SEJA MUITO BEM-VINDO À SAGRADA UMBANDA !

" R E L I G I Ã O --- C I Ê N C I A --- A R T E --- F I L O S O F I A --- E --- A M O R "

domingo

ASTROS, ORIXÁS INFLUÊNCIAS DESTES EM NOSSAS VIDAS, CORRELAÇÕES.



Lembremos sempre que os Sagrados Orixás são Divindades de Deus e que, por isso, atuam junto à Criação Divina e em nosso benefício em qualquer momento, bem como  todos os nossos amados "orixás menores", enviados da Luz e da Lei, Mentores, Guias e Guardiões.

Na Sagrada Umbanda procuramos estudar e entender toda diversidade de informações para que todos nós possamos mais que exercer nossa missão de médiuns, mas sim de receber todos os Irmãos e para eles esclarecermos que grande parte de nossos conhecimentos são somente importantes a nós, que para o Alto o que mais conta sempre será a nossa Evolução Espiritual, lógico que através da conduta, das ações e esforços para conseguir esta Evolução tão necessária a todos. 


Estudemos então superficialmente as influências da Astrologia  na relação com os Orixás e também essas influências em nossas solicitações de auxílio.

Na Astrologia, cada dia da semana está relacionado a um planeta e neste dia podemos observar a associação com um ou mais determinados Orixás. 



 
Domingo é regido pelo Sol; Astro este que está associado ao Criador, por promover a Vida.

Rege o signo de Leão, esta vibração auxiliaria o revelar  a Luz Divina, promovendo  a Vitória sobre o Ego.
Orixá Oxalá - Trono da Fé - associado ao Sol (Luz Divina,  O Sol da Terra ).





Segunda-feira é regida pela Lua; que está associada às emoções e ao elemento água. (Outros estudos mostram relação da Lua com Escorpião também).
Rege o signo de Câncer, ligado à sensibilidade, ao enriquecimento interior, à maternidade, à fecundidade, à família.
Orixá Yemanjá - Trono da Geração - associado à água e também ao planeta Netuno (geração, criatividade, equilíbrio das emoções).





Terça-feira é regida por Marte e Plutão; 
Marte rege o signo de Áries, aquele que toma a frente, que tem as iniciativas. Os Orixás associados a Marte são Ogum e Yansã.
Mas a terça-feira também está ligada a Plutão, o planeta das grandes transformações, regente do signo de Escorpião, que é intuitivo, profundo.

O Orixá associado a Escorpião é  Omolu,  já em outros estudos Capricórnio também é associado a Omulu. Em outros o signo de Capricórnio a Obaluayê. Mais estudiosos indicam Escorpião recebendo também associação a Exu e Nanã Buroquê.
Esse dia é indicado para se enfrentar obstáculos, para fortalecer e utilizar bem a energia pessoal. Favorece as atividades  esportivas e competitivas.


Voltando aos dois Orixás relacionados  a  este  dia:  Ogum e Yansã - Trono da Lei Divina (Orixá Ogum - Trono Masculino da Lei  e  por Orixá Yansã - Trono Feminino da Lei) . Terça-feira  então associado a Marte (Lei, ordem, direção, movimento;  as  guerras  contra o caos interno).
Devemos pedir as bênçãos de Ogum e Yansã: para a abertura de caminhos; para a quebra de bloqueios internos; para a quebra de magia negativa e a defesa do nosso campo espiritual; para termos coragem e determinação no dia-a-dia; para vencermos indecisões e darmos uma direção à nossa vida.

Já o Orixá Omolu - Trono Masculino da Geração - associado a Plutão (a defesa da Vida, as grandes transformações, “a morte’ de tudo o que atenta contra a Vida, a intuição profunda).  Vibra  também na Terça-feira.


Ainda na Terça-feira podemos pedir a bênção de Pai Omolu para vencer vícios, limpar nosso campo magnético de cargas negativas, para pedir a cura de enfermidades (“a morte” da doença), de traumas e bloqueios internos.
Omolu é o Grande Amparador da Vida. Ele corta tudo o que possa prejudicar a nossa vida (a atuação oculta de inimigos, de pessoas falsas e invejosas etc.). Pede-se a proteção de Pai Omolu, mas jamais se pede um ataque ao adversário, pois aos adversários devemos pedir é a vibração de  Luz,  Perdão, Esclarecimentos Divinos.




