ODUS
Odus são presságios,
destinos, predestinação. Os Odus são inteligências siderais que participaram da
criação do universo; cada pessoa traz um odu de origem e cada orixá é governado
por um ou mais odus. Cada Odu possui um nome e características próprias e
divide-se em “caminhos” denominados “ese” onde está atado a um sem-número de
mitos conhecidos como Itàn Ifá. Os Odus são os principais responsáveis pelos
destinos dos homens e do mundo que os cerca.
Os Orixás
não mudam o destino da vida e sim executam suas funções dentro da natureza
liberando energia para que todos possam dela se alimentar, o Odu é o caminho, a
existência do destino o qual o Orixá e todos os seres estão inseridos.
Cada
pessoa pode ir de encontro ou seguir um caminho alheio ao destino estabelecido,
isso nós dizemos que a mesma está com o Odu negativo, ou seja: seu destino sua
conduta foge as regras siderais (seguiu um caminho negativo dentro do
estabelecido). Nós quando nascemos, somos regidos por um Odu de Ori (cabeça),
que representa nosso “eu” assim como Odu de destino, etc.
O destino
das pessoas e tudo o que existe podem ser desvendados por meio da consulta a
Ifá, o oráculo, que se manifesta pelo jogo. Ifá tem seu culto específico e o
mais alto cargo do culto de Ifá é o de Oluwô, título concebido a alguns
Babalaôs.
Ifá é o
Orixá da adivinhação e para tudo e deve ser consultado. Existem alguns tipos de
jogo: o de Opelé Ifá, o rosário de Ifá, o jogo de búzios, etc.
No jogo
de búzios (Erindilogun) quem fala é Èşù. São dezesseis búzios que podem ser
jogados também pelos Babalorixás e Ialorixás.
A
consulta a Ifá é uma atividade exclusivamente masculina, mas as mulheres
passaram a poder pegar nos búzios porque Oxum fez um trato com Èşù,
conseguindo dele permissão para jogar. O jogo de Opelé Ifá baseia-se num
sistema matemático, em que se estabelece 256 combinações resultantes dos 16
odus usados no jogo de búzios multiplicado por 16. Nada se faz sem que antes se
consulte o oráculo, quanto mais séria a questão a ser resolvida, maior a responsabilidade
da pessoa que faz o jogo.
Para
conhecer os seus Odús, tome como ponto de partida a data do seu nascimento.
Trace num papel quatro linhas horizontais, cortadas no centro por uma linha
vertical. Essa linha vertical vai separar os algarismos em duas colunas: uma à
esquerda e outra à direita. Escreva na primeira linha horizontal, usando as
duas colunas, o número do dia em que você nasceu.
Se esse
número for menor que 10, coloque um zero (0) na coluna da esquerda. Na segunda
linha, escreva o número do mês (de 01 a 12). Se esse número for menor que 10,
coloque um zero na coluna da esquerda. Na terceira linha, sempre usando ambas
as colunas escreva os dois primeiros algarismos do ano em que você nasceu (19).
Na quarta linha, usando as duas colunas, escreva os dois últimos algarismos do
ano em que você nasceu. Some separadamente os algarismos de cada coluna. E
sempre que o resultado ultrapassar 16, o número de Odús básico, reduza-o
somando os algarismos.
Veja o
exemplo abaixo, de uma pessoa nascida em 10 de Janeiro de 1965:
1a linha
|
1
|
0
|
Dia
|
2a linha
|
0
|
1
|
Mês
|
3a linha
|
1
|
9
|
Século
|
4a linha
|
6
|
5
|
Ano
|
Soma
|
8
|
15
|
Como 15 é
o total da segunda coluna fica 15 mesmo, se fosse 17,18,19.... o total da
segunda coluna, seria maior de 16 (numero de total de Odús) então somaríamos as
casas ou seja se fosse 17 ( 1+7= 8 ) se 18 ( 1+ 8 = 9 ), se 19 ( 1+9= 10 )
Portanto no exemplo, o resultado da coluna da esquerda é 15 e o resultado
da coluna da direita é 8.
