RÁDIO SAGRADA UMBANDA - OUÇA - USE OS CONTROLES PARA O VOLUME OU PAUSAR AS MÚSICAS

quinta-feira

FRUTAS COM VIBRAÇÕES DOS ORIXÁS E FRUTAS, COMIDAS QUE DEVEM SER EVITADAS


MÉDIUNS  DO CONGÁ SAGRADO DE PAI SERAFIM DO CONGO, CACIQUE PENA BRANCA e OGUM DE RONDA, DEVEM EVITAR CONSUMIR  ESSAS COMIDAS E FRUTAS, CONFORME O SEU ORIXÁ REGENTE. 


Quizila a palavra usada nas Religiões Afro-brasileiras, para tudo aquilo que não é bom para o nosso corpo astral, mental, espiritual e físico. Esta negatividade ocorre quando comemos ou fazemos algo que não devemos. Todos os Orixás têm suas quizilas e como bons filhos devemos respeitá-las.
É como se cometêssemos uma infração e, por ela, somos condenados.
 
Posto abaixo parte de um texto muito importante e esclarecedor, pois as ditas Quizilas foram apresentadas através das manifestações, ou seja foram nos informadas. Então posto parte do texto para mostra como nossos Amados Irmãos das Nações se posicionam com bom senso e sempre muito respeito. 
 
Vamos ao texto: 
 
 
Filho de santo jamais pode comer o que o santo dele come? Ou pode? em que circunstâncias?
Entre muitas, as respostas de S.M.E. são bastante esclarecedoras: “Tudo o que o orixá come faz bem ao filho, tanto que quando ele oferece a comida tem que comer junto, para que ele não se ofenda. Mas às vezes, fora do ilê orixá, é tabu“. Ou seja, o filho deve e não deve comer. Nessa informação, fica claro que a interdição está ligada à situação, ou melhor dizendo, parece que o próprio da proibição é delimitar dois espaços, rigorosamente separados, que o momento do ritual permite juntar, e até mesmo, tornar permeáveis. É pela mediação do ritual, repetido inúmeras vezes no decorrer do tempo, que se abre o espaço sagrado. Na vida cotidiana do filho de santo, é proibido desfrutar as mesmas comidas que alimentam o orixá. Se desobedecer, “faz mal”.
Na casa do orixá, a ingestão de comidas votivas é não apenas permitida, mas sim obrigatória. É imprescindível participar do banquete sagrado. Se, naquele momento, o filho não comer do mesmo material de que sua cabeça é feita, o orixá oferecer-se-á. Ou, como já ouvi dizer, na hora da oferenda, “a gente precisa comer, que é para ele ver que não tem veneno”. esse comentário aparentemente jocoso é bastante elucidativo. Não é somente o ilê orixá, espaço sagrado e portanto preservado, que garante a não nocividade da comida de santo para o iniciado, é também o adepto que, por sua vez, se torna fiador, junto ao orixá, da excelência da comida que lhe é oferecida.
Comer alimentos sagrados como bem sabiam os sacerdotes hebreus, é assegurar a sacralização do próprio corpo. No ilê orixá, o iniciado participa do banquete dos deuses, nutre-se do mesmo material de que é feita a sua cabeça, reforça a sua identidade como parente de determinada divindade. Fora do espaço sagrado, é-lhe proibido ingerir essas mesmas substâncias.
Mas o seu corpo também é um espaço, que pelo cumprimento dos preceitos é constantemente mantido em condições de se tornar receptáculo da divindade. Por isso tem de abster-se de ingerir comidas rejeitadas pelo seu orixá, e até mesmo aproximar-se delas. Quebrar quizila, nessa perspectiva, é praticamente uma autodestruição. Faz mal. A pessoa adoece. Mas, ao mesmo tempo, pode-se aplicar à construção do corpo a mesma visão dialéctica que se foi afirmado com tanta nitidez em relação à construção do mundo. Aqui também a transgressão destrói e reforça limites, de modo realmente tangível, porque passam pelo corpo, e simbólico também, pois redundam na afirmação de identidade mítica.

Fonte:  Quizilas – Preceitos Rituais (1ª Parte) postado por Irmã Manuela, http://ocandomble.wordpress.com/2008/08/12/quizilas-preceitos-rituais/



FIZ ESTA RELAÇÃO  PARA OS FILHOS DA CORRENTE DO "CONGÁ SAGRADO DE PAI SERAFIM DO CONGO, CACIQUE PENA BRANCA e OGUM DE RONDA", POIS CADA CASA, CADA RITUAL TEM SEU SACERDOTE E A ELE QUE OS FILHOS DEVERÃO PROCURAR ORIENTAÇÕES DE TUDO QUE SEJA NECESSÁRIO SABER.
 



FILHO DE OXALÁ  -  EVITAR: CABEÇA DE GALINHA DE ANGOLA, ARRAIA, CARANGUEJO, LULA E FRUTOS DO MAR, PEIXES DE COURO, CAJÁ, MANGA, SANGUE (CHOURIÇO), CABEÇA E PÉS DE QUALQUER ANIMAL ,DENDÊ, CACHAÇA, ABÓBORA, SARDINHA, BAGRE, FAROFA DE CABEÇA E PÉS DE BICHOS, POMBO. 



