caveiras no rosto, tarots e sacrifícios de todos os tipos. É uma miscelânea de maluquices de vilões de filme do 007 que não se parece em nada com o verdadeiro Hoodoo ou Voodoo.
O problema com isso é que muito traficante, para manter um aspecto sinistro e “sobrenatural” em suas organizações, utilizou-se destas mentiras midiáticas para encobrir assassinatos de rivais ou de desafetos com um verniz “religioso”, para incutir terror nos supersticiosos.
Isso é mais comum na América Central e Sul dos Estados Unidos. Ainda não temos coisas assim aqui no Brasil e, de qualquer jeito, eles não matam animais, só membros de outras gangues…

Existem doentes mentais que sacrificam animais para magia negra? SIM. O que não podemos fazer é sermos manipulados pela mídia para ligar estas mortes à religiões afro-brasileiras bem estabelecidas, como querem seus detratores.

Fonte:http://www.deldebbio.com.br-Teoria/ da Conspiração-O que eles não gostariam que você soubesse...



 




 


"SAGRADA UMBANDA , UMBANDA SÉRIA PARA PESSOAS SÉRIA, ONDE O ÚNICO SACRIFÍCIO É CRESCER PELO EXERCÍCIO DO AMOR AO PRÓXIMO E A SÍ".

"SAGRADA UMBANDA RESPEITA A VIDA SEJA ELA QUAL FOR"

"SAGRADA UMBANDA RESPEITA A MÃE NATUREZA, NA NATUREZA SOMENTE O QUE FOR NATURAL"

"SAGRADA UMBANDA RESPEITA O LÍVRE ARBÍTRIO DE TODOS IRMÃOS"

"SAGRADA UMBANDA NÃO TE TRÁZ EMPREGO, NÃO LHE TRAZ AMORES, NÃO REATA OU DESATA RELACIONAMENTOS, NÃO TE FAZ GANHAR DINHEIRO, NÃO VENDE IMÓVEIS E NEM FAZ NINGUÉM CONSEGUIR COMPRAR CASA OU CARRO, NÃO "CRIA" MÉDIUNS, NÃO PEDE PARA NINGUÉM SER UMBANDISTA, MAS SIM TORNAR-SE MELHOR. NÃO PEDE SEU SUADO DINHEIRO, NÃO COMERCIALIZA A RELIGIÃO, NÃO ARREGIMENTA MÃO DE OBRA, NÃO EXPLORA A FÉ E A DOR. E NÃO ESTÁ NEM AI COM OS COMENTÁRIOS QUE OS OUTROS FAÇAM, POR ELA SER ASSIM."

Ysaiias Pintto Sacerdote da Sagrada Umbanda Original - SJC.




Quando alguém afirma que Umbanda tenha Corte, respondo: 

ISSO NÃO É SAGRADA UMBANDA COMO FRISEI, ISSO PODE SER ´UMBANDA CRUZADA, UMBANDONBLÉ, UMBANDA TRAÇADA OU OUTRO TIPO  RELIGIÃO NO QUAL O RITO AFRO ESTÁ PRESENTE NA SUA FUNDAMENTAÇÃO. NA TERMONOLOGIA UMBANDA NÃO SE EXISTE CORTE, NÃO SOU EU QUE ESTOU DIZENDO ISSO, SÃO ESTUDIOSOS, SACERDOTES ADVINDOS COMO EU DA UMBANDA INICIAL DA UMBANDA PURA, ONDE NÃO TÍNHAMOS TAMBORES E OUTROS ASPECTOS RITUALISTICOS DAS RELIGIÕES ADVINDA DA MÃE AFRICA. 

NÃO SOU CONTRA NENHUMA ATIVIDADE DE OUTRAS CASAS, RELIGIÕES OU SEITAS. RESPONDO E TRAGO INFORMAÇÕES ALICERÇADAS E EMBAZADAS, EM ESTUDOS SÉRIOS. 

