MÉDIUNS DO CONGÁ SAGRADO DE PAI SERAFIM DO CONGO,
CACIQUE PENA BRANCA e OGUM DE RONDA, DEVEM EVITAR CONSUMIR ESSAS COMIDAS E FRUTAS, CONFORME O SEU ORIXÁ
REGENTE.
Quizila a palavra usada nas Religiões Afro-brasileiras, para tudo aquilo que não é bom para o nosso corpo astral, mental, espiritual e físico. Esta negatividade ocorre quando comemos ou fazemos algo que não devemos. Todos os Orixás têm suas quizilas e como bons filhos devemos respeitá-las.
É como se cometêssemos uma infração e, por ela, somos condenados.
Quizila a palavra usada nas Religiões Afro-brasileiras, para tudo aquilo que não é bom para o nosso corpo astral, mental, espiritual e físico. Esta negatividade ocorre quando comemos ou fazemos algo que não devemos. Todos os Orixás têm suas quizilas e como bons filhos devemos respeitá-las.
É como se cometêssemos uma infração e, por ela, somos condenados.
Posto abaixo parte de um texto muito importante e esclarecedor, pois as ditas Quizilas foram apresentadas através das manifestações, ou seja foram nos informadas. Então posto parte do texto para mostra como nossos Amados Irmãos das Nações se posicionam com bom senso e sempre muito respeito.
Vamos ao texto:
Filho de santo jamais pode comer o que o santo dele come? Ou pode? em que circunstâncias?
Entre muitas, as respostas de S.M.E. são bastante
esclarecedoras: “Tudo o que o orixá come faz bem ao filho, tanto que
quando ele oferece a comida tem que comer junto, para que ele não se
ofenda. Mas às vezes, fora do ilê orixá, é tabu“. Ou seja, o
filho deve e não deve comer. Nessa informação, fica claro que a
interdição está ligada à situação, ou melhor dizendo, parece que o
próprio da proibição é delimitar dois espaços, rigorosamente separados,
que o momento do ritual permite juntar, e até mesmo, tornar permeáveis. É
pela mediação do ritual, repetido inúmeras vezes no decorrer do tempo,
que se abre o espaço sagrado. Na vida cotidiana do filho de santo, é
proibido desfrutar as mesmas comidas que alimentam o orixá. Se
desobedecer, “faz mal”.
Na casa do orixá, a ingestão de comidas votivas é
não apenas permitida, mas sim obrigatória. É imprescindível participar
do banquete sagrado. Se, naquele momento, o filho não comer do mesmo
material de que sua cabeça é feita, o orixá oferecer-se-á. Ou, como já
ouvi dizer, na hora da oferenda, “a gente precisa comer, que é para ele
ver que não tem veneno”. esse comentário aparentemente jocoso é bastante
elucidativo. Não é somente o ilê orixá, espaço sagrado e portanto
preservado, que garante a não nocividade da comida de santo para o
iniciado, é também o adepto que, por sua vez, se torna fiador, junto ao
orixá, da excelência da comida que lhe é oferecida.
Comer alimentos sagrados como bem sabiam os
sacerdotes hebreus, é assegurar a sacralização do próprio corpo. No ilê
orixá, o iniciado participa do banquete dos deuses, nutre-se do mesmo
material de que é feita a sua cabeça, reforça a sua identidade como
parente de determinada divindade. Fora do espaço sagrado, é-lhe proibido
ingerir essas mesmas substâncias.
Mas o seu corpo também é um espaço, que pelo
cumprimento dos preceitos é constantemente mantido em condições de se
tornar receptáculo da divindade. Por isso tem de abster-se de ingerir
comidas rejeitadas pelo seu orixá, e até mesmo aproximar-se delas.
Quebrar quizila, nessa perspectiva, é praticamente uma autodestruição.
Faz mal. A pessoa adoece. Mas, ao mesmo tempo, pode-se aplicar à
construção do corpo a mesma visão dialéctica que se foi afirmado com
tanta nitidez em relação à construção do mundo. Aqui também a
transgressão destrói e reforça limites, de modo realmente tangível,
porque passam pelo corpo, e simbólico também, pois redundam na afirmação
de identidade mítica.
Fonte: Quizilas – Preceitos Rituais (1ª Parte) postado por Irmã Manuela, http://ocandomble.wordpress.com/2008/08/12/quizilas-preceitos-rituais/
FIZ ESTA RELAÇÃO PARA OS FILHOS DA CORRENTE DO "CONGÁ SAGRADO DE PAI SERAFIM DO CONGO, CACIQUE PENA BRANCA e OGUM DE RONDA", POIS CADA CASA, CADA RITUAL TEM SEU SACERDOTE E A ELE QUE OS FILHOS DEVERÃO PROCURAR ORIENTAÇÕES DE TUDO QUE SEJA NECESSÁRIO SABER.
FILHO DE OXALÁ - EVITAR:
CABEÇA DE GALINHA DE ANGOLA, ARRAIA, CARANGUEJO, LULA E FRUTOS DO MAR, PEIXES
DE COURO, CAJÁ, MANGA, SANGUE (CHOURIÇO), CABEÇA E PÉS DE QUALQUER ANIMAL ,DENDÊ,
CACHAÇA, ABÓBORA, SARDINHA, BAGRE, FAROFA DE CABEÇA E PÉS DE BICHOS, POMBO.