Quarta-feira é regida por Mercúrio;
Mercúrio rege o signo de Gêmeos, aquele que tem inteligência rápida e grande capacidade de comunicação. Também rege o signo de Virgem, que analisa tudo em detalhes e realiza trabalhos que exigem grande concentração.
Dia indicado para lidar com a comunicação em todos os setores e que favorece as atividades em que prevaleça a razão, os números e a lógica.
Estudos indicam também a Regência de Mercúrio  a Touro, com influência de Saturno.
Orixá Oxóssi - Trono do Conhecimento – é associado a Mercúrio (Conhecimento e expansão do ser pelo aprendizado; comunicação; fartura; prosperidade em todos os setores; cura espiritual e material)
Na Quarta-feira pedimos as bênçãos de Pai Oxóssi para alcançar: a iluminação do nosso mental, das nossas ideias e projetos de vida; proteção nos estudos e para o nosso aprendizado perante a Vida; foco e concentração para fixarmos objetivos; objetividade na realização das nossas metas e projetos espirituais e materiais; a cura de problemas espirituais, mentais, emocionais e físicos; prosperidade e expansão espiritual e material.
Pai Oxóssi é um dos Orixás do Trono do Conhecimento, consequentemente  também Medicinal e por isso está ligado à cura, junto ao Orixá das Folhas, da Flora que é Ossaim.
Pai Ossaim é um Orixá que está relacionado a Gêmeos e Virgem e também tem regência de Mercúrio.





Quinta-feira é regida por Júpiter;
Júpiter simboliza o máximo da expansão. Rege questões ligadas à filosofia, ao comportamento humano em geral e à ética. (Se plantarmos boas coisas, elas se expandirão; mas quem semear coisas negativas irá colhê-las de forma ampliada)
Júpiter rege o signo de Sagitário, aquele que busca a elevação, o conhecimento filosófico e religioso. Também rege o signo de Peixes, ligado à busca da religiosidade, ao misticismo, às emoções. Júpiter também rege Leão.
Dia indicado para se buscar melhorias, extroversão e generosidade. Favorece as atividades alegres, festas, viagens longas, contatos com pessoas distantes. Muito indicado para estudos filosóficos, religiosos e jurídicos.
Orixás correspondentes a Quinta-feira: Xangô e Egunitá.
Orixás Xangô e Egunitá- Trono da Justiça Divina – e Egunitá Trono feminino de Lei Divina, associados a Júpiter (senso de justiça, equilíbrio, firmeza, estabilidade que vem pela purificação e elevação dos ideais).
Nas Quintas-feiras  pedimos as bênçãos de Pai Xangô e de Mãe Egunitá para nos purificar e renovar, nos dar senso de justiça, equilíbrio, energia, estabilidade (espiritual, emocional, mental e física). Pedir a proteção da Justiça Divina, sem esquecer que precisamos ser justos com os outros. Pedimos a força do Fogo Purificador para nos amparar.
A Linha de Ciganos é regida por Mãe Egunitá (Sincretizada com Santa Sara Kali) e trabalha muito em nosso emocional e mental, libertando-nos de preconceitos e traumas, cortando magias negativas e nos dando senso de liberdade e amor pela vida. Arriba meu Povo Cigano !





Sexta-feira é regida por Vênus e Netuno;
Vênus é o planeta do amor, das artes em geral e da beleza. Rege os signos de Touro e Libra, ligados às artes e à beleza. Vênus é associado aos Orixás Oxum e Oxumarê. Bem como também a Oxalá.  Pai Oxumarê é um dos Orixás do Trono do Amor , com força no aspecto Medicinal (regente das Linhas de Cura Espiritual) e também rege a Linha das Crianças. ( Oxumarê é o Pólo Masculino do Trono do Amor Divino. Será que é por isso que cabe a ele Polo Masculino a Autoridade sobre as Crianças? Ele rege a Linha das Crianças?
Lembremos  de “Netuno o Deus dos Mares”
(Mitologia Grega) . Netuno está associado ao Orixá Yemanjá e à Linha dos Marinheiros.
Dia favorável para os romances e atividades ligadas às artes, para as relações em geral, as atividades sociais, festas, para assuntos financeiros e compras relacionadas a vestuário, decoração e luxo.
Por tudo isso, a Sexta-feira é um ótimo dia para se trabalhar questões emocionais e afetivas, inclusive os casos de enfermidades decorrentes de desequilíbrios nesses setores.
Orixás relacionados:
Oxum e Oxumarê - Trono do Amor - associado a Vênus (Amor, relacionamentos, união, renovação, alegria).  

