SAUDAÇÕES AOS ORIXÁS E ENTIDADES
Oxalá
Oxalá Meu Pai ! - Epa epa Babá! (yorubá)
Epa epa (exclamação de surpresa, grande admiração pela honrosa presença); Babá (pai)
Omulu
- Atotô ! (yorubá)
Atotô (Silêncio) – Silêncio! Ele está entre nós!
Para Obaluayê - Atotô Ajuberô ! Silêncio ! Ele está entre nós ,
Acalmai-nos Senhor da Terra !
Oxóssi
- Okê arô! (yorubá)
Okê (monte); arô (título honroso dado aos caçadores) – Salve o grande Caçador!
Oxum
- Ora iê iê ô ! (yorubá)
Salve a Senhora da bondade! Salve a mãe da Benevolência.
Ogum
- Patakori Ogun! (yorubá) ou ainda, Ogunhê! (brado que representa o força de Ogum)
pàtàki (principal); ori (cabeça) – Muita honra em ter o mais importante dignitário do Ser Supremo em minha cabeça!
Porém em algumas Nações não gostam do uso da Saudação Patakorí Ogum, pois tem a tradução como Patakorí - Saudação ao Cortador de Cabeças, seria Salve o cortador de cabeças e os Falangeiros desse Orixá, ou seja espíritos trabalhadores nessa vibração, não gostam desta forma de saudá-lo. Já também, vão verificar que outros estudiosos traduzem como Salve aquele que rege minha cabeça ! Então só usado para os Filhos deste Sagrado Orixá. Muitos então, a grande maioria dos que detêm tais informações usam: Ogunhê ! Salve a Força de Ogum !
Yemanjá
- Odociaba - Odô-fe-iaba! (yorubá) ou ainda, Odô iá!
Odô (rio); fe (amada); iyàagba (senhora) – Amada Senhora das águas) !
Xangô
- Kawô Kabiecile! (yorubá)
Ká (permita-nos); wô (olhar para); Ka biyê si (Sua Alteza Real); le (complemento de cumprimento a um chefe) – Permita-nos olhar para Vossa Alteza Real!
Iansã
- EparrêyOiá! (yorubá)
Eparrêy (saudação a um dos raios do Orixá da decisão); Oyá (nome por que é conhecida Iansã) – Saudação aos majestosos ventos de Oyá! Na Mitologia Yoruba, o nome Oyá ( também conhecido como Oiá ou Iansã ) provém do rio de mesmo nome na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger. É uma divindade das águas como Oxum e Iemanjá, mas também é relacionada ao elemento ar, sendo uma das divindades conforme Culto das Nações, que ao lado de Ayrá e Orixá Afefê controla os ventos. É conhecida também como Iansã.
Ibêji
- Oni Beijada! (yorubá) ou ainda, Beji, Beijada!
Ele é dois!
Hoje Crianças ! Erê mim ( Venha mim as Crianças ) ( A criança em mim )
Nanã Buroquê
- Saluba Nanã! (yorubá)
Salve a Senhora Mãe de todas as Mães
Ossãe ou Ossain ou ainda Ossanhã
- Euê-ô! Euê-ô! Euê-ô! (yorubá)
Ewe (folhas); O (sufixo para cumprimentos (salve) – “Salve as folhas!” ,ou melhor “Salve o Senhor das folhas!”
Ewassa Ossãe ! Salve o Senhor das Folhas
Ewê Assá Belu Assá Kerê Kerê ! ( Usado em Nação )
Preto Velho
- Adorê as Almas! Significa Viva as Almas ! Salve as Almas, errado dizer adorei. Adoramos a Deus somente. Imagine que um desencarnado é Alma certo? Se este irmão foi marginal, um facínora e ainda na vida espiritual ainda permaneça nessa vibração, você não diria que lhe adora,
não é mesmo ?
Saudamos os Pretos Velhos dizendo também Cacurucaia , ou Cacarucai e é respondido : Adorê as Almas ( Salve as Almas )
Cacarucai ou Cacurucai ou ainda Cacuracaia(feminino) : Designar a pessoa (encarnada ou desencarnada) muito idosa. É usada a forma CACARUCAIA, quando se trata de feminino. Usam-se também as formas CACURUCAI e CACURUCAIA.
Espero que entendam.
Entre diversas outras nominações tais como: Guiné, Moçambique, da Serra, da Bahia, etc...
Em sua linha de atuação eles apresentam-se pelos seguintes codinomes, conforme acontecia na época da escravidão, onde os negros eram nominados de acordo com a região de onde vieram:
• Congo -->Ex: (Pai Serafim do Congo (Mentor Chefe e Fundador da Sagrada Umbanda, denominação do tipo de Umbanda, com restrição absoluta de movimentação financeira de qualquer espécie), Pai Francisco do Congo), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Iansã;
• Aruanda --> Ex: (Pai Francisco de Aruanda), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxalá. (OBS: Aruanda quer dizer céu);
• D´Angola --> Ex: (Pai Francisco D´Angola), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Ogum;
• Matas -->Ex: (Pai Francisco das Matas), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxóssi;
• Calunga, Cemitério ou das Almas --> Ex: (Pai Francisco da Calunga, Pai Francisco do Cemitério ou Pai Francisco das Almas), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Omolu/ Obaluayê;
Entre diversas outras nominações tais como: Guiné, Moçambique, da Serra, da Bahia, etc...
Caboclo
- Okê, Caboclo! ( "Salve o Grande Caboclo" ) ou Saudação " Bamboclim" ( significa sejam bem-vindos para os trabalhos de Cura. )
Boiadeiro
- Xetro marrumbaxetro! Xetruá! Getruá Marrumbaxetro Getruá - Minaketo Navizala !
Significação desconhecida. Figuração onomatopéica.
Essas são algumas expressões utilizadas p/ saudar nossos queridos Boiadeiros, são termos que se diversificam mediante as regiões do pais. Mas todas tem o mesmo significado respeitoso…Salve, aquele que tem braço forte, pulso forte.
Palavra relativa à onomatopéia que significa imitar com a boca ou com qualquer meio ,seja físico com o corpo ,mecânico, com instrumentos ou outros os sons da natureza por exemplo assoviar como pássaro,bem como na escrita .
Tic tac é o barulho onomatopéico do relógio
Exu
- Laroyê Exú ! (yorubá) ou ainda, Exu é Mojubá!
“Saudação amiga à Exu” ; móju (viver à noite) bá (armar emboscada) – “Exu gosta de viver a noite, sempre capaz de armar emboscadas”.
Mojubá - Ser bem-vindo.
Crianças
- Oni, beijada! ( Hoje Crianças ! )
“Ele é dois!” Saudação igual a dos Orixás Ibeji. Erê Mim - Venha a mim as criancinhas !
Ciganos
- Arriba! Salve, Acima Ciganos !
Povo do Oriente - Orí Oriente ! Orí Bába Oriente ! Salve o Povo do Oriente -
Malandros - Linha de Seu Zé Pilintra ( Zé Pilintra o correto, Zé Pelintra (com E ) é forma errada de escrever e pronunciar como explico no blog que deixo link abaixo )
Saudação a Seu Zé Pilintra e a todos de sua Falange.
- Salve a Malandragem ! Ou ainda, Acosta! Malandro! ( Se achegue Malandro ! )
Saudações por
Sagrada Umbanda - Ysaiias Pintto Sacerdote
www.sagrada-umbanda.blogspot.com.br
"A maior caridade com a Umbanda é sua divulgação " - Ysaiias Pintto Sacerdote
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