SEJA MUITO BEM-VINDO À SAGRADA UMBANDA !

" R E L I G I Ã O --- C I Ê N C I A --- A R T E --- F I L O S O F I A --- E --- A M O R "

domingo

CORES - CROMOTERAPIA


PROPRIEDADES DE ALGUMAS CORES


BRANCO–  é a cor que emana todas as outras cores, é resistente. Limpa e purifica todo o sistema energético da pessoa. Pode despertar imensa criatividade. É a cor da iluminação, da pureza, da inocência, da castidade, da santidade, da sacralidade e da redenção. É o símbolo da suprema realidade, Nirvana e consciência de Deus. É também uma das cores do sétimo chakra. 


VERMELHO – está associado ao elemento fogo, emite vibrações quentes, é uma cor estimulante. Símbolo da vida, da energia masculina, da força e da vitalidade. Os comprimentos de onda desta cor são mais lentos. Esta cor é o símbolo da vida, o pai da vitalidade. A cor complementar do Vermelho é o Turquesa, que ajuda a neutralizar infecções. O vermelho aumenta o fluxo de sangue para a zona que combate a bactéria invasora, e a turquesa ajuda a limpar e a reduzir a inflamação. É uma cor, que divide os cristais de sal férrico em ferro e sal. Os corpúsculos vermelhos absorvem o ferro, e o sal é eliminado pelos rins e pela pele, por esta razão trata a anemia, aumenta a energia física e determinação da pessoa. Aumenta o fluxo de sangue para a zona que combate a bactéria invasora. Dá coragem e confiança às pessoas pouco seguras de si, acelera a pressão sanguínea, circulação, respiração, fortifica o sistema imunitário, combate estados depressivos, depressão, esgotamento, sistema nervoso, sistema linfático, etc. É a cor do primeiro Chakra.


LARANJA – também está associado ao elemento fogo, emite vibrações quentes. Dá acção, motivação, determinação, organização e realização pessoal. É a cor da alegria e da sabedoria. Esta cor é o símbolo da energia feminina, a energia da criação. Esta cor produz alterações na estrutura bioquímica, tendo como resultado a eliminação de um estado de depressão. Portanto é uma boa cor para tratar doentes maníaco-depressivos, ou com tendência para o suicídio. Está ligado à nossa saúde emocional e ao sistema muscular do corpo. Trata o baço, pâncreas, estômago, intestino, vesícula biliar e pedras nos rins. Essas pedras têm como causa o nosso ressentimento e rancor contra outras pessoas ou contra a vida em geral. Tratamento da bronquite crónica e, se utilizado regularmente pode impedir a expectoração e a tosse correspondentes. Também é anti espasmódico sendo, por isso, bom em casos de espasmos musculares e de cãibras. Dá-nos um equilíbrio entre o lado físico e o lado mental. Elimina depressões, ajuda a revitalizar as características físicas do corpo e auxiliar na assimilação de alimentos. É a cor do segundo Chakra.


AMARELO – está associado ao elemento ar. É o símbolo da mente e do intelecto. Representa o poder do pensamento e a intelectualidade, e estimula a actividade mental. É a cor do desprendimento e pode ajudar-nos a afastar pensamentos, sentimentos e hábitos obsessivos. Estes raios transportam correntes magnéticas positivas, inspiradoras e estimulantes. O amarelo evoca o Sol, a harmonia, paz, bom entendimento, simpatia, saúde. Está ligado às faculdades do espírito, inteligência, pensamento, intuição, reflexão e pressentimentos. Está associado à sabedoria, discernimento, prudência, bom senso. É considerado como o pêndulo ou regulador do sistema nervoso. Activa os nervos motores do organismo, gerando assim energia nos músculos. Actua na pele, melhorando a sua textura, limpando e curando cicatrizes e outros problemas de pele, como o eczema. Trata reumatismo e da artrite, porque ajuda a desfazer os depósitos de cálcio nas articulações. É a cor do terceiro Chakra.   