Yemanjá - Trono da Geração - associado a Netuno (equilíbrio e cura emocional; geração de novos caminhos e oportunidades; criatividade; proteção da vida; proteção dos filhos e da família).   Dias da semana: a Sexta-feira  e também a Segunda-feira.
Nesse dia, pedimos à Mãe Oxum, à Mãe Yemanjá e ao Pai Oxumarê que nos abençoem com o Amor Divino, que fortaleçam nossa união e sintonia com nosso Anjo da Guarda e com nossos Guias, e que tragam equilíbrio interno e  cura para  nossos relacionamentos (amor, família, trabalho, vizinhança, parcerias etc.).
Devemos procurar  pedir o equilíbrio dos pensamentos, sentimentos e emoções; paz nos relacionamentos; o fim de mágoas, rancores, ciúmes e ressentimentos; renovação, renascimento e alegria de viver. Muito indicado para pedidos de cura em casos de depressão, traumas e fobias (medos).
Pedir também a bênção da Prosperidade e progresso em todos os setores da nossa vida: saúde, paz, amor, inteligência, trabalho, bons relacionamentos etc., o que corresponde à riqueza espiritual, mental, emocional e física.
Mamãe Oxum é o “ Ouro de Deus”, a riqueza que vem pelo Amor Incondicional (Saber amar, perdoar,  pedir perdão, amar e abençoar a própria vida etc.).
Podemos na Sexta-feira  saudar e pedir  proteção também das Linhas de Cura, dos Marinheiros e das Crianças.





Sábado é regido por Saturno e Urano.
Saturno é “o senhor do tempo”, que representa a construção e que nos chama à responsabilidade e a reavaliar tudo o que já foi feito.
Urano representa as inovações, as novas descobertas, o futuro.
Saturno rege o signo de Capricórnio, muito dedicado ao trabalho, a superar barreiras e a construir. ( Estudos indicam que Saturno tem influências também com Escorpião, Touro, Virgem )
Urano rege o signo de Aquário, que está sempre à frente do seu tempo, o inovador, o que constrói “para o futuro”.
Sábado  é o dia que favorece as atividades que façam refletir, avaliar e estar em contato com a realidade, inclusive para meditar sobre a nossa carreira e a maneira de contribuirmos de forma realista com o mundo. Rege questões ligadas à espiritualidade e ao auto-desenvolvimento.
Orixás correspondentes ao Sábado: Obaluayê e Nanã.


Orixás Obaluayê e Nanã - Trono da Evolução - associados a Saturno e a Urano (tempo, construção, transmutação, superar obstáculos e vencer negatividades, aprender pela paciência, dar um passo à frente, evoluir).
Obaluayê e Nanã são “Orixás Velhos’, isto é, representam a maturidade espiritual e a sabedoria daqueles que muito viveram e extraíram das experiências a lição de como proceder para evoluir. Regem a Linha dos Pretos Velhos, símbolo maior da paciência, da humildade, da bondade, da sabedoria, da simplicidade e do amor no serviço ao próximo.
Obaluayê e Nanã também podem ser associados a Vênus e a Júpiter, representação do amor que leva à expansão dos horizontes e a mais alta Espiritualidade.
Pai Obaluayê é um dos Orixás do Trono da Evolução também  com forte influência no aspecto Medicinal ou da Cura Espiritual e  rege, portanto, nas Linhas de Cura.
No sábado em especial podemos pedir as bênçãos de Pai Obaluayê, de Mãe Nanã, Anjo da Guarda, das Linhas de Cura e dos Pretos Velhos.
Pedir paciência, aceitação, simplicidade, respeito pela vida e pelo próximo, espírito de compaixão e de fraternidade; a transmutação de todo e qualquer pensamento, sentimento ou emoção desequilibrada (negativa); a superação de doenças e a cura em geral (espírito/mente/corpo).


CALENDÁRIO DE DIAS DOS ORIXÁS DE UMBANDA, TRADICIONALMENTE SEM OBSERVAÇÃO DE INFLUÊNCIA ZODIACAL, ASTROLÓGICA:

SEGUNDA – FEIRA * Exu, Pomba Gira, Obaluayê, Omulu, Pretos Velhos e Almas aflitas.

TERÇA – FEIRA * Ogum, Boiadeiros e Baianos

QUARTA – FEIRA * Xangô e Yansâ

QUINTA – FEIRA * Oxóssi, Caboclos e Caboclas

SEXTA – FEIRA * Oxalá, Almas Santas e Linha da Oriente

SÁBADO * Yemanjá, Oxum, Nanã Buruque, Ondinas, Sereias, Caboclas, Yaras e Marinheiros

DOMINGO * Ibejis  (Sincretizado: Cosme e Damião) , Erês  (Crianças)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela participação. Deus lhe abençoe.