FILHO DE
OGUM - EVITAR: CABEÇA DE GALINHA DE ANGOLA, ARRAIA,
CARANGUEJO, LULA E FRUTOS DO MAR, PEIXES DE COURO, CAJÁ, MANGA, SANGUE
(CHOURIÇO), CABEÇA E PÉS DE QUALQUER ANIMAL, INHAME, FEIJÃO PRETO, FEIJOADA,
CANA, ABÓBORA, CAÇAS EM GERAL, BODE, CABRITO, FAROFA DE CABEÇA E PÉS DE BICHOS,
PERDIZ, CERVEJA.
FILHO DE
OXÓSSI - EVITAR: CABEÇA DE GALINHA DE
ANGOLA, ARRAIA, CARANGUEJO, LULA E FRUTOS DO MAR, PEIXES DE COURO, CAJÁ, MANGA,
SANGUE (CHOURIÇO), CABEÇA E PÉS DE QUALQUER ANIMAL, FOLHAS EM GERAL: (ALFACE,
SALSA, ALMEIRÃO, ETC), FEIJÃO MULATA GORDA, COCO, ABÓBORA, BANANA-PRATA, BANANA-D’
ÁGUA, BANANA-MAÇA, TANGERINA, OITI, MILHO E DERIVADOS (FARINHA DE MILHO, FUBÁ),
MILHO VERMELHO, CARAMBOLA, MEL, LAGARTO ( ATÉ A CARNE QUE LEVA ESTE NOME ), CAÇAS EM GERAL, BODE, CABRITO, FAROFA DE
CABEÇA E PÉS DE BICHOS, PATO, GALO.
FILHO DE
XANGÔ -
EVITAR: CABEÇA DE GALINHA DE ANGOLA, ARRAIA, CARANGUEJO, LULA E FRUTOS
DO MAR, PEIXES DE COURO, CAJÁ, MANGA, SANGUE (CHOURIÇO), CABEÇA E PÉS DE
QUALQUER ANIMAL, ABÓBORA, RABADA, CARNEIRO, FAROFA DE CABEÇA E PÉS DE BICHOS,
CÁGADO, TARTARUGA, CERVEJA PRETA.
FILHA DE
OXUM - EVITAR:
CABEÇA DE GALINHA DE ANGOLA, ARRAIA,
CARANGUEJO, LULA E FRUTOS DO MAR, PEIXES DE COURO, CAJÁ, MANGA, SANGUE
(CHOURIÇO), CABEÇA E PÉS DE QUALQUER ANIMAL, GALINHA, FEIJÃO FRADINHO, ABÓBORA,
POLVILHO, TAPIOCA, PEIXE CAVALINHA, CAMARÃO VERMELHO, FAROFA DE CABEÇA E PÉS DE
BICHOS, OVOS, POMBO.
FILHA DE
YEMANJÁ - EVITAR: CABEÇA DE GALINHA DE ANGOLA, ARRAIA,
CARANGUEJO, LULA E FRUTOS DO MAR, PEIXES DE COURO, CAJÁ, MANGA, SANGUE
(CHOURIÇO), CABEÇA E PÉS DE QUALQUER ANIMAL, INHAME, ABÓBORA, FIGO, UVA BRANCA,
PEIXES VERMELHOS, CAMARÃO VERMELHO, FAROFA DE CABEÇA E PÉS DE BICHOS, BANANA-FIGO.
FILHA DE
IANSÃ - EVITAR: CABEÇA DE GALINHA DE ANGOLA, ARRAIA,
CARANGUEJO, LULA E FRUTOS DO MAR, PEIXES DE COURO, CAJÁ, MANGA, SANGUE
(CHOURIÇO), CABEÇA E PÉS DE QUALQUER ANIMAL, FEIJÃO FRADINHO, BETERRABA,
ABÓBORA, FÍGADO, MIÚDOS EM GERAL, CARNEIRO, FAROFA DE CABEÇA E PÉS DE BICHOS.
Relação das frutas que têm grande vibração dos Orixás
Estas frutas poderão ser "Oferendadas" junto à Natureza pelos médiuns, com intenção de aproximar mais das irradiações de determinado Orixá.
ORIXÁ
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FRUTAS
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OXALÁ
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Uva,
pêra, maçã, damasco, melão, figo
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SENHORAS
|
Todas
as frutas cítricas: limão, tangerina, laranja, sapoti, nêspera, mangaba,
jenipapo
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IBEJI
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Goiaba,
amora, pitanga, groselha, cereja, jabuticaba, grumixama
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XANGÔ
|
Marmelo,
mamão, melão, melancia, abiu, abricó, caqui, fruta-de-conde
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OGUM
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Graviola,
banana (exceto d'água), ameixa, pitomba, ciriguela, abacate, abiu,
lima-da-pérsia
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OXÓSSI
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Coco,
cana-de-açúcar, camboatá, sapucaia, cacau, caju, mangaba
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ALMAS
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Jaca,
abacaxi, cajá-manga, manga, carambola, fruta-pão, morango, banana d'água
(específica para Exus)
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