A seguir
desenhe uma cruz e escreva nas pontas dos braços da cruz as
palavras Testa, Fronte Direita, Nuca e Fronte
Esquerda, conforme o modelo:
Escreva o
número correspondente à soma da coluna da direita (15, no exemplo) no ponto
referente à TESTA, e o número correspondente à soma da coluna da esquerda
(8, no exemplo) no ponto referente à NUCA.
Para encontrar
o número correspondente à FRONTE DIREITA, some os dois números já obtidos
(8 e 15). O resultado obtido é 23, que reduzido, devido ser um número mairo que
16 ( devido número máximo de 16 Odus ), somamos ( 2 + 3 = 5 ) ou seja a Fronte
Direita é 5
Para
encontrar o número correspondente à FRONTE ESQUERDA, some os três números
já obtidos: 15+8+5 = 28. Como o resultado (28) é superior a 16, que é o número
total de Odus básicos, somamos então ( 2 + 8 = 10 ). Fronte Esquerda 10
Para
encontrar o número correspondente ao CENTRO DA CABEÇA, some os quatro
números já obtidos 15+8+5+10 = 38 , que novamente ultrapassou de 16 o número
máximo de Odus Básicos que é 16, então somamos ( 3 + 8 = 11 ) .
Achamos o número 11 para o Centro da Cabeça
Escreva o
resultado no meio da cruz:
PERCEBA:
A TESTA NOS
DÁ O ODÚ DA VIDA MATERIAL :
NO
EXEMPLO ODÚ 15 = OGBÉ-OGUNDÁ
15.
OGBÉ-OGUNDÁ Regido por Lògún Ode, Yewá e Oba. Você uma pessoa rebelde e cheia
de vontades, que muitas vezes não resiste a defender seu ponto de vista mesmo
depois que percebe que está errado. Por isso, deve tomar cuidado para não se
deixar dominar pelo nervosismo. Pessoas ricas de bons sentimentos e muito
seletivos na escolha de relacionamentos. Têm personalidade dúbia, nunca se
firmando no que querem realmente. Sei lado negativo traz a briga, problemas de
saúde relacionado as pernas, disputas e negócios com pouca chance de vitória.
Sentença:
A mesma força que movimenta é a que paralisa.
15. OGBEOGUNDÁ MEJI – O discermínio total
Regente: Obá/Ewá
Este Odu traz muito sofrimento, perdas, inveja,
intriga entre parentes e amigos que entra e sai na sua casa. Está sempre sendo
estagnado por alguém, intrigas, provocações por má influência. Muita
felicidade, perigo de acidentes. São pessoas que brigam muito em casa e no
trabalho, quase sempre sem motivo, depois se arrependem. Podem ser muito
felizes no amor, tem que lutar muito para conquistar a pessoa amada, pois vai
encontrar sempre concorrentes em seu caminho.
Guerra, conflitos, pessoas com problemas nas pernas,
disputa por mulheres ou homens, realização de negócios com poucas chances de
vitória, progresso incerto.
Traz riqueza, prosperidade, quando em outra fase de
transição para seus nativos, gostam de jogos e tem muito gosto para selecionar
e escolherem tipos de relacionamentos.
Pessoas com personalidades duvidosas, nunca se
afirmam no que realmente querem e desejam; é necessário a ajuda dos outros Odus
para ajudar em processos difíceis.
Devem o zelador ou zeladora analisar bem para
conseguir acertar essas cabeças, pois são complicadas. Apresentam também
mudanças repentinas.
Esse Odu
representa guerra e paga a justiça com retidão. Desvio, perdas, amores com
perturbações. Guerra de homem ou mulher por sua causa.
As pessoas sob influência desse Odu são favorecidas
em negócio de pouco lucro. Poucas possibilidades de sucesso, apesar disso podem
vencer obstáculos e realizar seus projetos.
Esse Odu sempre precisa da força dos outros Odus
para seu maior progresso.
São geralmente cabeças difíceis e dão muito
trabalho aos seus orientadores espirituais.
Devem ser passados nove banhos de água de canjica a
esse consulente.
Pessoas com esse ODU são valorosas, combativas e
imparciais, mas costumam sofrer desilusões amorosas, o que acentua sua
agressividade e seu sentimento de rejeição. Têm saúde frágil: estão sujeitas a
problemas nos olhos, ouvidos e pernas e a distúrbios do sistema
neurovegetativo.
