SEJA MUITO BEM-VINDO À SAGRADA UMBANDA !

" R E L I G I Ã O --- C I Ê N C I A --- A R T E --- F I L O S O F I A --- E --- A M O R "

terça-feira

USO DE BEBIDAS PELOS MÉDIUNS IRRADIADOS DURANTE RITUAL

A grande pergunta é? Por que alguns Enviados de Ogum bebem cerveja?

A energia Ogum é de virilidade, pujança, orgulho, honra,obstinação, luta, determinação, cólera, etc.
A entidade vem do astral, como capangueiro de Ogum, trazendo essas energias, que muitas vezes, somadas à energia de seu Médium (e filhos de Ogum são mais rebeldes), podendo tonar-se um excesso de energia Yang, dentro de um terreiro.

Para amenizar essa cólera, a entidade bebe cerveja, pois, é sabido que energeticamente as bebidas fermentadas de cevada, lúpulo, milho, abaixam a frequência vibratória excessiva… Diz-se nas escolas iniciáticas, que o Faraó bebia dos melhores vinhos, ao passo que os escravos bebiam cerveja, também porque essa facilitaria a submissão dos escravos….Cerveja inibe a energia da Kundalini.
Os mentores da Umbanda, sabendo disso, intuem seus filhos a fazer uso dessas bebidas, para diminuir a frequência bombástica de um Ogum em terra, e equilibrar os chacras do médium, para doar a energia excedente...

Da mesma forma Xangô,  Orixá vaidoso de sua honra, justiça, determinação, imparcial, traz esse mesmo orgulho, e até uma certa arrogância real, de seu reino de Oyó…. As entidades que atuam em sua frequência, normalmente fazem uso da cerveja preta, pois é doce, para diminuir o fel da cólera do Orixá do fogo, e o suave fermentado, aplaca a energia do deus do fogo e da justiça…Nesse caso, os médiuns conseguem seguir o caminho do meio, a fim de poder doar a energia.. Pois, engendrar a energia bruta de Xangô, também é adicionar várias copas de orgulho. neste caso, a entidde faz uso da bebida, tanto para energizar a assistência, quanto para harmonizar seu aparelho mediúnico..

Para aqueles que pensam que “cavalo” é o último a ser atendido, eis a resposta. Ao contrário, o médium é o primeiro a ser tratado…O fato dos médiuns serem cobrados demais, é simplesmente devido a terem errado em vidas anteriores, e esse serviço à comunidade é a parte do contrato que ele contraiu antes de reencarnar, para compensar seu karma. ( * Mas isso não é regra, já que todos somos médiuns de alguma forma. Ysaiias Pintto Sacerdote )

Por que pretos e pretas velhas usam cachaça com mel, café amargo, etc? Porque tomadas nas devidas proporções, essas bebidas excitam e elevam a frequência do médium, que já está sendo irradiado por uma entidade que é sinônimo de humildade.. Ou seja, novamente o médium vindo em primeiro plano, para servir o próximo.

