AS SETE LINHAS
DE UMBANDA - UM ASSUNTO JÁ TANTO POLÊMICO
Texto abaixo publicado blog: http://raizculturablog.wordpress.com/2008/03/28/sete-linhas-de-umbanda-parte-i-por-alexandre-cumino/ (* Irmão Umbandista, da linha da nossa Irmã Umbanda Sagrada, Escritor com publicações: Deus ,''deuses" e divindades em 2004. Deus ,''deuses" e divindades e Anjos 2008. História da Umbanda - Uma Religião Brasileira em 2010 , todos pela Editora Madras. Como informado publicamente participante da Loja Madras .`. Grande Oriente de São Paulo e Grande Oriente do Brasil. Bacharel em Ciências da Religião pela Faculdade Claretiano. Irmão este que como seu Mestre Rubens Saraceni tenho grande estima e admiração.
Vamos ao texto;
Vamos ao texto;
Onde ele inicia assim:
Minha colaboração para o estudo, histórico,
das Sete Linhas de Umbanda,apenas aos que se interessam em estudar,com esta
profundidade,Alexandre Cumino - Parte
I
(*Assim que for publicado
a parte II, prometo adicioná-la aqui, Ysaiias Pintto )
O que são as “Sete Linhas de Umbanda”?
7 Linhas de ou da Umbanda é algo
muito polêmico e que já deu muito o que falar, por mais que se escreva, sempre
haverá mais e mais a ser esclarecido. Cada autor Umbandista mostra a sua visão,
seu ponto de vista sobre o que são as “Sete Linhas de Umbanda”.
“Sete Linhas de Umbanda são as Sete Vibrações de
Deus.”
“Deus se manifesta de forma Sétupla nesta realidade
humana.”
“As Sete Linhas têm origem em Deus através do
Setenário Sagrado.”
“Cada um pode dar o nome que quiser, associar as Sete
Linhas a Sete Orixás, Sete Santos ou a Sete Anjos, cada um fala de uma forma
diferente, o que ninguém pode negar é que as Sete Linhas de Umbanda são as Sete
Vibrações de Deus, que se manifesta em Sete Essências, Sete Elementos e em tudo
o mais que Deus Criou.”
Podemos
reconhecer as Sete Linhas ou Sete Vibrações de Deus em nossos Sete Chacrasem
nosso Ori, o alto da cabeça onde está localizado o chacra coronal, marcando a
primeira vibração junto com os demais chacras. maiores, nós também somos
Sétuplos, temos nossa Coroa Divina
Assim
podemos definir de muitas formas o que são as Sete Vibrações de Deus ou as Sete
Linhas de Umbanda.
Toda a
literatura Espírita, Espiritualista e Ocultista em geral aborda e estuda o que
são os Sete Chacras e as Sete Vibrações Primordiais, em muitas culturas
encontramos um Setenário Sagrado e divindades correspondentes aos Orixás, mas
isto já é assunto para uma outra matéria…
Origem
das 7 Linhas de Umbanda
Podemos
dizer que a origem das Sete Linhas de Umbanda está em Deus, no Setenário
Sagrado, na Coroa Divina ou mesmo no que é chamado Trono das 7 Encruzilhadas.
No entanto é do interesse de todos nós, umbandistas, um resgate cultural e
histórico desta questão “Sete Linhas de Umbanda”.
As Sete
Linhas de Umbanda são presentes e faladas desde o nascimento da religião, pois
o próprio Zélio de Moraes, fundador da Religião de Umbanda, já abordava esta
questão.
Zélio não
deixou nada escrito, mas, teve filhos e discípulos, se posso assim dizer, que
falaram e falam sobre a forma como ele trabalhava e entendia a Religião de
Umbanda.
O
primeiro livro de Umbanda, publicado, que se tem noticia, foi escrito por Leal
de Souza no ano de 1933. Leal de Souza foi médium preparado por Zélio de Moraes
e o titulo de seu livro é “Espiritismo, Magia e as Sete Linhas de Umbanda”, o
que diz muito sobre a visão teológica que o mesmo tinha sobre a Umbanda e a
importância desta questão que animou e encantou os mais diversos autores
umbandistas que viriam pós Leal de Souza, sem duvida o precursor da literatura
umbandista.