JÁ O
CÁLCULO DO CENTRO DA CABEÇA, NOS DÁ O ODÚ QUE REFLETE AO CAMINHO ESPIRITUAL.
NO
EXEMPLO:
ODÚ
11 = OWANRIN
11.
OWANRIN Odu regido por Omolu, Oyá e Èsú. A pressa e a coragem são suas
características. Tenso e agitado, você nunca fica muito tempo no mesmo lugar, a
não ser que se sinta obrigado. Pode não obter grande sucesso material, mas a
vida sempre lhe reserva muitas alegrias. Seu lado negativo traz perturbações,
dúvidas, infelicidades, atrai pessoas de má influência, tendência para a
mendicância e para os vícios, participação em casos baixos com envolvimento de
polícia e casos de justiça além de falta de sentimento para questões na vida.
Sentença:
Pegar água num cesto é trabalhar inutilmente.
11. OWARYN-MEJI – A ansiedade
Regente: Iansã / Exú / Ogum
Este Odu
traz muito sucesso nos negócios, satisfação com aquilo que se deseja ter,
lucros e sociedade, mas pode trazer muita demanda, acidentes, ingratidão,
doenças passageiras, fracasso no amor, dificuldade de ter o que deseja, tudo o
que quer é por meio de esforço, porém se estiver positivo, traz muita
prosperidade, paz, harmonia com toda a família e amigos. Poderá ter uma relação
amorosa muito forte e duradoura. Tendência a fazer uma boa e grande viagem.
São
pessoas com má influências perturbadas, com dúvidas, felicidade oculta e
difícil. Se for homem é volúvel e sem fé e luta com muitas dificuldades para a
realização de qualquer objetivo.
Sofrem
por calúnia, perda de bens e outros valores sentimentais, doenças passageiras.
Egum em cima, muito carrego e só vencem obstáculos com muita luta e após sofrer
com grandes sacrifícios.
Tendência
para mendicância e para os vícios da bebida e das drogas, ou ainda
envolvimentos com pessoas e casos obscuros, levando a envolvimentos com a
polícia. Não se sensibiliza com o que vier acontecer.
Para
levantar seus nativos, o zelador ou zeladora deve ter muito conhecimento e
paciência. São pessoas boas, porém volúveis; lutam com dificuldade para um
grande projeto e tem que agir com calma, caso contrário perderão tudo.
Vencerão
os obstáculos com a razão; porém quando este Odu está positivo, ele oferece
vitória sobre todas as lutas e obstáculos.
As
pessoas que tem este Odu na cabala deverão lhe dar um presente a ele todo dia
11 de cada mês para ficar em paz e tranqüilidade.
O Odu
Owarin é um Odu extremamente ligado à sexualidade, aliás, existem dois grandes
odus que regem a sexualidade: O Okaran e o Owarin, particularmente o Owarin no
sentido de sedução, da parte de relacionamento, de amor, de sexo, etc., tanto
que existem famosos rituais de atração.
Quando um
homem quer sair e atrair muitas mulheres à noite, existem banhos, pós e
feitiços classificados em Owarin que ele pode utilizar para essa
finalidade.
O
comportamento de Ogum em Owarin é como o próprio Orixá Ogum que é de grande
virilidade, de grande força, seja ela energética dos caminhos, seja ela até
mesmo ligada a sexualidade.
Ogum
nesse caminho é o Ogum namorador, quando ele pega Oxum, quando ele pega Oiá,
quando ele pega as Iabás, etc.
O
comportamento de Ogum como um sedutor, um cara que conquista muitas mulheres e
faz da conquista das mulheres uma guerra onde ele adquire essas vitórias na
conquista, ele faz da mulher um prêmio, então tem uma relação muito grande
envolvendo a parte da sexualidade e a parte das relações.
Agora no
dia a dia, os filhos de Ogum ligado a esse Odu, são pessoas com temperamento
bem quente, mas também com uma sensibilidade emocional muito grande. São
pessoas que apesar de terem um temperamento um pouco quente, possui
também uma sensibilidade, uma espiritualidade bastante sensível e nessa
combinação está a chave de grandes poderes associados à força e a
sensibilidade.
Este odu
tem a filosofia de que quem tem que morrer não adoece, morre logo. Quando ele
aparece e diz que a pessoa vai morrer não espere doença, pois ela morrerá logo,
sem adoecer.