   
VERDE – está associado ao elemento água e é a cor predominante do Planeta. Equilibra as nossas energias e pode ser usado para aumentar a nossa sensibilidade e compaixão. É a cor da esperança, bondade, altruísmo (amor ao próximo), caridade, auto domínio e da busca do equilíbrio e da harmonia, do restabelecimento da cura e da saúde. Esta cor refresca, acalma, descontrai e inspira. É a ponte entre as três primeiras cores (vermelho, laranja e amarelo) que encarnam a materialidade e as três últimas (azul, índigo e violeta) que simbolizam a espiritualidade. Possui propriedades anticépticas, o que o torna útil no tratamento de infecções. Pode também desintoxicar em alguns casos de doenças do coração. Destrói a estrutura embrionária das células. O Verde juntamente com o Magenta, a sua cor complementar, é usado no tratamento de tumores malignos. Tem um efeito relaxante, é calmante para o sistema nervoso, equilibra o sistema nervoso central. Trabalha estados cardíacos, tensão arterial elevada, úlceras, exaustão, dores de cabeça. É a cor do quarto Chakra. Uma mulher grávida não deve ser tratada pela cor verde.



AZUL - simboliza a inspiração, devoção, paz e tranquilidade É uma cor excelente para ser usada na meditação e em locais de cura de doentes. É uma cor fria. Trata tensão arterial, medos, palpitações e insónias. Reduz uma inflamação e é usado no tratamento da laringite, garganta inflamada, amigdalite, papeira, choque, picadas, dores de cabeça, asma, reumatismo. É a cor da rectidão, sinceridade e da fidelidade. Quando o Azul é administrado conjuntamente com sua cor complementar, o Laranja, cria um estado de paz e alegria. É a cor do quinto Chakra.



 INDIGO – também está associado ao céu e emite vibrações frias e calmantes. Fortalece o sistema linfático, glândulas e o sistema imunológico do corpo. É um excelente purificador do sangue, e auxilia na desintoxicação do organismo. Equilibra os hemisférios do cérebro. Pode despertar devoção e intuição, liberta certas obsessões. Simboliza o instinto e os pressentimentos. Esta cor convém a todas as pessoas que desejem progredir na via espiritual e serve para meditar. É um poderoso anestésico e pode causar completa insensibilidade à dor sem perda de consciência. É a cor do sexto Chakra.



 VIOLETA – está associado à transformação e transmutação. Esta cor pertence à espiritualidade, auto respeito e à dignidade. Esta cor pode-nos levar a um estado de consciência mais elevado. É uma cor necessária no tratamento daqueles que não têm respeito pelos seus pensamentos, sentimentos, pessoas que não gostam delas próprias. Quando usada na cura, esta cor pode fortalecer a estrutura de uma célula fraca e restaurar a energia. É uma cor inspiradora. Trata as perturbações psicológicas como a esquizofrenia, ciática, sistema nervoso, estados cancerosos, artrite. Desintoxicação física e mental. É uma das cores do sétimo Chakra.



TURQUESA – é usada para auxiliar o sistema imunitário. As defesas do nosso organismo contra infecções dependem do sistema linfático. Os vasos linfáticos que transportam fluidos e linfa por todo o corpo e, depois, pela corrente sanguínea. Estes nódulos de linfa, assim como outros tecidos linfáticos (baço e garganta), produzem linfócitos, especialmente na infância, de maneira a que não ataquem o próprio tecido do organismo, mas reconheça e destruam os invasores. É utilizado no tratamento de infecções e da SIDA, que é provocada por um vírus que destrói o sistema imunitário, esta cor fortalece este sistema.



MAGENTA – é a libertação de pensamentos que já não são relevantes e padrões que já não são correctos. Implica mudança. Para podermos aprender e crescer, devemos libertar-nos emocionalmente do passado, que não é nada fácil, mas através desta cor consegue-se essa cura. Esta cor pode ser usado no zumbido dos ouvidos, quistos benignos e deslocamento da retina.




DOURADO – é a cor associada a todos os deuses do Sol. O seu princípio feminino e energia complementar é o prateado, a cor dada à Lua. É a transmutação da alma., imortalidade, luz e verdade. Uma das cores do sétimo chakra.





Ysaiias Pintto Sacerdote 

Um comentário:

Muito obrigado pela participação. Deus lhe abençoe.