FILHO DE OGUM  -  EVITAR: CABEÇA DE GALINHA DE ANGOLA, ARRAIA, CARANGUEJO, LULA E FRUTOS DO MAR, PEIXES DE COURO, CAJÁ, MANGA, SANGUE (CHOURIÇO), CABEÇA E PÉS DE QUALQUER ANIMAL, INHAME, FEIJÃO PRETO, FEIJOADA, CANA, ABÓBORA, CAÇAS EM GERAL, BODE, CABRITO, FAROFA DE CABEÇA E PÉS DE BICHOS, PERDIZ, CERVEJA.




FILHO DE OXÓSSI -  EVITAR: CABEÇA DE GALINHA DE ANGOLA, ARRAIA, CARANGUEJO, LULA E FRUTOS DO MAR, PEIXES DE COURO, CAJÁ, MANGA, SANGUE (CHOURIÇO), CABEÇA E PÉS DE QUALQUER ANIMAL, FOLHAS EM GERAL: (ALFACE, SALSA, ALMEIRÃO, ETC), FEIJÃO MULATA GORDA, COCO, ABÓBORA, BANANA-PRATA, BANANA-D’ ÁGUA, BANANA-MAÇA, TANGERINA, OITI, MILHO E DERIVADOS (FARINHA DE MILHO, FUBÁ), MILHO VERMELHO, CARAMBOLA, MEL, LAGARTO ( ATÉ A CARNE QUE LEVA ESTE NOME ),  CAÇAS EM GERAL, BODE, CABRITO, FAROFA DE CABEÇA E PÉS DE BICHOS, PATO, GALO.




FILHO DE XANGÔ  -  EVITAR: CABEÇA DE GALINHA DE ANGOLA, ARRAIA, CARANGUEJO, LULA E FRUTOS DO MAR, PEIXES DE COURO, CAJÁ, MANGA, SANGUE (CHOURIÇO), CABEÇA E PÉS DE QUALQUER ANIMAL, ABÓBORA, RABADA, CARNEIRO, FAROFA DE CABEÇA E PÉS DE BICHOS, CÁGADO, TARTARUGA, CERVEJA PRETA.




FILHA DE OXUM  -  EVITAR:  CABEÇA DE GALINHA DE ANGOLA,  ARRAIA, CARANGUEJO, LULA E FRUTOS DO MAR, PEIXES DE COURO, CAJÁ, MANGA, SANGUE (CHOURIÇO), CABEÇA E PÉS DE QUALQUER ANIMAL, GALINHA, FEIJÃO FRADINHO, ABÓBORA, POLVILHO, TAPIOCA, PEIXE CAVALINHA, CAMARÃO VERMELHO, FAROFA DE CABEÇA E PÉS DE BICHOS, OVOS, POMBO. 




FILHA DE YEMANJÁ  -  EVITAR: CABEÇA DE GALINHA DE ANGOLA, ARRAIA, CARANGUEJO, LULA E FRUTOS DO MAR, PEIXES DE COURO, CAJÁ, MANGA, SANGUE (CHOURIÇO), CABEÇA E PÉS DE QUALQUER ANIMAL, INHAME, ABÓBORA, FIGO, UVA BRANCA, PEIXES VERMELHOS, CAMARÃO VERMELHO, FAROFA DE CABEÇA E PÉS DE BICHOS, BANANA-FIGO. 




FILHA DE IANSÃ  -  EVITAR: CABEÇA DE GALINHA DE ANGOLA, ARRAIA, CARANGUEJO, LULA E FRUTOS DO MAR, PEIXES DE COURO, CAJÁ, MANGA, SANGUE (CHOURIÇO), CABEÇA E PÉS DE QUALQUER ANIMAL, FEIJÃO FRADINHO, BETERRABA, ABÓBORA, FÍGADO, MIÚDOS EM GERAL, CARNEIRO, FAROFA DE CABEÇA E PÉS DE BICHOS.




 

 

Relação das frutas que têm grande vibração dos Orixás

 

Estas frutas poderão ser "Oferendadas" junto à Natureza pelos médiuns,  com intenção de aproximar mais das irradiações de determinado Orixá.

ORIXÁ
FRUTAS
OXALÁ
Uva, pêra, maçã, damasco, melão, figo
SENHORAS
Todas as frutas cítricas: limão, tangerina, laranja, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo
IBEJI
Goiaba, amora, pitanga, groselha, cereja, jabuticaba, grumixama
XANGÔ
Marmelo, mamão, melão, melancia, abiu, abricó, caqui, fruta-de-conde
OGUM
Graviola, banana (exceto d'água), ameixa, pitomba, ciriguela, abacate, abiu, lima-da-pérsia
OXÓSSI
Coco, cana-de-açúcar, camboatá, sapucaia, cacau, caju, mangaba
ALMAS
Jaca, abacaxi, cajá-manga, manga, carambola, fruta-pão, morango, banana d'água (específica para Exus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela participação. Deus lhe abençoe.