Por que os erês evitam coca-cola? Ora, principalmente por causa da cor escura, que não é compatível com a energia sutil das crianças. E vamos além…Não estariam os erês, tentando indicar os malefícios do caramelo 6? Da noz de cola, que vicia? Em suas brincadeiras, as crianças ensinam muito mais do que imaginamos.
E quanto a outras divindades.. Partamos para Egunitá, a Senhora do fogo Sagrado… Por que não oferecer bebidas ainda mais fortes a esse Orixá?
Ora, em Magia, para que se consiga algo, é necessário equilibrar os polos…. Pois por isso, oferecemos o frescor da menta, sob a forma de fogo líquido (licor) a Egunitá, às suas pombo-giras, e consequentemente a seus médiuns, para aplacar mais uma vez, essa deusa do fogo…
Por que muitos Exús bebem Whisky? Bem, essa bebida não é de origem africana, logo, nem teria razão para vir originariamente com aqueles que trouxeram o culto a Exú, ao Brasil.. Mas o Whisky é uma bebida refinada, bem aceita na sociedade que o aprecia. Portanto, oferecer Whisky aos nossos guardiões, é o mesmo que dizer: Eu te respeito meu compadre.. Te ofereço do mais caro, porque foi o máximo que meus calos e suor do meu rosto, puderam comprar.. Eis a mística de oferendar algo caro, a uma entidade que não tem mais noção de posse!! Ele desencarnou…não levou anda daqui, a não ser seu conhecimento de vida.
Vinho para os caboclos de Oxóssi…. Por que vinho doce.. Ora, o caxiri é a bebida de muitos índios do Brasil, obtida a partir da fermentação de mandioca, mascada e cuspida pelas índias… Não temos essa bebida normalmente disponível, e nem sempre os terreiros providenciam os aluás semi-fermentados de frutas..Então, os caboclos fazem uso do fruto da videira, adocicado.. Sim, suave.. Por que? Porque os caboclos já vem com uma energia pujante, avassaladora, guerreira e para poder equilibrar o fel de suas lutas, adoçam os sentidos dos médiuns, com essa inebriante beberagem, usada desde priscas eras..
Inclusive, vodka é bebida sagrada dos xamãs da Mongólia. Aguardente é oferecido ao Buda em seus templos na Tailândia..
Poderíamos citar tantas outras bebidas. inclusive bebidas sagradas..Mas, fiquemos com o cogitar de nossas dúvidas, para que sejam doravante respondidas cada uma a seu tempo..
Namastê
Xamã Green Turtle
Nem todas Entidades Espirituais trabalham com a volatilidade do álcool, algumas trabalham com água, água gasificada, água de coco, café, água do mar.. Algumas entidades não precisam de elemento algum, pois já encontram um patamar mais apurado e conseguem manipulações de elementos mais sutis que fogem aos nossos olhos.   tAMBÉM APROVEITO A INFORMAR QUE O USO DE BEBIDAS SÓ PODERAM SER FEITOS CASO A SAÚDE DO MÉDIUM PERMITA, SE O MESMO NÃO FOR DIRIGIR E AINDA TODA QUANTIDADE DEVE SER CONTROLADA, POIS NÃO CABE EXCESSOS. Ysaiias Pintto Sacerdote e Presidente da Sagrada Umbanda - Congá Sagrado Pai Serafim do Congo, Cacique Pena Branca e Ogum de Ronda. Texto adaptado por Ysaiias Pintto - Fonte inicial Perdidos em Pensamentos

quinta-feira

DEMÔNIOS... ELES NÃO EXISTEM !

DEMÔNIOS NÃO EXISTEM !

PORÉM FORAM CRIADOS ESTES PERSONAGENS, PARA JUSTIFICAR ERROS E FRAQUEZAS HUMANAS... OS BODE-EXPIATÓRIOS.

TODAS AS PESQUISAS DOBRE O ASSUNTO APONTARÃO PARA AS ESCRITURAS HUMANAS, TIDAS COMO SAGRADAS. 
ESCRITAS POR TANTOS E TANTOS HOMENS EM TANTOS E TANTOS  TEMPOS DISTINTOS E DISTANTES.

VEJA O QUE É ESCRITO SOBRE ESSE TEMA POR EDSON ROSA NO BLOG DIÁRIO DE UM TEÓLOGO:



Qual seria a origem dos demônios?



Entre os teólogos há muita divergência entre as suas origens, a bíblia não fala onde surgiram, mas há bastantes especulações sobre suas origens. Vamos aqui considerar, somente as mais difundidas. Segundo Myer Pearlman (2006), anjos caídos é uma coisa e demônios são outra,
Os anjos foram criados perfeitos e sem pecado, e, como o homem, dotados de livre-arbítrio. Sob a direção de Satanás, muitos pecaram e foram lançados para fora do céu. [...] As Escrituras não descrevem a origem dos demônios. Essa questão parece fazer parte do mistério que envolve a origem do mal. ( Pearlman,2006, p.97).

Magno Paganelli (2008) afirma que
Por ora, quero refutar o conceito de alguns pregadores que ensinam (ou confundem?) que anjos caídos, os anjos rebeldes, ao serem lançados do céu, transformaram-se em demônios e passaram a atormentar os homens. Essa é uma das mais fantasiosas e irresponsáveis invenções bíblicas que tenho ouvido. “Não posso sequer chamar de interpretação bíblica, uma vez que não existe um só versículo que apóie ou permita tal interpretação” (p. 28-29).