UMA UMBANDA QUE UTILIZE A MENGA, ÈJÈ, OU SEJA O SANGUE DE ALGUM ANIMAL,  COM CERTEZA DEVE TER SEU SACERDOTE COM FUNDAMENTAÇÃO E FORMAÇÃO SACERDOTAL DE NAÇÃO, OU SEJA TER A "MÃO DE FACA", SENSO ASSIM MESCLOU COM A UMBANDA QUE ENTROU E JÁ MUDOU-A PARA UMBANDA COM FUNDAMENTOS ADVINDO DE ALGUMA NAÇÃO. ENTÃO ESTÁ UMBANDA GANHA UMA NOVA IDENTIDADE, UMA DENOMINAÇÃO DIFERENTE.

CADA RELIGÃO QUE FAÇA AQUILO QUE ACREDITE. ISSO É DIVERSIDADE RELIGIOSA. MAS CADA UMA QUE BUSQUE ESCLARECER PELA VERDADE SEU RITUAL. CADA CASA TEM SEUS FUNDAMENTOS. NÃO EXISTE RITUAL CERTO OU ERRADO.  NÃO EXISTE MELHOR OU MAIOR.  EXISTE SIM EM QUALQUER ENTIDADE E TIRUAL SEJA DE QUALQUER RELIGIÃO AS INTENÇÕES  E AS PESSOAS. SEMPRE ESCLAREÇO NÃO EXISTIR MAGIA BRANCA OU NEGRA, EXISTE SIM MAGIA, QUEM DETERMINA  O BEM OU MAL É O MANIPULADOR E SUAS INTENÇÕES E A ESTA PESSOA E PESSOAS ENVOLVIDAS CABERÃO A RESPONSABILIDADE PELO ATO, PERANTE AS LEIS DE DEUS.

CASA DA SAGRADA UMBANDA DE PAI SERAFIM DO CONGO, CACIQUE PENA BRANCA E OGUM DE RONDA, NÃO SE TEM CORTE.  

NÃO ADMITIMOS SUJAR A MÃE NATUREZA COM NADA QUE NÃO SEJA NATURAL,OU SEJA NADA DE ISOPOR, PLÁSTICOS, GARRAFAS, ESPELHOS,ETC. 

NÃO UTILIZAMOS ORÁCULOS.  NÃO SE PERMITE DEMANDAS, NÃO TEM LEI DE SALVA, ISSO SÃO REGRAS, SÃO FUNDAMENTOS E  CONDUTA PERTINENTE AOS NOSSOS RITUAIS. 

YSAIIAS PINTTO - SACERDOTE E PRESIDENTE DA SAGRADA UMBANDA ORIGINAL - SJC - CONGÁ SAGRADO PAI SERAFIM DO CONGO, CACIQUE PENA BRANCA E OGUM DE RONDA - ENTIDADE FILIADA À U.F.U.C. DO BRASIL " UNIÃO FEDRAL DE UMBANDA E CANDOMBLÉ DO BRASIL





MAS QUANDO ALGUÉM COLOCA ASSIM:   -MAS A SAGRADA UMBANDA DE PAIS SERAFIM DO CONGO, CACIQUE PENA BRANCA e OGUM DE RONDA , É MAIS SAGRADA QUE ALGUMA OUTRA?  

RESPONDO:   - LÓGICO QUE NÃO, MAS É SEU NOME, SUA IDENTIDADE, POIS POR ESTE NOME CHEGARÁ AOS SEUS PRECEITOS, A SUA RAIZ. QUE  VEM LÁ DOS TEMPOS INICIAIS DA UMBANDA, QUANDO MÃE MARIA POLIDORO, NA CIDADE DE LORENA,  QUE TAMBÉM ERA CONHECIDA POR MÃE DOS POBRES, POR TANTAS ATIVIDADES CARITATIVAS E DE DOAÇÕES DE SI, DO TERREIRO PARA A COMUNIDADE DE LORENA-SP. 