Pessoas com esse ODU têm
imaginação fértil, boa saúde e vida longa, mas as más influências e a falta de
fé as levam a enfrentar dificuldades materiais e a só alcançar o sucesso depois
de grandes sacrifícios. São muito volúveis no amor. As mulheres geralmente
fracassam no primeiro casamento, mas acabam encontrando a felicidade. Devem
evitar a bebida e outros vícios. Seus pontos vulneráveis são a garganta, o sistema
reprodutor e o aparelho digestivo.
Em certo dia, uma mulher muito
fiel aos orixás fora numa fonte lavar roupa levando consigo sua criancinha. Lá
havia outra mulher invejosa que, vendo que ela estava distraída com a sua
ocupação, tentou lançar a criancinha da outra numa bacia d’água. Mas outra
mulher ainda, ouvindo o chorinho da criança, correu para ali e a tirou de
dentro d”água, salvando-a do perigo, antes mesmo de sua mãe se der conta. Do
horror que acontecia.
Assim se vê o ponto onde uma
pessoa má pode chegar… E também o quanto podemos contar com a ajuda e proteção
através de oferendas específicas.
OUTROS
ESTUDOS INFORMAM CONNHECER O "ODU REGENTE" (NÃO CONFUNDIR
COM ORIXÁ REGENTE), USANDO UM CÁCULO SIMPLES. VOU REPETIR..... ODU
REGENTE, TÁ!
SOMANDO
CADA NÚMERO DA DATA DO NASCIMENTO DA PESSOA.
EXEMPLIFICANDO:
UMA
PESSOA NASCIDA 10.01.1965
SOMAMOS
CADA NÚMEROS
1 + 0 + 0
+ 1 + 1 + 9 + 6 + 5 = 23 ( COMO 23 É UM NÚMERO
MAIOR QUE 16 QUE É O NÚMERO MÁXIMO DE ODUS BÁSICOS, DEVEMOS ENTÃO SOMALOS
( 2 + 3 = 5 ) OU SEJA ODU REGENTE = 5 OSÉ MEJI
5. OSÉ MEJI Odu regido por Òsún. Sensível e sempre atento, você é uma
pessoa sempre disposta a proporcionar alegria aos outros.
Mas há momentos nos quais você precisa de isolamento para poder
refletir, pois preza muito sua liberdade e, sobretudo, seu crescimento.
Pessoas vaidosas e que se interessam muito pelo ocultismo além de grande
força espiritual.
Desenvolvendo a espiritualidade tornam-se
grandes feiticeiros.
Normalmente ocupam cargos importantes dentro do culto de òrìsà. Seu lado
negativo implica a falsidade, promessa de pessoas influentes com desfecho
infeliz, ambição, fracassos amorosos e a ilusão de viver situações fantasiosas.
Sentença: É sangue o que corre em nossas veias.
5. OXÊ-MEJI – a fama
Regente: Oxum / Yemanjá / Omulu
O Odu Oxê, fala na 5a. casa do Oráculo
de ifá, ou seja, 05 búzios fechados e 11 búzios abertos. Os búzios fechados
falam de Odu, os búzios abertos falam de Orixá. Este Odu foi gerado com cinco
espelhos, um grande pano amarelo e uma bandeira branca na beira de um rio. Ali
foi concebido sem pecado original da própria natureza. Desta concepção, nasceu
a Oxum Igimum que é a Oxum mais velha de todas as Oxuns e dali se deu o grande
encanto a todos os caminhos de Odu, porque Oxê é a própria feitiçaria.
Quando
este odu cai três vezes (se joga sete), no segmento de três, ele está trazendo
morte, feitiçaria, necessidade, luta, extremamente negativo, problemas sérios
com eguns ou com as Iyámis.
O Odu
Oxê, é o Odu da fertilidade, da paz, do amor, da prosperidade para os seus
filhos. São pessoas quase sempre calmas, choram muito, e que se preocupam mais com
a dor dos outros do que com a sua própria, depois é que vem a traição, o
desprezo.
A pessoa
ajuda, ajuda, ajuda, depois vem aquela malvadeza em cima, não reconhecem
nada.
Cuidado.
Pense em si.