O entendimento da citação parece bem fácil, anjo caído é uma coisa e demônio é outra, contudo, não é bem assim, por não encontrarmos nas Escrituras a origem para os demônios foi de praxe ao longo dos anos, que os demônios são os anjos caídos que não apresentam tanta ferocidade, e essa é a teoria mais aceita pelas pessoas, ou seja, que um ser criado no céu e caído, hoje vive dentro de outros seres caídos, para fazer com que estes caiam.

Se lermos novamente essa frase, veremos que os papéis desses demônios são de uma tremenda falta de necessidade, pois fazer cair algo que já é caído soa de forma incoerente. Então, seria outro motivo que esses demônios apareceram?

Ao que diz respeito a essa nomenclatura, segundo Waldomiro Francisco (2005, p.71), “o vocábulo demônio vem do grego daimóion, pelo latim daemoniu. Nas religiões antigas, era o gênio inspirador do bem ou do mal que presidia o caráter e o destino das pessoas”.

Como podemos observar a origem da palavra “demônio” pode nos dar uma compreensão melhor do que qualquer especulação bíblica. O conceito filosófico nesse momento nos traz a ideia. Os demônios eram tidos com bom ou mal e não passavam de influências na vida de uma pessoa. Agora se chega a um ponto chave para uma definição, sendo que se caracteriza uma possessão demoníaca por meios de problemas psicológicos o leva a vários sintomas de loucura, seriam os demônios frutos da perversão humana devido a queda? E o que agora será apresentado, possessão, todas serão verdadeiras ou simplesmente são frutos da loucura humana?

MENTIRAS SOBRE POMBAGIRAS


Gostaria de citar alguns exemplos, do que a falta de conhecimento sobre as entidades Pombagiras produz, creiam alguns desses disparates foram ditos ou escritos sobre Pombagiras:


* OLHA OS ABSURDOS QUE IGNORANTES ESCREVEM, COMENTAM OU INVENTAM PARA JUSTIFICAR SEUS ERROS OU ERROS ALHEIOS:



- Irradiar-se com Pombagira frequentemente, modela o corpo feminino.

- A Pombagira dela faz ela dormir com outros homens e trair o marido.                                                                                                                         - O marido de uma senhora estaria tendo um comportamento homossexual por influência da Pombagira. 

- A Pombagira de fulana só permite que ela use roupa vermelha.

 - A Médium de Pombagira tem que ter 7 homens. ( Gente! Somos médiuns, não médiuns de um ou de outro guia.)

- Pombagira é escandalosa, vulgar, promíscua e insaciável. 

- Pombagiras fazem sexo em giras de Umbanda e Candomblé. 

- Pombagiras são demônios da luxúria, disfarçados. ( Volto a informar que demônios não existem. )

- Incorporar Pombagira, faz com que ela roube seu corpo e expulse seu espírito.

- Pombagiras se apresentam com trajes escandalosos e vulgares e se comportam como prostitutas.

- Pombagiras são prostitutas ou esposas dos Exus.

 - Não deixe seu marido consultar com uma Pombagira, pois ela vai roubá-lo de você.

- Pombagiras são espíritos de prostitutas que ainda querem sexo.

- Pombagiras não são espíritos confiáveis, podem se vender por uma oferenda mais interessante.

- Fazer trato com Pombagira, é fazer trato com o diabo. ( Gente! Diabo NÃO existe, nem demônios, existem sim espíritos ruins encarnados e desencarnados, mas todos um dia chegarão a Evolução. Os personagens Diabos e Demônios foram criados por Religiosos que serviam aos Poderosos, bem como aos Reis, estes personagens serviam para serem bode-expiatório, ou seja, culpados pelos erros, covardias e atrocidades humanas, bem como manter as pessoas sob medo. Todos que procurarem a origem do assunto demônio iram encontra descritos na bíblia, escrita por tantos e tantos homens em muitas e muitas épocas, bem como é sabido que as escrituras eram um limitador de conduta social e domínio político e ético, pelo temor ou seja regiosidade.)