TEMPO QUE A UMBANDA ERA PROIBIDA MAS MESMO ASSIM O EXÉRCITO BRASILEIRO, ATRAVÉS DOS SEUS MILITARES DE ALTA PATENTE , AMPARAVAM AS ATIVIDADES DA CASA ABENÇOADA  DE UMBANDA, QUE ATRAIA MULTIDÕES.  MARIA POLIDORO, MÃE DE MÃE TEREZINHA HOJE COM 86 ANOS (2013) AINDA ATIVA COMO SACERDOTISA E DIRIGENTE DA TENDA DE CABOCLA JANDIRA, MÃE MARIA CONGA E PRETO JOÃO. AMPARADOS POR PAI VELHO E Dr. ADÃO DOMINGOS, ENTIDADES ESPIRITUAIS ATUANDO A DEZENAS E DEZENAS DE ANOS, JUNTO A "CASA", EM LORENA E NA CIDADE DE JACAREÍ-SP.  MÃE TEREZINHA QUE PROPICIOU E AMPAROU O SACERDÓCIO DESTE QUE AQUI ESCREVE. CENTRO ABENÇOADO DE UMBANDA, QUE ESTE SACERDOTE  QUE ESCREVE AINDA DEDICA SEU AMOR E TRABALHO, PARALELAMENTE A MINHA CASA, SEMPRE QUE POSSO.   ESTA É PARTE DA  RAIZ DA SAGRADA UMBANDA DE PAI SERAFIM DO CONGO, CACIQUE PENA BRANCA E OGUM DE RONDA, POIS A OUTRA VEM LÁ DO TERREIRO DA PEDREIRA NASSAU ONDE, ODAIR SURIAN - DIRETOR DA PEDREIRA,  POR AMOR A UMBANDA FUNDOU  O CENTRO DE UMBANDA DE PAI PENA BRANCA,  QUE SE MANIFESTAVA NO MÉDIUM AMADO, SR. MARGARIDO DE SANTA ISABEL-SP. QUE TAMBÉM  VINHA DA UMBANDA TOCADA POR MÃE MARIA POLIDORO. MARGARIDO FOI  PADRINHO DESTE SACERDOTE QUE ESCREVE,QUE FORA NASCIDO NA UMBANDA E KARDECISMO, POIS A MAIS DE 40 ANOS ATRÁS, SE REALIZA GIRAS NUMA SEMANA E MESA BRANCA KARDECISTA NA OUTRA, NA CASA ONDE EU, YSAIIAS PINTTO SACERDOTE,  RESIDIA, NA CIDADE DE SANTO ANDRÉ-SP.
TIVE MINHA INICIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO AOS 12, PELAS MÃOS DE MARGARIDO E AOS 13 JÁ RECEBIA PAI SERAFIM DO CONGO E O CACIQUE PENA BRANCA QUE TAMBÉM JÁ SE  MANIFESTAVA. TIVE PASSAGENS POR OUTRAS CASAS, QUE NEM AO MENOS INDAGARAM OU TIVERAM CONHECIMENTO DO GRAU DE DESENVOLVIMENTO QUE ME ENCONTRAVA, MAS EXERCITEI MINHA HUMILDADE E PACIÊNCIA, COMO PAI SERAFIM DO CONGO, SEMPRE ME PEDIU.   PAI SERAFIM DO CONGO HÁ MUITOS ANOS, DETERMINOU A DATA EXATA DA FUNDAÇÃO DO PRIMEIRO TRABALHO E ASSIM FOI FEITO.  ESTA É A SAGRADA UMBANDA DE PAI SERAFIM DO CONGO, CACIQUE PENA BRANCA e OGUM DE RONDA. 


JÁ DEPAREI COM PESSOAS QUE SE SENTIRAM DESCONFORTADAS, POR ACHAR QUE PASSO UMA IMAGEM QUE A UMBANDA QUE TOCO SEJA MELHOR OU MAIS SAGRADA. ME ENTRISTECE ISSO POIS NUNCA DENEGRI OU EXALTEI A SAGRADA UMBANDA COMO MELHOR OU ALGO NESTE GÊNERO. MAS EXPLIQUEI QUE A UMBANDA TEM FUNDAMENTO, SEJA ELA QUAL FOR TEM FUNDAMENTO. E SE TIVER INFLUÊNCIA DE OUTRA COM PRECEITOS DE RELIGIÃO DE NAÇÃO (CANDOMBLÉ) OU TORÉ, PAJELANÇA, BATUQUE, MINA,  TERÁ SEU SOBRENOME, SÃO CONVENÇÕES QUE SE DERAM A DEZENAS E DEZENAS DE ANOS. 