Mãe
Zilméia de Moraes diz que Pai Ronaldo é a maior autoridade viva sobre Zélio de
Moraes, é ele quem melhor pode falar sobre o Pai da Umbanda. Tendo convivido
com Zélio de Morares, Pai Ronaldo, se preocupou em registrar suas palavras e também
é o responsável por trazer sua mensagem e obra ao conhecimento da Umbanda
Paulista.
As
palavras de Pai Ronaldo Linares estão registradas no livro “Iniciação
à Umbanda” (Autor Diamantino Trindade – Tríade Editorial – 1986), abaixo
coloco palavra por palavra o que se encontra neste livro, sobre tal assunto:
- 1. “A primeira linha é caracterizada pela cor amarelo ouro bem clarinho e que seria a cor da Tenda de Santa Bárbara. O Orixá correspondente é INHAÇÃ…”
- 2. “A segunda linha é caracterizada pela cor rosa, correspondente a tenda Cosme e Damião… O Orixá correspondente é IBEJI…”
- 3. “A terceira linha é caracterizada pela cor azul. Com vários Santos Católicos sincretizados com ela, a saber: Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Guia. O Orixá que corresponde é IEMANJÁ…”
- 4. “A quarta linha é caracterizada pela cor verde, representando a Tenda São Sebastião… O Orixá correspondente é OXOSSE…”
- 5. “A quinta linha é caracterizada pela cor vermelho, representando a Tenda São Jorge. O orixá correspondente é OGUM.”
- 6. “A sexta linha é caracterizada pela cor marrom, representando a Tenda São Gerônimo. Seu Orixá correspondente é XANGÔ…”
- 7. “A sétima linha é caracterizada pela cor violeta ou roxo, corresponde a Tenda de San’Ana… O Orixá correspondente é NANÃ…”
- 8. “Finalmente temos a cor negra, corresponde a Tenda de São Lázaro. É a ausência da cor e da luz da vida. Zélio de Moraes explica que as cores branco e preto não fazem parte das sete linhas, pois o branco que é a presença da luz, existe em todas elas e o negro, que é justamente a ausência da luz, está justamente na ausência delas… O Santo Católico São Lázaro é sincretizado com o Orixá ABALUAÊ ou OMULU… Este Orixá é conhecido ainda pelos nomes de XAPANÃ, ATOTÕ, e BABALÚ. “
- 9. “O Orixá maior da Umbanda é OXALÁ… o Chefe para o qual convergem todas as linhas, assim perfeitamente identificado na invocação com Jesus Cristo.”
Este
texto foi escrito já em época recente em que Umbanda é considerada Religião, no
entanto muita água já correu sobre este assunto também, afinal a maioria dos
primeiros umbandistas consideravam a Umbanda como uma manifestação “Espírita”,
era chamada frequentemente como Espiritismo de Umbanda.
O próprio
Leal de Souza se refere a Umbanda como “Linha Branca de Umbanda e Demanda” e
que esta “Linha Branca” é que se divide em “Sete Linhas”, no entanto há também
a “Linha Negra”, dos Exus, muito parecido com o que coloca Pai Ronaldo. É como
se tivesse o Branco acima de tudo, sete vibrações no centro e o Preto abaixo.
Encontramos
textos que definem a Umbanda como uma “Linha do Espiritismo”, embora
Espiritismo não seja religião, ou não pretenda ser, esta foi a maneira dos
primeiros umbandistas entenderem a sua prática “espiritualista”. A Umbanda
estava muito próxima de ser apenas uma “seita do espiritismo de Kardec”, dado o
fato de sua primeira manifestação ser uma discordância dentro de uma sessão da
então Federação Espírita de Niterói.
É assim que vamos encontrar o nome do primeiro núcleo de Umbanda ou primeira igreja de Umbanda, chamada “Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade“.
É assim que vamos encontrar o nome do primeiro núcleo de Umbanda ou primeira igreja de Umbanda, chamada “Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade“.
Em 1941
se realizou o “Primeiro Congresso Brasileiro do Espiritismo de Umbanda“,
onde se reuniram as principais Cabeças da Umbanda de então, a idéia do
congresso teria vindo do próprio Caboclo das Sete Encruzilhadas, através de
Zélio de Morares, que também teve a iniciativa de fundar a primeira “Federação
Espírita de Umbanda” do Brasil.