Cuidado com
ilusões amorosas, vinganças e problemas de barriga, no baixo ventre também.
Se
souberem se tratar espiritualmente, conseguirão tudo o que querem e
almejam.
São
pessoas vaidosas e que gostam do grande mistério do ocultismo, normalmente tem
o poder da feitiçaria, da palavra, tem o poder de se comunicar com as pessoas.
São
pessoas que geralmente tem grandes lucros, tem cargo de santo e são também
pessoas muito vingativas, às vezes não costumam se dar muito bem na vida
amorosa, são pessoas que gostam de liberdade e sonham demais e viajam na maionese,
estão sempre sonhando com coisas que às vezes nunca irão acontecer.
Uma das
principais características do Odu Oxê é a capacidade de transformação que este
odu traz.
Quando
ele está positivo, ele pode transformar qualquer situação ruim ou negativa, em
algo bom.
É um Odu
famoso por resolver questões de transformação na vida material, assim também na
área do amor, pois é um Odu muito positivo, são excelentes amantes, ótimos
cozinheiros e amam a limpeza, assim também, quando este odu está no aspecto
negativo ele traz muita degeneração, ele transforma as coisas para
o lado ruim e as pessoas vão perdendo, perdendo, perdendo cada vez mais, até
ficar numa situação muito difícil, costumam ter problemas profundos ligados ao
abdômen, não são muito sinceros e são dissimulados, então é um Odu de grandes
extremos.
Quando
ele está muito bom, ele realmente transforma, ele vira para melhor a vida da
pessoa, porém quando negativo ele tem esse efeito contrário.
É um Odu
grandemente ligado ao Orixá cabeça, ao plano mental, e as pessoas desse odu
normalmente são pessoas calientes com grande sensibilidade até mesmo para a
área da arte, também possuem grande inteligência.
As
pessoas deste Odu devem procurar conhecer e tratar muito bem da ancestralidade,
de antepassados, de egungum, Iyámi, e é justamente através dessas forças que
ele pode transformar para melhor ou para pior a vida ou a situação de alguém.
Os
nativos desse Odu são pessoas carismáticas, de exótica beleza,
irresistível.
São líderes
natos. Adoram tudo que é ligado a beleza e normalmente são limpos e caprichosos
em tudo o que fazem.
Amam
profundamente, mas vivem em lutas amorosas e financeiras. Não sabem agir e
perdem grandes oportunidades. Seus inimigos ocultos impedem que seus esforços
sejam bem recompensados, contudo espera sempre vencer. Normalmente (tratando de
santo) são vencedoras.
Se por
qualquer motivo são contrariados, em primeiro lugar vem o choro e depois,
aguardam uma boa vingança. Não esquecem o que fazem com eles, por isso não
“dormem” com nenhum tipo de prejuízo. Adoram a família, principalmente os
filhos. Estão sempre prontos a colaborar.
Roupas
demasiadamente coloridas (principalmente mistura de três cores) não devem ser
usadas por seus nativos, assim como não podem comer galinha d’angola, galo e
deve ter muito cuidado ao dirigir veículos motorizados.
Pessoas com esse ODU têm mão de
magia, força e proteção espirituais, religiosidade e uma inclinação especial
para o misticismo e as ciências ocultas.
São ótimos professores e se
destacam em qualquer atividade que exija liderança, mas precisam aprender a
controlar sua vaidade e seu egocentrismo.
Outro aspecto negativo é a
tendência a se vingar quando estão com raiva. Seus pontos vulneráveis são o
aparelho digestivo e o sistema hormonal.
CURIOSIDADES
- MITOLOGIA: Conta-se que um filho de Orixalá que
se chamava dinheiro, que se dizia ser tão poderoso que poderia dominar até
mesmo a morte.
Este, fez uma oferenda indicada pelo babalaô e saiu
maquinando como poderia trazer preza a morte, conforme prometera diante de
todos. Deitou-se na encruzilhada e as pessoas que passavam na estrada deparavam
com um homem espichado no meio do caminho.
Diziam uns:
-xi ! Está este homem esticado com a cabeça para a casa
da morte, e os pés para a banda da moléstia e os lados do corpo para o lugar da
desavença.