INFORMEI  QUE A TERMINOLOGIA:  "SAGRADA UMBANDA" - DE PAI SERAFIM DO CONGO, CACIQUE PENA BRANCA e OGUM DE RONDA É UM NOME DE UM TIPO DE UMBANDA , OU SEJA DISTINGUE, IDENTIFICA O TIPO DE UMBANDA TOCADA. CADA CASA DE UMBANDA TEM SUA IDENTIDADE PRÓPRIA MAS ESTA LIGADA AO TIPO DE UMBANDA QUE SEJA. 

A SAGRADA UMBANDA, A UMBANDA DE ZÉLIO, A UMBANDA KARDECISTA, A UMBANDA DE MESA, A UMBANDA DE CABOCLO, A UMBANDA SAGRADA DE PAI SARACENI - DE PAI BENEDITO DE ARUADA, A UMBANDA DOS SETE RAIOS, A UMBANDA GUARACYANA, A AUMBHANDHÃ - UMBANDA EZOTÉRICA FUNDAMENTADA POR BABAJIANANDA, UMBANDA DO CONJUNTO DE LEIS DIVINAS, UMBANDA SENHORA DA LUZ VELADA, UMBANDA DE PAI GUINÉ. BEM COMO A UMBANDA ECLÉITCA MAIOR, UMBANDOMBLÉ OU TAMBÉM CHAMADA UMBANDA TRAÇADA, UMBANDA DE ALMAS E ANGOLA(TAMBÉM CHAMADA UMBANDA TRAÇADA COMO O UMBANDOMBLÉ), UMBANDA OMOLOCÕ, OU UMBANDA POPULAR QUE ENGLOBA UMBANDA MÍSTICA OU CRUZADA. OU A UMBANDA DE MIRÍM , UMBANDA BRANCA, UMBANDA BRANCA E DEMANDA, UMBANDA ALABANDA, UMBANDA TRADICIONAL, UMBANDA DE MESA BRANCA , UMBANDA DO CABOCLO SETE ENCRUZILHADAS QUE É A MESMA DA DO ZELIO DE MORAES, UMBANDA OMBHANDHUM, CONHECIDA COMO UMBANDA INICIÁTICA, DE PAI RIVAS, ADVINDA DE PAI W.W. DA MATA E SILVA(WOODROW WILSON DA MATTA E SILVA), UMBANDA DE SÍNTESE E PROTO-SÍNTESE CÓSMICA. 

PROCURAVA EM MINHAS SINGELAS PALAVRAS, DESCOMPROMISSADAS, SEM QUERER  SER PORTADOR DA VERDADE ABSOLUTA,  FAZER-ME  ENTENDER QUE CADA TOQUE DE UMBANDA ESTÁ LIGADO A SUA ORIGEM, QUE TEM SEU SOBRENOME, COMO BRINCO. 

EXEMPLIFICO : COMO QUANDO PERGUNTAM:   - SEU NOME ? A PESSOA DIZ E QUEM PERGUNTA PROCURA SE LOCALIZAR.... PERGUNTANDO :  - FILHO DE QUEM ?   DE ONDE É ? 

COMO TUDO NA SOCIEDADE,  NAS RELIGIÕES TAMBÉM TEM ORDENAÇÕES. UM GRUPO TEM SEU NOME, SEU LÍDER, SEU FUNDAMENTADOR E FUNDAMENTOS, SEUS REGIMENTOS, SEUS ESCUDOS, SUAS CORES, SUA BANDEIRA. ISSO SEJA NO ESPORTE, NOS PARTIDOS POLÍTICOS, NAS NAÇÕES DESTE PLANETA, NO COMÉRCIO EXEMPLIFICANDO: A RAZÃO SOCIAL, ETC.    