Como foi
dito e registrado, sobre “A Idéia do Congresso” e a Federação:
“O seu primeiro trabalho consistiu na preparação
deste Congresso, precisamente para nele se estudar , debater e codificar, esta
empolgante modalidade de trabalho espiritual, afim de varrer de uma vez o que
por aí se praticava com o nome de Espiritismo de Umbanda e que no nível de
civilização a que atingimos não tem mais razão de ser”.
Além de
Zélio de Moraes também estavam presentes representantes das outras tendas
fundadas por ele e representantes de várias outras “casas” incluindo o Sr.
Benjamim responsável pela Tenda Mirin, que apresentou neste congresso a teoria
do AUMBHANDÃ, através de seu “delegado” Diamantino Coelho.
Neste
mesmo Congresso foi apresentado um trabalho com o titulo:
“INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA LINHA BRANCA DE UMBANDA”
“Memória apresentada pela Cabana de Pai Thomé do
Senhor do Bomfim, na sessão do 26 de Outubro de 1941, pelo seu Delegado Sr.
Josué Mendes.”
Neste
trabalho é apresentado um esquema da seguinte forma:
“A LINHA BRANCA DE UMBANDA E A SUA IERARQUIA”
“Os 7 Pontos da Linha Branca de Umbanda”
- 1° Grau de iniciação, ou seja o 1° Ponto – ALMAS
- 2° Grau de iniciação, ou seja o 2° Ponto – XANGÔ
- 3° Grau de iniciação, ou seja o 3° Ponto – OGUM
- 4° Grau de iniciação, ou seja o 4° Ponto – NHÃSSAN
- 5° Grau de iniciação, ou seja o 5° Ponto – EUXOCE
- 6° Grau de iniciação, ou seja o 6° Ponto – YEMANJÁ
- 7° Grau de iniciação, ou seja o 7° Ponto – OXALÁ
O
Primeiro Congresso de Umbanda é um divisor de águas para a religião, foi após
este congresso que surgiram os primeiros autores de Umbanda, foi como dar uma
dose de criatividade e inspiração para a religião.
Surgiram
então, neste primeiro momento, como pioneiros, nesta década de 40, as
publicações de Lourenço Braga, Aluízio Fontenete, Oliveira Magno, Emanuel
Zespo, Tata Tancredo, Byron Torres de Freitas, Silvio Pereira Maciel, Emanuel
Zespo, Samuel Ponze, Leopoldo Betiol e Florisbela Maria de Souza entre alguns
outros.
São obras
caracterizadas por pioneirismo e ineditismo nos assuntos ligados à Umbanda,
estes autores não tinham a quem copiar, nem o que ler sobre Umbanda, o que ao
meu ver dá toda uma peculiaridade em seus textos.
É assim
que Lourenço Braga, em 1942, publica seu livro: “UMBANDA (magia branca) e
QUIMBANDA (magia negra)” e apresenta o primeiro esquema formulado e pensado de
“Sete Linhas de Umbanda” com sete subdivisões, ou sete legiões, para cada
linha. Com certeza estamos falando de um dos “pensadores” da Umbanda.
Nas
primeiras páginas encontramos uma observação e um esclarecimento que são,
respectivamente:
“Trabalho apresentado no 1º Congresso Brasileiro de
Espiritismo, denominado Lei de Umbanda, realizado nesta cidade do Rio de
Janeiro, entre 18 e 26 de outubro de 1941″
“Instado e auxiliado pelos guias espirituais, mercê
de deus, resolvi escrever o presente livro sobre a Lei de Umbanda – (Magia
Branca) – e sobre a Lei de Quimbanda – (Magia Negra).”
Na página
9 deste livro encontramos:
Capitulo I
DIVISÃO DO ESPIRITISMO
“Devemos dividir o Espiritismo, como ele é, na
verdade, em três partes, a saber:
Lei de Kardec:
_ Espiritismo doutrinário, filosófico e científico.
Lei de Umbanda:
_ Espiritismo – Magia Branca.
Lei de Quimbanda:
Espiritismo
_ Magia Negra.”
Faz ainda
uma observação no:
Capitulo II
“A LEI DE UMBANDA E A LEI DA QUINBANDA”
“Não se deve dizer – “Linha de Umbanda” – , mas
sim, – “Lei de Umbanda” – ; Linhas são as 7 divisões de Umbanda.”