- Pombagira é perigosa porque é traiçoeira de caráter e moral duvidosos.

- Pombagiras são espíritos que não têm consciência e discernimento entre o bem e o mal.

- Pombagiras não têm palavra, não cultivam lealdade a ninguém, servem dois inimigos ao mesmo tempo e se divertem.

-A Pombagira dela faz ela brigar com todo mundo e não parar em nenhum emprego.

 - A Pombagira dela precisa beber todo dia e ela está ficando alcoólatra.

- A Pombagira apareceu em sonho e se mostrou nua.

- A Pombagira faz ela usar roupas curtas e sensuais.

- Pombagiras são espíritos obsessores e perversos.

- O nome Pombagira se refere a uma ave bêbada.

- Pombagira deixa a médium com dupla personalidade.

 - Pombagira só quer incorporar em médiuns bonitas e que façam muito sexo.

- Pombagira usa o médium e depois o troca por outro mais conveniente aos seus interesses.

- Ela ficou igual a uma Pombagira, caçando homens.

- Ela ficou grávida por culpa de uma Pombagira.

- Pombagiras ficam na encruzilhada esperando alguma mulher passar para poderem incorporar e fazer sexo com os homens que por ali aparecerem.   ( Como se a Encruzilhada que é só uma analogia a situações de dúvidas fossem alguma morada de Exus e Pombagiras, como alardeiam pontos cantados, feitos pelo homem. Gente! Espíritos trabalhadores não param, tem atividades constantemente, não tem corpo físico para cansar como nós e tem muito mais o que fazer do que ficar plantado numa encruzilhada... Mas podem sim estarem ali em vigília das coisas que humanos ( espíritos desencarnados e encarnados estejam se dedicando no bem ou no mal ).

- Pombagiras só atendem os pedidos que vierem acompanhados de muito dinheiro ou joias caras ou que as Pombagiras trabalham com trocas.

 - A Pombagira de fulana não deixa ela casar.

- A Pombagira de Fulana não deixa ela engravidar para que fique sempre atraente.

- A Pombagira influencia o casal a fazer sexo com outras pessoas.


Texto de  Claudio  - Fonte:http://claudioogum.blogspot.com.br/p/alguns-absurdos-sobre-pombas-giras.html – Adaptado por mim  Ysaiias Pintto Sacerdote





·          FICA  A  DICA: 

ESPÍRITOS VIBRAM AOS MDIUNS AMOR E EQUILÍBRIO, OS MÉDIUNS CAPTAM NO SEU MENTAL TAL ENERGIA E TRADUZEM, E CONSEGUEM CAPTAR SE ESTIVEREM FOCADOS, PREPARADOS EM VERDADE, BONDADE, CONDUTA E HONESTIDADE. MESMO ASSIM CAPTARÃO MUITO POUCO DO QUE LHES SÃO TRANSMITIDOS. TODA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÕES PASSADAS AOS ASSISTIDOS, SEJA QUAL FOR O GUIA, MENTOR, SAIRÁ PELA QUALIDADE DE INTERPRETAÇÃO DO MÉDIUM, PELA SUA CULTURA. MUITAS VEZES UM MÉDIUM SEM ABRIR A BOCA PARA PRONUNCIAR UM SÓ PALAVRA OU FAZER UM SÓ GESTO PODE ESTAR TRABALHANDO MUITO, MAS MUITO MELHOR EM DOAÇÃO DOS QUE QUEREM VIRAREM GUIAS, COLOCAR COCARES COLORIDOS, GRITAREM COM ÍNDIOS, FICAREM CHULOS, OU SEJA ADQUIRIREM UMA INTERPRETAÇÃO LONGE DO QUE SEJA SEU GUIA ESPIRITUAL. QUEM É DOTADO DE CLARIVIDÊNCIA E DIGO QUE SÃO RARÍSSIMOS E A GRANDE MAIORIA DELES ESTÃO NOS MANICÔMIOS OU PRESOS NOS QUARTOS. SE ESTIVER UM BOM E EQUILIBRADO CLARIVIDENTE VERIA.... HOMENS PULANDO E DANÇANDO E ESPÍRITOS COM FORMAS TOTALMENTE DIFERENTES QUE OS MÉDIUNS TRADUZEM OU ACREDITEM.  OS GUIAS EM CONCENTRAÇÃO E AMOR.... OS MÉDIUNS EM CENAS E SOB REGÊNCIAS DE SACERDOTES, MUITOS VEZES TAMBÉM TÃO EQUIVOCADOS.  Ysaiias Pintto Sacerdote e Presidente da Sagrada Umbanda – Congá Sagrado Pai Serafim do Congo, Cacique Pena Branca e Ogum de Ronda.