PASSEI TAMBÉM UM EXEMPLO SOBRE ORÁCULOS.   DIZENDO QUE  QUALQUER PESSOA PODE COMPRAR MEIA DUZIA DE BÚZIOS, UM PENEIRA, COLOCAR SEMENTES NO CONJUNTO, ASCENDER VELA E TUDO QUE VIU OU TOMOU CONHECIMENTO DE EXISTIR, SEJA LENDO EM ALGUM CANTO A SISTEMÁTICA DE LEITURA DAS QUEDAS DOS BÚZIOS E SAIR FALANDO E VENDENDO INFORMAÇÃO QUE QUE JOGA BÚZIOS ( E COMO É DE NOSSO TRISTE CONHECIMENTO ISSO MUITAS VEZES).  DENEGRINDO NOSSOS SAGRADOS BABALORIXÁS DAS NAÇÕES DO CANDOMBLÉ.  PORÉM ESSAS PESSOAS NEFASTAS QUE ASSIM AGEM, MISTIFICANDO, MENTINDO, IMPOSTANDO  COMO UM  RELIGIOSO, ESTARÁ AFRONTANDO, NÃO SÓ AS LEI DOS BÚZIOS A LEI DE IFÁ,  LEIS SACERDOTAIS, LEIS E HONRA DE CADA NAÇÃO. ESTARÁ AFRONTANDO TODA COMUNIDADE AFRO-BRASILEIRA, ESTARÁ SUJANDO AS RELIGIÕES SÉRIAS E FUNDAMENTADAS.  POIS É DE CONHECIMENTO PÚBLICO E SE NÃO FOR , FAÇO SER POR ESTE VEÍCULO,  QUE SOMENTE UM SACERDOTE DE NAÇÃO COM FUNDAMENTAÇÃO DE TER SE DOADO A ISSO, APLICADO SEU AXÉ BEM COMO TER PASSADO POR TODOS PRECEITOS PARA SER SACERDOTIZADO COMO UM BABALORIXÁ DE IFÁ.  TER EM SEU AXÉ A MÃO DOS BÚZIOS, TER CUMPRIDO TODO O LONGO CAMINHO PARA TER-SE "FEITO"  BABALORIXÁ. 

LÓGICO QUE FRIZEI TUDO ISSO PARA AQUELES QUE NÃO ENTENDERAM, SEJAM PESSOALMENTE OU  PELAS FORMAS DE COMUNICAÇÕES ATUAIS.  NÃO PARA LHES ENSINAR NADA, LONGE DISSO, POIS QUEM ADENTRA A UM ASSUNTO DESTE NÍVEL SÃO PESSOAS JÁ COM ALGUM ESCLARECIMENTOS E CONHECIMENTOS DO TANTO QUE É SÉRIA A UMBANDA, INDEPENDENTE DA VERTENTE, COMO SÃO SÉRIAS AS NAÇÕES DO CANDOMBLÉ NESTE PAÍS.


MAS COMO TENHO CONHECIMENTO DO NUMERO DE ACESSOS EM MEUS BLOGS, ULTRAPASSANDO NESTA DATA 500.000.  BEM COMO MINHA PUBLICAÇÕES EM MEUS ANTIGOS FACEBOOKs QUE ERAM VISTAS POR CERCA DE  2000 PESSOAS DIARIMENTE.  CONHECENDO O NÍVEL DE AMIGOS QUE  CORREM  OS OLHOS NAS MINHAS PÁGINAS, GRUPOS E SITES. NÃO PODERIA DEIXAR DÚVIDAS. NÃO PODERIA DEIXAR PESSOAS GENERALISAR QUE NA UMBANDA SE TERIAS CORTES, MAS SIM ESCLARECER  A EXISTÊNCIA DE UMBANDAS COM FUNDAMENTOS RITUALISTICOS QUE NÃO SÃO DE UMBANDA ORIGINAL ( DE ZÉLIO DE MORAES , DO CABOCLO SETE ENCRUZILHADAS ).  E QUE POR RECEBERAM DE OUTRAS RELIGIÕES, PRECEITOS (COMO O CORTE) NO INSTANTE QUE OS RECEBERAM E PRATICARAM,  DEIXARAM  DE SER ENTITULADAS  UMBANDA  SOMENTE.  POIS ALI JUNTO A PALAVRA UMBANDA , TERÁ QUE TER O "SOBRENOME", COMO JÁ TENTEI EXPLICAR ACIMA, APRESENTAR A RAIZ DESSE NOVO PRECEITO EMBUTIDO, QUE  FEZ DESCARACTERIZAR  COMO UMBANDA SOMENTE.  DEVERÁ SER APRESENTADA A ORIGEM E O RESPONSÁVEL POR AQUILO, ISSO ENTRE NÓS RELIGIOSOS  E ADEUS. 