Demonstrando
que falta de consenso é algo antigo, herdado e característico na “Religião de
Umbanda”, no entanto há algo animador, todas estas discordâncias teológicas são
absolutamente naturais para uma religião tão nova, haja visto as discordâncias
que envolvem o nascimento do Cristianismo enquanto religião, pois originalmente
era uma seita judaica apenas.
Vejamos
abaixo a forma como ele, Lourenço Braga, apresenta “A Lei de Umbanda e suas
Sete Linhas“:
- 1ª Linha de Santo ou de Oxalá – dirigida por Jesus Cristo
- 2ª Linha de Iemanjá – dirigida pela Virgem Maria
- 3ª Linha do Oriente – dirigida por São João Batista
- 4ª Linha de Oxóce – dirigida por São Sebastião
- 5ª Linha de Xangô – dirigida por São Jerônimo
- 6ª Linha de Ogum – dirigida por São Jorge
- 7ª Linha Africana ou de São Cipriano – dirigida por São Cipriano
A LINHA
DE SANTO OU DE OXALÁ
A linha
de Santo ou de Oxalá é constituída por espíritos de várias raças terrenas,
entre eles, os pretos de Minas, pretos da Bahia, padres, frades, freiras e
espíritos que, quando na Terra, tiveram grande sentimento católico.
Os chefes
das Legiões e das grandes falanges são espíritos conhecidos no catolicismo com
o nome de Santos, tais como sejam:
- 1. Legião de Santo Antônio
- 2. Legião de São Cosme e São Damião
- 3. Legião de Santa Rita
- 4. Legião de Santa Catarina
- 5. Legião de Santo Expedito
- 6. Legião de São Benedito
- 7. Legião de Simirômba (Frade) São Francisco de Assis
As
falanges grandes e pequenas de espíritos desta Linha, infiltram-se entre as
Linhas da Lei de Quimbanda com o propósito de diminuir a intensidade do mal por
eles praticado e hàbilmente arrastá-los para a prática do bem e por este
motivo, verificamos muitas vezes, nos trabalhos de Magia Branca aparecerem
elementos ou falanges da Magia Negra e vice-versa.
A LINHA
DE IEMANJÁ
A Linha
de Iemanjá chefiada por Santa Maria, mãe de Jesus Cristo, é constituída da
seguinte forma:
- 1. Legião das Sereias – Chefe Axún ou Oxún
- 2. Legião das Ondinas – Chefe Naná ou Nana Burucú
- 3. Legião das Caboclas do Mar – Chefe Indaiá
- 4. Legião das Caboclas dos Rios – Chefe Iara
- 5. Legião dos Marinheiros – Chefe Tarimá
- 6. Legião dos Calunguinhas – Chefe Calunguinha
- 7. Legião da Estrela Guia – Chefe Maria Madalena
A missão dessas falanges é proteger os marinheiros, fazer as lavagens fluidificas dos diferentes ambientes, de encaminhar no espaço os irmãos que desejarem progredir, amparar na Terra, em geral, as criaturas do sexo feminino e de desmanchar os trabalhos da Magia Negra feitos no mar ou nos rios e de fazer trabalhos para o bem, em prol daqueles que de tal necessitarem.
A LINHA
DO ORIENTE
A Linha
do Oriente que é chefiada por São João Batista, é constituída pelas seguintes
Legiões:
- 1. Legião dos Indús – Chefiada por Zartú
- 2. Legião de Médicos e Cientistas – Chefiada por José de Arimatéia e bafejada pelo Arcanjo Rafael
- 3. Legião de Árabes e Marroquinos – Chefiada por Jimbaruê
- 4. Legião de Japoneses, Chineses – Chefiada por Ori do Oriente
- 5. Legião dos Egipcianos, Aztecas, Mongóis e Esquimós, Incas e outras raças antigas – Chefiadas por Inhoarairi, Imperador Inca antes de Cristo
- 6. Legião dos Índios Caraíbas – Chefiadas por Itaraiaci
- 7. Legião dos Gauleses, Romanos e outras raças européias – Chefiada por Marcus I – Imperador Romano.
São
falanges de caridade; são incumbidas de desvendar aos habitantes da Terra
coisas para eles desconhecidas; são os grandes mestres do ocultismo (Esoterismo
– Cartomancia – Quiromancia – Astrologia – Numerologia – Grafologia – etc.) –
Magia Mental e Alta Magia.