SAUDAÇÕES AO ORIXÁS E FALANGES NA SAGRADA UMBANDA






SAUDAÇÕES AOS ORIXÁS E ENTIDADES


Oxalá
Oxalá Meu Pai ! - Epa epa Babá! (yorubá)
Epa epa (exclamação de surpresa, grande admiração pela honrosa presença); Babá (pai)

Omulu
- Atotô ! (yorubá)
Atotô (Silêncio) – Silêncio! Ele está entre nós!

Para Obaluayê - Atotô Ajuberô ! Silêncio ! Ele está entre nós ,
Acalmai-nos Senhor da Terra !

Oxóssi
- Okê arô! (yorubá)
Okê (monte); arô (título honroso dado aos caçadores) – Salve o grande Caçador!


Oxum
- Ora iê iê ô ! (yorubá)
Salve a Senhora da bondade! Salve a mãe da Benevolência.


Ogum
- Patakori Ogun! (yorubá) ou ainda, Ogunhê! (brado que representa o força de Ogum)
pàtàki (principal); ori (cabeça) – Muita honra em ter o mais importante dignitário do Ser Supremo em minha cabeça!
Porém em algumas Nações não gostam do uso da Saudação Patakorí Ogum, pois tem a tradução como Patakorí - Saudação ao Cortador de Cabeças, seria Salve o cortador de cabeças e os Falangeiros desse Orixá, ou seja espíritos trabalhadores nessa vibração, não gostam desta forma de saudá-lo. Já também, vão verificar que outros estudiosos traduzem como Salve aquele que rege minha cabeça ! Então só usado para os Filhos deste Sagrado Orixá. Muitos então, a grande maioria dos que detêm tais informações usam: Ogunhê ! Salve a Força de Ogum !




Yemanjá
- Odociaba - Odô-fe-iaba! (yorubá) ou ainda, Odô iá!
Odô (rio); fe (amada); iyàagba (senhora) – Amada Senhora das águas) !


Xangô
- Kawô Kabiecile! (yorubá)
Ká (permita-nos); wô (olhar para); Ka biyê si (Sua Alteza Real); le (complemento de cumprimento a um chefe) – Permita-nos olhar para Vossa Alteza Real!



Iansã
- EparrêyOiá! (yorubá)
Eparrêy (saudação a um dos raios do Orixá da decisão); Oyá (nome por que é conhecida Iansã) – Saudação aos majestosos ventos de Oyá! Na Mitologia Yoruba, o nome Oyá ( também conhecido como Oiá ou Iansã ) provém do rio de mesmo nome na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger. É uma divindade das águas como Oxum e Iemanjá, mas também é relacionada ao elemento ar, sendo uma das divindades conforme Culto das Nações, que ao lado de Ayrá e Orixá Afefê controla os ventos. É conhecida também como Iansã.
Costuma ser reverenciada antes de Xangô, como o vento personificado que precede a tempestade. Assim como a Orixá Obá, Oyá também está relacionada ao culto dos mortos


Ibêji
- Oni Beijada! (yorubá) ou ainda, Beji, Beijada!
Ele é dois!
Hoje Crianças ! Erê mim ( Venha mim as Crianças ) ( A criança em mim )




Nanã Buroquê
- Saluba Nanã! (yorubá)
Salve a Senhora Mãe de todas as Mães



Ossãe ou Ossain ou ainda Ossanhã
- Euê-ô! Euê-ô! Euê-ô! (yorubá)
Ewe (folhas); O (sufixo para cumprimentos (salve) – “Salve as folhas!” ,ou melhor “Salve o Senhor das folhas!”
Ewassa Ossãe ! Salve o Senhor das Folhas