EXEMPLIFICANDO:   UMA CASA DE UMBANDA QUE EXISTA A MANIPULAÇÃO DA MENGA, ÈJÈ, OU SEJA SANGUÊ,  CERTAMENTE DEVERÁ DEVERÁ TER UMA PESSOA QUE VEIO COM ESSA RESPONSABILIDADE AGREGADA DE ALGUMA NAÇÃO, COM ESSA MISSÃO SACERDOTAL, POIS O SACRIFÍCO É SAGRADO.

SÓ CHEGAR NUMA CASA QUE FAÇA O CORTE E PERGUNTAR AO SEU SACERDOTE, O POR QUE E ELE PRONTAMENTE LHE EXPLICARÁ E SE APRESENTARÁ COMO ADVINDO DE  "TAL" NAÇÃO DO CANDOMBLÉ E DETEM  NA SUA FORMAÇÃO SACERDOTAL O AXÉ E AUTORIZAÇÃO HERDADA DA SUA NAÇÃO PARA  EFETUAR TAL PRECEITO.   LEMBRO QUE NA CASA QUE VOCÊ ESCOLHEU DE IR, ESCOLHEU PARTICIPAR, FREQUENTAR,  AMAR , DOAR-SE  ALI.  FOI DE SUA ESCOLHA.  ASSIM É O SEU DESEJAR, POIS EM NENHUMA RELIGIÃO AFRO-BRASILEIRAS  LHE VAI BUSCAR EM CASA E VAI FORÇAR A FICAR. CREIO QUE NEM AS OUTRAS, POIS ESTE PAÍS É LAICO, OS BRASILEIROS SÃO LIVRES.  SE VOCÊ ESTÁ NA SUA UMBANDA X  E NELA TEM PRECEITOS DE NAÇÃO E LHE FAZ FELIZ, AME-A.  

MAS....
CASO UMA PESSOA INVENTE A REVELIA DE FAZER UM PRECEITO NOVO FORA DA RITUALISTICA FUNDAMENTADA E CONVENCIONADA OU DIVERGENTE DA UMBANDA, DEVERÁ ASSUMIR ISSO, DESVINCULANDO DA PALAVRA "UMBANDA" OU AGREGANDO UM NOME QUE MOSTRE QUE TENHA ALGO DIFERENTE DA PALAVRA " UMBANDA", POR RESPEITO AOS PRECEITOS ORIGINAIS.  POIS UMBANDA NÃO TEM CORTES, SÓ PERGUNTAR A QUALQUER BABALORIXÁ SE DUVIDAREM,  O CORTE É SAGRADO MAS É DE NAÇÃO E DAS UMBANDAS CRUZADAS E IDENTIFICADAS.  OS BÚZIOS COMO ORÁCULOS SÃO SAGRADOS, MAS SÃO DE NAÇÃO.  A SAGRADA UMBANDA NÃO TEM CORTES. 

QUANTO AS OUTRAS COM SUAS RAIZES E "SOBRENOMES" EU NÃO POSSO DIZER POIS NÃO AS ACOMPANHO. 

CADA CASA É CADA CASA, MAS TODAS DEVEM E TEM FUNDAMENTOS ALICERÇADOS E VINCULADOS A UMA CASA MÃE.

A PALAVRA UMBANDA REPRESENTA O QUE ZÉLIO A 104 ANOS FUNDOU PELO CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS, ESTA RELIGIÃO CRESCEU E SE DIVERSIFICOU, DANDO ORIGEM A DIFERENTES VERTENTES QUE TÊM A MESMA ESSÊNCIA POR BASE : A MINIFESTAÇÃO DOS ESPÍRITOS PARA A CARIDADE.

UFA!  TENTEI SER O MAIS CLARO POSSÍVEL......  MAS TENHO CERTEZA QUE TERÁ PESSOAS AINDA QUE NÃO VÃO ENTENDER.  MAS ATÉ PARA DISCORDAR TEM QUE SE TER ARGUMENTO, FUNDAMENTO.... RISOS.


VIVA A DIVERSIDADE RELIGIOSA, MAS RESPEITAR PRECEITOS DE CADA RELIGIÃO "FUNDAMENTADA"  É PRECISO.  
 
Ysaiias Pintto Sacerdode e Presidente da Sagrada Umbanda de Pai Serafim do Congo, Cacique Pena Branca e Ogum de Ronda. Entidade Filiada à U.F.U.C. do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela participação. Deus lhe abençoe.