A LINHA
DE OXÓCE
A Linha
de Oxóce, chefiada por São Sebastião, é constituída por legiões de espíritos
com a forma de caboclos e assim temos:
- 1. Legião de Urubatão
- 2. Legião de Araribóia
- 3. Legião do Caboclo das Sete Encruzilhadas
- 4. Legião dos Peles Vermelhas – Águia Branca
- 5. Legião dos Tamoios – Grajaúna
- 6. Legião da Cabocla Jurema
- 7. Legião dos Guaranis – Araúna
São
falanges de caridade, doutrinam os irmãos sofredores, desmancham trabalhos de
magia Negra, fazem curas, aplicam a medicina hervanária, dão passes, etc.
A LINHA
DE XANGÔ
A Linha
de Xangô, São Jerônimo, por ele mesmo chefiada, é a Linha da Justiça. Esta
Linha é composta das seguintes Legiões:
- 1. Legião de Inhasã
- 2. Legião do Caboclo do Sol e da Lua
- 3. Legião do Caboclo da Pedra Branca
- 4. Legião do Caboclo do Vento
- 5. Legião do Caboclo das Cachoeiras
- 6. Legião do Caboclo Treme-Terra
- 7. Legião dos Pretos – Quenguelê.
É o povo
da caridade e da justiça, dá a quem merece, pune com justiça, ampara os
humildes, eleva os humilhados, desmancha trabalhos fortes de Magia Negra, etc.
LINHA DE
OGUM
A Linha
de Ogum, São Jorge, é dividida em sete Legiões, cujos chefes têm o nome de
Ogum, seguido de um sobre nome especial; assim temos:
- 1. Ogum Beira-Mar
- 2. Ogum Rompe-Mato
- 3. Ogum Iara
- 4. Ogum Megê
- 5. Ogum Naruê
- 6. Ogum de Malei
- 7. Ogum de Nagô
Esta é a
Linha dos grandes trabalhos de demanda, exerce grande predomínio sobre os
quimbandeiros e age em vários setores, conforme o nome deles indica. Ogum
Beira-Mar nas praias; Ogum Iara nos Rios; Ogum Rompe-Mato nas matas; Ogum Megê,
sobre a Linha das Almas; Ogum de Malei, sobre a Linha de malei, – povo de Erú
(Exu?); Ogum de Nagô, sôbre a Linha de Nagô – povo de Ganga.
LINHA
AFRICANA OU DE SÃO CIPRIANO
Linha
Africana da Lei de Umbanda é composta de espíritos de pretos de várias raças,
como sejam:
- 1. Legião do Povo da Costa – Pai Cabida (Cabinda?)
- 2. Legião do Povo do Congo – Rei do Congo
- 3. Legião do Povo de Angola – Pai José
- 4. Legião do Povo de Benguela – Pai Benguela
- 5. Legião de Moçambique – Pai Jerônimo
- 6. Legião do Povo de Loanda – Pai Francisco
- 7. Legião do Povo de Guiné – Zun-Guiné
Neste
mesmo Livro, “Umbanda e Quimbanda”, Lourenço Braga define a “LEI DE QUIMBANDA E
AS SUAS SETE LINHAS”, deixo Quimbanda para um outro estudo.