Ewê Assá Belu Assá Kerê Kerê ! ( Usado em Nação )







Preto Velho
- Adorê as Almas! Significa Viva as Almas ! Salve as Almas, errado dizer adorei. Adoramos a Deus somente. Imagine que um desencarnado é Alma certo? Se este irmão foi marginal, um facínora e ainda na vida espiritual ainda permaneça nessa vibração, você não diria que lhe adora,
não é mesmo ?
Saudamos os Pretos Velhos dizendo também Cacurucaia , ou Cacarucai e é respondido : Adorê as Almas ( Salve as Almas )
Cacarucai  ou Cacurucai ou ainda  Cacuracaia(feminino)   : Designar a pessoa (encarnada ou desencarnada) muito idosa.  É usada a forma CACARUCAIA, quando se trata de feminino. Usam-se também as formas CACURUCAI e CACURUCAIA.

Espero que entendam.


 Em sua linha de atuação eles apresentam-se pelos seguintes codinomes, conforme acontecia na época da escravidão, onde os negros eram nominados de acordo com a região de onde vieram:

  Congo -->Ex: (Pai Serafim do Congo (Mentor Chefe e Fundador  da Sagrada Umbanda, denominação do tipo de Umbanda, com restrição absoluta de movimentação financeira de qualquer espécie),  Pai Francisco do Congo), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Iansã;
  Aruanda -->  Ex: (Pai Francisco de Aruanda), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxalá. (OBS: Aruanda quer dizer céu);
  D´Angola --> Ex: (Pai Francisco D´Angola), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Ogum;
  Matas -->Ex: (Pai Francisco das Matas), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxóssi;
  Calunga, Cemitério ou das Almas --> Ex: (Pai Francisco da Calunga, Pai Francisco do Cemitério ou Pai Francisco das Almas), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Omolu/ Obaluayê;


Entre diversas outras nominações tais como:  Guiné, Moçambique, da Serra, da Bahia, etc...





Caboclo
- Okê, Caboclo! ( "Salve o Grande Caboclo" ) ou Saudação " Bamboclim" ( significa sejam bem-vindos para os trabalhos de Cura. )





Boiadeiro
- Xetro marrumbaxetro! Xetruá! Getruá Marrumbaxetro Getruá - Minaketo Navizala !
Significação desconhecida. Figuração onomatopéica.
Essas são algumas expressões utilizadas p/ saudar nossos queridos Boiadeiros, são termos que se diversificam mediante as regiões do pais. Mas todas tem o mesmo significado respeitoso…Salve, aquele que tem braço forte, pulso forte.
Palavra relativa à onomatopéia que significa imitar com a boca ou com qualquer meio ,seja físico com o corpo ,mecânico, com instrumentos ou outros os sons da natureza por exemplo assoviar como pássaro,bem como na escrita .

Tic tac é o barulho onomatopéico do relógio




Exu
- Laroyê Exú ! (yorubá) ou ainda, Exu é Mojubá!
“Saudação amiga à Exu” ; móju (viver à noite) bá (armar emboscada) – “Exu gosta de viver a noite, sempre capaz de armar emboscadas”.
Mojubá - Ser bem-vindo.


Crianças
- Oni, beijada! ( Hoje Crianças ! )
“Ele é dois!” Saudação igual a dos Orixás Ibeji. Erê Mim - Venha a mim as criancinhas !




Ciganos
- Arriba! Salve, Acima Ciganos !

Povo do Oriente - Orí Oriente ! Orí Bába Oriente ! Salve o Povo do Oriente -






Malandros - Linha de Seu Zé Pilintra ( Zé Pilintra o correto, Zé Pelintra (com E ) é forma errada de escrever e pronunciar como explico no blog que deixo link abaixo )



Saudação a Seu Zé Pilintra e a todos de sua Falange.

- Salve a Malandragem ! Ou ainda, Acosta! Malandro! ( Se achegue Malandro ! )



Saudações por
Sagrada Umbanda - Ysaiias Pintto Sacerdote 
www.sagrada-umbanda.blogspot.com.br


"A maior caridade com a Umbanda é sua divulgação " - Ysaiias Pintto Sacerdote