Ouvindo tais palavras dos transeuntes, levantou-se
o homem e disse, então, com ironia:
-já sei tudo o que era preciso conhecer. Estou com
os meus planos já feitos.
E lá de foi ele direto para a fazenda da
morte.
Chegando no local, começou a bater os tambores
fúnebres de que a dona da casa(sra. Morte) fazia uso quando queria matar as
pessoas indicadas para morrer.
Ela tinha uma rede preparada e, quando a morte
aproximou-se, apressada , afim de saber quem estava tocando os seus tambores, o
homem envolveu-se na rede e levou logo ao maioral orixalá.
Dizendo-lhe estas palavras:
Aqui está a morte que eu lhe prometi trazer em
pessoa à vossa presença.
Orixalá, então lhe disse essas palavras:
-vai-te embora com a morte e tudo de melhor e de
pior que possa haver no mundo, pois tu és o causador de tudo o que há de bem e
de mal. Some-te daqui e a leva embora e, então, poderás possuir tudo e
conquistar o universo inteiro.
IMPORTANTE
1] Relembramos que os Odús mais importantes para a
orientação da pessoa são: o da Testa, que reflete a sua vida material, e o do
centro da Cabeça, que reflete o seu caminho espiritual. Os outros
três Odus equilibram e harmonizam as energias individuais,
complementando as informações dos Odús da testa e do centro da cabeça.
2] Entretanto, e porque tantas vezes aqui, as
pessoas pretendem saber quais são os seus Orixás através da sua data de
nascimento, uma vez mais recordo que o Orixá que domina os Odús/Caminhos da
pessoa, não é necessariamente o Orixá dono da Cabeça desta pessoa, esta
resposta só pode ser obtida CORRETAMENTE através do jogo de búzios, jogados por
Babalorixá com Mão de Búzios, um Sacerdote com está função, mediunidade
específica, seriedade e responsabilidade. Sabendo que ainda exista 30% de
possibilidades de erros. Por isso necessidades de confirmações caso pairar
dúvidas,levando em considerações já tudo citados e ainda mais variantes
possíveis, como ossilações energéticas, desequilíbrios e falta de preceitos
necessários aos envolvidos no Jogo, tanto ao Sacerdote como Consulente.
Agora que já conhece o Caminho Inicial..... de uma
Estrada imensa de aprendizados e curiosidades.... Respeite os Odus, Respeite os
Sacerdotes das Nações que formam o Candomblé. Umbanda e Nações são como
óleo e água, ambos são líquidos, mas cada um te sua formação, consistência
ou seja, ambas são religiões espiritualistas, porém distintas, mas que cultuam
as Energias os Orixás Sagrados, suas Energias e suas influências em nossas
existências. Nos diversas variantes de Umbanda, se encontram os amparam
dos Orixás. Mas este Sacerdote, Médium e Presidente da Sagrada Umbanda de
Pai Serafim do Congo, Cacique Pena Branca e Ogum de Ronda, tem por obrigação de
esclarecer aos médiuns novos na caminhada de trabalho, que se estudarem,
aprofundarem nos conhecimentos sérios das vibrações dos Orixás cultuados na
Umbanda, sendo médiuns de Umbanda, conseguirão compreender e se firmarem
mais. O caminho é o Amor, a Verdade, a Responsabilidade e o Exercício, ou seja
o Trabalho. Lembrando que o equilíbrio espiritual, vibracional,
sentimental bem como o amparo vibracional aos semelhantes é muito mais
importante que conhecimentos decorados apenas. Axé a todos, Saravá
fraterno e Amigo. Ysaiias Pintto Sacerdote da Sagrada Umbanda Original - SJC - Congá Sagrado Pai Serafim do Congo, Cacique Pena Branca e Ogum de Ronda
"OS
16 ODUS ESTÃO APRESENTADOS AQUI NESTE BLOG, JÁ EM POSTAGENS ANTERIORES,
BUSQUE PELO LINK DE PESQUISA OU PELO ÍNDICE E POSTAGENS, BOM ESTUDO E
CURIOSIDADES."
Fonte de
estudos: Odus Universo do Entendimento, Comunidades Net,
http://lilamenez.wordpress.com/category/candomble/odus/
Adaptação: Ysaiias Pintto Sacerdote
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Muito obrigado pela participação. Deus lhe abençoe.