Em 1955 o
mesmo Lourenço Braga publica “UMBANDA E QUIMBANDA – VOLUME 2″, onde ele mesmo
admite que: “venho agora, embora contraditando alguma coisa do que eu já havia
escrito, levantar a ponta do véu mais um pouco”, completando na outra página,
“Os brasileiros crentes de UMBANDA, em virtude da mentalidade implantada pelo catolicismo,
procuraram dar aos ORIXÁS, chefes das 7 linhas , nomes de entidades cultuadas
na Religião Católica”… “A verdade, porém, é que os ORIXÁS SUPREMOS, Chefes
dessas linhas, em correspondência com os planetas e as cores, são os 7
arcanjos, os quais, mantém, entidades evoluídas, chefiando essas linhas,
obedientes às suas ordens diretas, as quais nada têm a ver com os santos do
Catolicismo…”
Ficando
assim:
- 1. Linha de Oxalá ou das Almas – Jesus – Jupter – Roxo
- 2. Linha de Yemanjá ou das Águas – Gabriel – Vênus – Azul
- 3. Linha do Oriente ou da Sabedoria – Rafael – Urano – Rosa
- 4. Linha de Oxoce ou dos Vegetais – Zadiel – Mercúrio – Verde
- 5. Linha de Xangô ou dos Minerais – Orifiel – Saturno – Amarelo
- 6. Linha de Ogum ou das Demandas – Samael – Marte – Vermelho
- 7. Linha dos Mistérios ou Encantamentos – Anael – Netuno – Laranja
“O Sol exerce influencia sobre os 7 planetas e a
lua recebe influencia dos 7 planetas”
Cita
ainda o autor que: “A Linha de Oxalá ou das Almas, chefiada indiretamente por
São Miguel e diretamente por Jesus, possue 7 Legiões chefiadas por um Anjo
(Lilazio)” onde surgem 7 anjos identificados por cores, atuando junto dos
chefes de cada linha, a saber:
- 1. Jesus – Anjo Lilazio – Luz roxo claro brilhante
- 2. Gabriel – Anjo Luzanil – Luz azul claro brilhante
- 3. Rafael – Anjo Rosânio – Luz rosa claro brilhante
- 4. Zadiel – Anjo Ismera – Luz verde claro brilhantel
- 5. Orifiel – Anjo Auridio – Luz ouro claro brilhante
- 6. Samael – Anjo Rubrion – Luz vermelho claro brilhante
- 7. Anael – Anjo Ilirium – Luz branca brilhante
Agora a
Linha de Oxalá se subdivide em 7 Legiões de Anjos conforme abaixo está:
- 1. Legião do Anjo Efrohim – na Ásia
- 2. Legião do Anjo Eleusim – na Índia
- 3. Legião do Anjo Ibrahim – na África
- 4. Legião do Anjo Ezekiel – na Europa
- 5. Legião do Anjo Ismaiel – no Brasil
- 6. Legião do Anjo Zumalah – na Quimbanda
( * OU SEJA OBERVEM QUE EXITEM MUITAS DIVERGENCIAS
O QUE FAZ O MÉDIUM E ESTUDIOSO, RESPONSÁVEL, ESTUDAR SE APROFUNDAR E CHEGAR
REALMENTE A SETE LINHAS.
ESTE SACERDOTE AQUI, RESPEITA TODAS ESCOLHAS DAS OUTRAS CASAS E DE OUTROS SACERDOTES, DESDE QUE TODAS AS LINHAS ESCOLHIDAS OU FUNDAMENTADAS APONTEM PARA O AMOR, CARIDADE, RESPEITO DO LIVRE ARBÍTRIO E AO NÃO COMERCIO RELIGIOSO DENTRO DA RELIGIÃO UMBANDA.
Ysaiias Pintto Sacerdote e Presidente da Sagrada Umbanda Original - SJC. )
ESTE SACERDOTE AQUI, RESPEITA TODAS ESCOLHAS DAS OUTRAS CASAS E DE OUTROS SACERDOTES, DESDE QUE TODAS AS LINHAS ESCOLHIDAS OU FUNDAMENTADAS APONTEM PARA O AMOR, CARIDADE, RESPEITO DO LIVRE ARBÍTRIO E AO NÃO COMERCIO RELIGIOSO DENTRO DA RELIGIÃO UMBANDA.
Ysaiias Pintto Sacerdote e Presidente da Sagrada Umbanda Original - SJC. )
NÓS DA SAGRADA UMBANDA TEMOS AS SETE LINHAS COMO JÁ DESCRITOS ANTERIORMENTE EM NOSSAS POSTAGENS.
Desculpe, mas quem tem autoridade para falar sobre o ritual da Linha Branca de Umbanda e Demanda não é Ronaldo Linares. Reconheço que Zélio e o Chefe Caboclo das Sete Encruzilhadas depositaram grande esperança neste médium, entretanto, ele mesmo seguiu outros rumos, trouxe seus conhecimentos e que nada tem a ver com o que o Chefe deixou para nós. Quem é de total autoridade no assunto é quem segue a Linha Branca de Umbanda, babás da Tenda Espirita Nossa Senhora da Piedade e a obra a qual repousa a teoria da Doutrina é a obra do jornalista e escritor Leal de Souza (que não foi somente um médium do Chefe, mas também Presidente de uma de suas Tendas). As sete linhas de Umbanda verdadeira, trazida pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas é
ResponderExcluir1º Linha de Oxalá
2º Linha de Ogum
3º Linha de Euxoce
4º Linha de Xangô
5º Linha de Nha-San
6º Linha de Amanjar
7º Linha de Santo (ou Almas)